sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Fifa deveria saudar CPI do Futebol

Está no Terra Magazine de hoje, em matéria assinada por Felipe Corazza Barreto.

A Fifa deveria aplaudir a decisão da Câmara dos Deputados de instalar uma CPI para investigar lavagem de dinheiro no futebol. Essa é a conclusão do deputado que propôs a Comissão, Silvio Torres (PSDB-SP).

O parlamentar, integrante da Comissão de Turismo e Desporto da Casa, rejeita a tese que teria sido levantada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, de que uma CPI agora atrapalharia os planos do país para sediar a Copa 2014:

- Não tem nada a ver. É investigar lavagem de dinheiro. A própria CBF já podia ter tomado alguma atitude nesse sentido.

Mesmo assim, a Câmara decidiu só instalar a investigação depois que a Fifa anunciar o país-sede da competição. A data prevista é 30 de novembro.

Leia a entrevista com Silvio Torres:

Terra Magazine - Deputado, a CPI sairá do papel. E agora?
Silvio Torres -Nós temos ainda uns dias para fazer a entrega e depois aguardar os processos de instalação. Esse período é um período em que a gente pode já ir estudando roteiro, algo dessa natureza. Depois da instalação, o presidente, o relator e outros membros da comissão irão delimitar o trabalho.

A questão da Copa do Mundo. O presidente da CBF esteve no Congresso, como foi essa pressão?
Andaram divulgando pelo Congresso que a instalação de uma CPI ia inviabilizar a Copa, o que absolutamente não é verdade. A Fifa está tomando a iniciativa de investigar esquemas de lavagem de dinheiro no futebol. A Fifa deve saudar essa iniciativa.

O sr. chegou a conversar com o Ricardo Teixeira?
Não. Algumas pessoas ligadas a ele vieram falar. O que a gente decidiu fazer foi aguardar que o Brasil fosse confirmado para não dizerem, depois, que isso tivesse atrapalhado. Evidente que, também, não daria tempo de instalar uma CPI antes. E não tem nada a ver. É investigar lavagem de dinheiro. A própria CBF já podia ter tomado alguma atitude nesse sentido.

Investigando como?
Nós temos dois focos: como o futebol brasileiro está sendo financiado e que medidas legislativas nós podemos tomar para evitar que isso torne a ocorrer, melhorar a legislação do futebol brasileiro.

Haverá diálogo com o STJD?
A CPI é um foro político-judiciário de discussão. Você pode interagir com entidades, a imprensa toda passa a ter acesso, quem tiver alguma denúncia pode colocar. Faça as contas: demorou dois anos para a gente descobrir o que acontecia no Corinthians. Em dois anos, quanta água passou por baixo da ponte?

Pelo que estourou, bastante...
Só pelo fato de se falar em instalar uma CPI, você pode ter certeza de que muita gente não está fazendo a trambicagem que fazia antes.

Para quem não se lembra, Silvio Torres foi relator da CPI CBF/Nike. O resultado das invesigações foi o livro CBF Nike. Publicado pela editora Casa Amarela, tem 260 páginas devastadoras para a cartolagem brasileira. Tão devastador que Ricardo Teixeira entrou na justiça e esta, mostrando arbitrarieda, impediu que houvesse novas edições.

Por isso está fora de catálogo, só sendo possível encontrá-lo em sebos e com muita sorte.

CPI CBF-NIKE
Editora: Casa Amarela
Páginas: 260
Quanto: Indefinido
Onde comprar: Fora de catálogo. Só é possível encontrar em sebos.

Nenhum comentário: