quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A Libertadores

Os favoritos da Libertadores são, sempre, os times mais tradicionais. Então Boca, São Paulo, River, Estudiantes, Santos e Flamengo saem na frente nesse quesito.

Pelos times em si, sobram Boca, São Paulo e Flamengo.

O Boca é e, sempre será, forte. Conta com a volta do jogador que fez a diferença na Libertadores 2007 - Riquelme. Mas acaba de perder uma peça importante. O jovem volante Ever Banega foi vendido para o Valencia, da Espanha. O time perdeu também o técnico Miguel Angel Russo. Para seu lugar chegou Carlos Ischia, que foi indicado por Carlos Bianchi, o Sr. Libertadores.

O São Paulo, diferente do ano passado, não terá que reformular o seu time. E conta com a chegada de Adriano e a permanência de Jorge Wagner como trunfos para conseguir o tetra.

O Flamengo contratou muito bem para a Libertadores. Trouxe bons reforços como o zagueiro Rodrigo, os volantes Jônatas, Kléberson e Gavillán e o meia Marcinho. Junte-se a isso a base que conquistou o terceiro lugar no brasileirão do ano passado, e pronto, é um time que briga pelo título.

Há ainda as surpresas que podem aparacer. Em 2004, o Once Caldas, não só apareceu, como foi o campeão do torneio.

Em 2005, o Chivas Guadalajara chegou até a semifinal e o Atlético Paranaense foi vice.

Em 2006, o paraguaio Libertad fez a semi-final contra o Inter, fazendo jogo duro até no Beira-Rio. Não suportou a pressão e foi eliminado.

Em 2007, o Defensor do Uruguai eliminou o Flamengo nas oitavas e complicou a vida do Grêmio nas quartas. Outra surpresa foi o próprio Grêmio, saído da Série B para a final da Libertadores em 1 ano. A maior supresa porém ficou a cargo do Cúcuta Deportivo, da Colômbia. Foi líder do grupo que tinha o River Plate como "cabeça-de-chave". Com um futebol ofensivo, irreverente e de extrema habilidade, eliminou os argentinos logo na fase de grupos e só parou na semifinal, quando foi eliminado pelo Boca Juniors.

Em 2008, a surpresa pode ser o Arsenal de Sarandí, time do coração do presidente da AFA - Associação de Futebol da Argentina -, Julio Grondona. O Arsenal surpreendeu o continente ao vencer Chivas, River Plate e América do México e sagrar-se campeão da Copa Sul-Americana em 2007.

Essa Libertadores tem tudo para ser a mais forte - e a mais disputada - dos últimos tempos.

Nenhum comentário: