sábado, 26 de janeiro de 2008

Maravilha de coluna

Rodrigo Bueno é repórter e colunista da Folha de S.Paulo. Escreve aos sábados (até hoje) sobre futebol internacional.

São dele as matérias antes do começo da temporada européia sobre os brasileiros no continente. Matérias essas replicadas por muitos jornalistas.

A coluna dele de hoje, sobre o Havant, clube da quinta divisão inglesa que enfrentou o Liverpool neste sábado, é excepcional.

Se deliciem. No fim da coluna, o resultado da partida.

Havant & Waterlooville: adeus

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

H OJE acontece o jogo mais legal do mundo no ano. Antes que você veja possível filme sobre a partida daqui a algum tempo, retratarei os personagens principais, já heróis na terra da rainha.
Kevin Scriven: construtor e goleiro, trabalha na empresa do pai. É um cara chato, mas pegou pênalti decisivo na épica campanha da equipe. Justin Gregory: estuda para ser fisiologista e tem o pior cabelo do time. Por injustiça do destino e dureza da federação, está suspenso. Jay Smith: trabalha com planejamento e, nas horas vagas, como hoje, é marcador. Marcará ""Niño" Torres. Phil Warner: motorista de van, já jogou na primeira divisão. Talvez por isso seja o mascarado do grupo.
Tony Taggart: bom companheiro, é um ala-meia-esquerdo tão humilde que ganha o pão como lixeiro. Mo Harkin: jogador de lua, rápido. Jamie Collins: professor primário, deve aprender ao marcar Gerrard. Charlie Oatway: diz não temer o Liverpool. Mais, diz que ""eles" o temerão. Jeitão de mau, mas no fundo faz belos trabalhos comunitários. Joga no meio e é auxiliar técnico.
Alfie Potter: sobrenome mágico.
Futuro promissor e presente incerto. Está só emprestado ao clube. Rocky Baptiste: torcedor do Liverpool, está lutando para ser taxista em Londres. Atacante de raça. Richard Pacquette: espécie de bedel em escola, é um atacante que ""teria" muito recurso. Fez gols vitais.
Tom Taylor: pela foto, parece simpático... e bem fofo. Era o terceiro goleiro, mas o segundo foi embora, e ele agora fica no banco de reservas. Tom Jordan: personal trainer, fez o gol que levou o clube a Anfield Road. Suplente, pode quebrar galho na vaga de Gregory hoje. Seu pai, Joe Jordan, é auxiliar no Portsmouth.
Shaun Wilkinson: conhecido como ""Dente Preto" por ter mesmo dentes bem escurecidos, é uma opção para o meio. Parece trabalhar com isolantes térmicos. Ama jogar. Jamie Slabber: começou jogando no Tottenham, mas algo deu errado e, aos 23, é opção de ataque do time.
Shaun Gale: técnico que gasta o pouco que ganha com gel para o cabelo. Líder que deixa todos falarem. Adi Aymes: preparador físico que foi um bom jogador de críquete. Tão honesto que é executivo no clube. Alan Knight: preparador de goleiros. No site do time, consta que ele é ""um homem que não precisa de introdução". Ok, é o único lá sem foto.
Não havia jogo mais bacana para marcar a despedida desta coluna dos sábados. Por mais de uma década, escrevi nos finais de semana (entre 1997 e 2005, aos domingos). Agora, farei coluna de quinta. Bom, a categoria deve ser a mesma, mas pode pintar aqui o frescor das partidas internacionais de meio de semana. Nada como o Liverpool x Havant & Waterlooville de hoje. Mais sobre esse time que não é nem de quinta (é ""sem-liga" na Inglaterra) na quinta.

****************

O jogo acabou 5 x 2 para o Liverpool. Mas se engana quem pensa que o jogo foi fácil, o placar foi enganoso.

O Havant fez 1 x 0 e depois 2 x 1. Ou seja, deu trabalho. O gol do 2 x 2 foi histórico. Lucas, ex-Grêmio, marcou o primeiro gol de um brasileiro vestindo a camisa dos Reds. Depois daí foi a facilidade. 5 x 2 Liverpool e classificação para a próxima fase da FA Cup, a Copa da Inglaterra.


Aqui o gol histórico de Lucas. Um golaço!

Nenhum comentário: