segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Contagem Regressiva

Sabe quando os controladores e técnicos da NASA começam aquela contagem de 10, 9, 8 pra o lançamento de mais uma nave ao espaço? É assim que está o São Paulo. Já está no 7 e contando.

O Jogo do time contra o Figueirense foi elementar. O time começou tomando um sufoco, mas aos poucos foi tomando conta do jogo.

Com 20 minutos, uma jogada que tem se tornado comum no São Paulo: cobrança de escanteio de Souza, gol de cabeça, desta vez foi Aloísio. Com isso o time se sentiu mais tranqüilo em campo, só sofrendo um susto, com Carlos Alberto, que quase fez um golaço, por cobertura. No fim do primeiro tempo, após perder três grandes chances (com Leandro e Júnior), o São Paulo voltou a marcar, desta vez com Ilsinho.

No segundo tempo o time só sofreu um pequeno susto, quando Schwenck foi lançado e tocou na saída de Rogério, mas a bola foi para fora. Com isso o time se credencia ainda mais para ser o campeão. Mas, por que o São Paulo é o grande favoritp para conquistar o título?

Porque tem 7 pontos de vantagens. Porque só tem três derrotas no campeonato. Porque não perde fora de casa desde maio (3 x 1 para o Inter). Porque seus perseguidores diretos ainda jogarão entre si (tem Gre-Nal e tem Inter e Santos). Porque o Santos não ganha um jogo fora do estado de São Paulo desde Outubro do ano passado, quando bateu o Vasco em São Januário. Por essas e outras que o São Paulo será o campeão brasileiro de 2006.

--------------------------

E o Atlético Paranaense hein? Outra goleada, agora sobre o rival Paraná. Se você não viu o gol do Dênis Marques contra o Paraná, veja. É uma pintura!

---------------------

Falando um pouco sobre o que rola lá fora. Começando pelos nosso vizinho bons de bola. Na Argentina, o Boca segue líder mesmo com dois jogos a menos que o River. Mas o que me chamou a atenção foi o Clássico de Rosário: Newell’s e Rosário Central. Destaque para o terceiro gol do Rosário, marcado por Marco Rubén. Ele deu um drible espetacular em dois jogadores do Newell’s e marcou um belo gol.

------------------------

Na Itália, o destaque é o surpreendente Palermo, do brasileiro Amauri. O time venceu a Fiorentina fora de casa, com grande atuação do atacante. Ele marcou dois gols, incluindo o golaço da vitória e fez um belo lançamento para o primeiro gol, nos 3 x 2. O time continua na liderança, ao lado da Inter, que no sábado bateu o Milan por 4 x 3. Sobre o Milan, Kaká fez um golaço (mais um), mas o que mais me impressiona é o técnico. Carlo Ancelotti não sabe armar o time, Deixar o Milan com uma atacante só é uma grande besteira que ele vem fazendo. Mano Menezes falou no Bola da Vez da ESPN Brasil, no sábado que, um time pode jogar no 4-5-1 e que ele é um bom esquema. Concordo. Quando o time não está com a bola é um 4-5-1 mas, quando está com a bola, se transforma em um 4-3-3. Mas para isso, é preciso ter jogadores capazes de fazer isso. O Grêmio, por exemplo, tem Hugo e Rafinha. O Milan não. Kaká e Seedorf não são jogadores para exercerem essa função. Por isso o melhor para o Milan é ter dois atacantes de ofício. E um deles tem que ser o Ricardo Oliveira, que é melhor que o Inzaghi e o Gilardino. Juntos!

------------------

Na Inglaterra, Wayne Rooney voltou a marcar depois de 2 meses sem balançar a rede. E, para tirar o atraso, marcou logo três na vitória do líder Manchester sobre o Bolton. O Chelsea, também líder, ganhou do Sheffield United e o melhor foi a atuação do goleiro português Hilário. Não, não é um trocadilho de mau gosto com o nome dele. Ele teve uma boa atuação mesmo, pegou pênalti e tudo. O legal é que ele foi contratado nesta temporada, para compor o elenco e, com a lesão do goleiraço Petr Cech, se tornou titular.

-----------------

Em Portugal, o destaque para mim, foi o empate do Beira-Mar com o Sporting. Está certo que teve clássico entre Porto x Benfica vencido pelo Porto por 3 a 2 e com a grave contusão do brasileiro Anderson, que quebrou a perna, mas não é todo dia que vemos um 3 x 3. Ainda mais do jeito que foi. Com três gols do zagueiro camaronês Buba para o Beira-Mar, sendo o do empate aos 49 do segundo tempo. Pelo lado do Sporting, Alecsandro e Liédson marcaram. E foi legal ver também a presença de Jardel. Ele ficou boa parte do jogo no banco do Beira-Mar. Mas quando entrou, botou em pânico a defesa do Sporting, que tomou três gols de cabeça, o segundo com participação de Jardel, que cabeceou para ótima defesa de Ricardo, só que no rebote, Buba marcou.

--------------------

Na Espanha, Ronaldinho Gaúcho marcou dois na vitória do Barca, sendo um deles de cabeça, coisa rara em se tratando de Ronaldos. E no Real, que parece ter se acertado, Roberto Carlos de falta e Robinho em um belo sem pulo marcaram na vitória do Real.Destaque negativo para a derrota do Valencia para o Racing Santander. Com isso o time deixou a liderança para o Barcelona.

--------------------

Para fechar esse giro internacional, voltamos para a América Latina. Teve Clássico no Chile ontem. O Colo-Colo bateu a Unversidad de Chile por 4 x 2. Destaques para 2 gols do Colo-Colo, mracados por Suazo (o primeiro) e por Omeño (o terceiro). E para os dois gols de la U de Chile, como é chamado o time. No primeiro, vemos em ação Marcelo Salas, sim o próprio. Deu toquinho com extrema classe e categoria sobre o goleiro. E no segundo, Figueroa tocou por cobertura, de longe, e fez um lindo gol.

--------------------------

Para fechar de vez, estreou hoje na ESPN Brasil o Pontapé Inicial. Ótimo programa. Além das habituais notícias esportivas, também relembra fatos marcantes do dia esportivo e tudo isso com muita cultura, agregando um enorme conhecimento para quem assiste. E esse é o grande diferencial do programa, aliar informação e cultura. Sensacional e imperdível. E, na estréia, além de contar com Dudu Monsanto e José Trajano, um ícone, teve também o Juca Kfouri, meu ídolo de longa data, e a quem entrevistei recentemente, você pode ir nos arquivos do blog que achará a entrevista, participou do programa hoje. Que também contou com a participação do Tostão. Assistam, vale a pena!

Nenhum comentário: