quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

É hoje o dia, da alegria

Para alguns, a Libertadores já começou. Para a maioria, ela vai começar hoje. Ou amanhã. Aqui estão algumas curiosidades da Libertadores.

Os times brasileiros participaram 116 da competição, com 27 clubes diferentes. Em 13 vezes um time brasileiro foi campeão (com 8 times diferentes). Disputaram 25 finais (com 10 times) e em 44 oportunidades um time brasileiro chegou à semifinal.

O maior campeão brasileiro é o São Paulo com três títulos.
O Time com maior número de participações é o Palmeiras, com 13 participações.

Agora os números dos Argentinos. Impressionantes.

Os times argentinos participaram 127 vezes da Libertadores. com 17 clubes diferentes. Coseguiram 20 títulos com 7 clubes diferentes. Chegaram a 28 finais com 8 times. e chegaram aà semifinal 88 vezes com 11 times.

O maior vencedor é o Independiente, com 7 títulos. Sempre que chegou a final, venceu. É também o recordista de títulos da competição.

O time que mais vezes participou é o River, com 28 participações. O River também é o time que mais vezes chegou à semifinal, 11 vezes. Mas só em duas foi campeão.

O jogador com amior número de conquistas é o argentino Francisco Sá, com 6 títulos. 4 pelo Independiente e 2 pelo Boca Juniors.

O Técnico que mais vezes conquistou o título é o também argentino Carlos Biachi. O Mister Libertadores tem 4 títulos, 1 pelo Vélez e 3 pelo Boca. Ele tem também 1 vice-campeonato. Uma curiosidade, dos 4 títulos que conquistou, Bianchi ganhou 3 no Morumbi. (94 com o Vélez contra o São Paulo, em 2000 com o Boca contra o Palmeiras e em 2003 com o Boca contra o Santos).

Dos times brasileiros nesta edição, o São Paulo é o que mais vezes participou, esta é a 12ª vez. O Grêmio vai para a sua 11ª vez tendo conquistado um título, em 1983. O Santos participa pela 9ª vez e tem 2 títulos (62/63). Há quem diga que o Santos podia ter mais títulos da Libertadores, mais até que o Independiente. A verdade é que o time da Vila deixou de jogar algumas Libertadores para excursionar pelo Mundo atrás de polpudas somas de dinheiro.
O Flamengo vai para sua 8ª participação, ganhou em 81. O Inter vai para sua 7ª participação e é o atual campeão. O Paraná é o único brasileiro que não havia jogado a Libertadores antes.

Nenhum comentário: