segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O sertão virou mar. Vermelho!!!

O capitão Fernandão com a taça da Copa Dubai: mais do que o título, o que vale é o reconhecimento internacional


O ano é 1908. A família Poppe, de origem italiana, chega a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, vinda de São Paulo. Logo abrem uma loja de roupas e começam a ganhar dinheiro.

Os três irmãos: Henrique, José e Luís querem se associar a algum clube na capital gaúcha. Jovens - então na faixa dos 20 e poucos anos - eles queriam praticar esportes. Tentam se associar ao Grêmio, clube que já existia há 6 anos. Para a surpresa deles, não são aceitos. Como também não foram aceitos nos clubes de remo, de tiro, de tênis. A justificativa era sempre a mesma: gente recém-chegada, pouco conhecida.

O que se faz então em uma hora dessas? Funda-se um clube, pensaram.

Foi o que fizeram os três descendentes de italianos. Em 4 de abril de 1909, eles fundam o Sport Club Internacional. O nome é uma homenagem ao time italiano da Internazionale de Milão, terra de onde vieram os pais do trio de jovens esportistas.

Hoje, quase 99 anos depois, criador e criatura se encontraram em Dubai. O jogo valia pouco para o irmão mais velho, o italiano. Mas valia muito para o irmão mais novo. Além da conquista, valeu o reconhecimento internacional. O Inter é visto com destaque na capa das edições online do diário argentino Olé e do italiano Gazzetta dello Sport. Ambos destacam o golaço de Nilmar, de bicicleta. Gol que deu o título ao Inter. Gol que rendeu aos cofres colorados 1 milhão de dólares. Gol que já fez com que o Real Madrid convidasse o Inter para um amistoso no meio do ano.

Quem julga que o time italiano fez pouco caso, se engana. Na semifinal, o italianos bateram o Ajax nos pênaltis com um time pra lá de misto. Hoje o time entrou em campo com uma cara muito parecida ao do time que se mantém invicto no campeonato italiano. Dos titulares absolutos, Cambiasso e Julio Cruz estiveram de fora. O resto do time foi o que Roberto Mancini costuma escalar nas partidas do Calcio.

Fernandão marcou para o Inter logo no primeiro minuto de jogo. A Inter empatou com o chileno Jiménez faltando 5 minutos para o primeiro tempo acabar. Jiménez que virou titular absoluto após a contusão de Luis Figo.

No segundo tempo, aos 20 minutos, em jogada ensaiada o Inter marcou o segundo. Alex levantou na área uma bola da intermediária. Marcão ganhou da zaga italiana pelo alto e a bola ficou para Nilmar marcar, de bicicleta, seu primeiro gol após a sua volta ao Beira-Rio.

O Inter agora continua a sua pré-temporada em Dubai. Muito mais feliz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.