domingo, 11 de fevereiro de 2007

Afonso quem?

Afonso Alves é o artilheiro da Eredivisie, o Campeonato Holandês. Revelado pelo ATlético Mineiro, clube pelo qual jogou dos 10 aos 21 anos, o brasileiro já marcou 22 gols em 24 jogos no campeonato, pelo pequeno Heerenveen. Com isso, ele está perto de superar Romário (25 gols no holandês de 90) e Ronaldo (30 gols em 95). Pode até superar o holandês Ruud Van Nistelrooy, que fez 31 gols em um só campeonato, em 99.

Afonso laves saiu do Galo para o inexpressivo futebol sueco em 2002. Foi para o Örgryte IS por empréstimo. Agradou os suecos do Malmö, que o contrataram em 2004, por 1 milhão e 650 mil Euros. Foi vice-artilheiro por duas vezes e campeão sueco uma.

Em setembro do ano passado, foi contratado pelo Heerenveen por 4 milhões e meio de Euros. Hoje, ele é o artilheiro do Campeonato Holandês e é vice-líder do prêmio Chuteira de Ouro para o maior marcador da temporada européia. Está com 33 pontos, 1 a menos que Drogba, do Chelsea.

Afonso tem 1,85 de altura, mas mesmo assim não depende só da bola aérea. Aliás, quase não faz gols de cabeça. Seus chutes de pé direito são fortes e certeiros. Cobra faltas muito bem e, para alguém de sua altura, tem muita habilidade. Comprove você mesmo no vídeo com os gols de Afonso aqui.

Ele é tão ídolo lá, que a torcida da pequena cidade de Heerenveen (só 28 mil habitantes) fez uma música para ele. A música é uma versão da famosa You are my Sunshine, canção-símbolo do estado norte-americano da Lousiana. Aqui o vídeo da música:




A letra:

You are my Alves,
Afonso Alves,
You make me happy,
The Skies are gray,
Please don't take,
My Alves away!

Um comentário:

Anônimo disse...

Brazilian Alfonso Alves, aggressor of the Election of Brazil, must be transferred in the winter window to England, its entrepreneur Robert Tibúrcio and Pini Zahavi estao intermediating the transfer.