quarta-feira, 14 de junho de 2006

Seria essa a Copa das decepções?


A primeira rodada da copa está para terminar e, até agora, as decepções foram maoires do que as alegrias, vamos a elas:

Brasil: Jogou muito abaixo do que pode, sem criatividade, sem mobilidade, mas com muita raça e muito poder defensivo.

Inglaterra: Alguns podem não gostar mas, para mim, a Inglaterra é tão displicente quanto o São Paulo. Ambos pensam que vão resolver o jogo na hora em que quiserem.

França: Não marca um gol nas copas há quatrto jogos. Preciso dizer mais?

Argentina: Apesar de eu achar que a seleção mais focada neste mundial, o Pekerman mexeu errado e depois que o time tomou o gol da Costa do Marfim, o time meio que deu uma amarelada, sentiu a pressão, sentiu a desclassificação na primeira fase da última copa.


Das seleções favoritas, só Alemanha e Itália estrearam bem, com a Itália mostrando que pode ir longe. Ah, se a primeira fase acabasse hoje, o Brasil enfrentaria a República Tcheca, o time que mostrou o melhor futebol até aqui.

Das seleções que não são favoritas, Holanda e Portugal também decepcionaram e República Tcheca e Espanha me surpreenderam muito, principalmente os tchecos. Jogaram sem seu melhor atacante, Baros e mesmo assim tiveram um poder ofensivo muito grande, mesmo jogando no 4-5-1, com Koller isolado na frente, mas com a chegada constante dos dois meias, Nedved e Rosick e dos dois laterais, Rozehnal e Jankulowski. Até agora, a equipe que mostrou o melhor futebol, só temos que ponderar que, jogou contra os Estados Unidos.

A espanha me surpreenderu por jogar um futebol convincente, sem dar chances para a Ucrânia e para Shevchenko. E eu apostava no Sheva.

Agora, vamos falar mais sobre o Brasil.

O time começou muito bem, partindo para cima, mas essa pressão durou só até os 10 minutos.

Prso deu trabalho a Cafu e, não raro, víamos Kaká na defesa ajudando a marcação. E isso me faz pensar, o Kaká tinha que voltar para marcar na defesa e, mesmo assim, foi o melhor do Brasil, e o Ronaldinho Gaúcho? Ninguém atacava pelo lado dele e ele pouco produziu, por que? Talvez a explicacção seja a falta de mobilidade da dupla de ataque do Brasil.

Ontem ficou mais do que provado que Ronaldo e Adriano não podem jogar juntos. O quarteto, só funcionou na seleção quando o Robinho esteve em campo, foi assim na Copa das Confederações do ano passado, torneio em que o Parreira se baseia para colocá-lo em prática.

Avaliações individuais:

Dida: Muito bem, acima das minhas expectativas. Nota 6

Cafu: Mostrou o porque de ser titular. A Croácia só atacou pelo seu setor e, mesmo assim, esteve sempre seguro. 6

Lúcio: Não cometeu nenhuma pataquada, foi bem no jogo aéreo. 6

Juan: Assim como Lúcio, foi muito bem, só falharam em uma bola cruzada na área no primeiro tempo. 6

Roberto Carlos: O único que destoou na zaga. Disperso, quase deu um gol de bandeja para a Croácia. Pouco subiu ao ataque. Seu melhor momento foi um chute de fora daárea no primeiro tempo. 5

Émerson: O verdadeiro cão-de-guarda brasileiro, mas sem violência. Fez a cobertura do Cafu muito bem. 6,5.

Zé Roberto: Assim como Émerson, fez um bom jogo , só não teve que cobrir o Roberto Carlos porque este não subiu ao ataque. 6

Ronaldinho Gaúcho: Começou o jogo dando mostras que faria uma grande partida, mas não. Foi prejudicado pela falta de mobilidade da dupla de ataque. Melhorou após a entrada de Robinho. 5, 5

Kaká: Jogou pelo quarteto. Atacou, defendeu, chutou e passou. Tudo muito bem. O melhor do jogo. 7

Adriano: Mal, sem movimentacão, não deu opção e perdeu um gol incrível. 4

Ronaldo: Irreconhecível. Mesmo assim, quase fez um golaço. Está parecendo centroavante de pelada, gordo e sem movimentação, mas se pegar a bola de frente, é mortal. 3

Robinho: Depois da sua entrada, o time melhorou consideravelmente. Estava tomando pressão e essa pressão parou. tem que ser titular já.

Parreira: Qual jogo ele está assistindo? Demorou mais uma vez para mexer. Robinho ou o Juninho tem que entrar neste time urgentemente. 4

The Best:

Kaká, sem sombra de dúvida.

A besta:

Carlos Alberto Parreira. Não está vendo o mesmo jogo que o resto do país. Demorou para mexer.

Nenhum comentário: