quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Palmeiras empaca e título fica mais difícil

O clima da torcida no Palestra Itália ontem era um misto de alegria, desconfiança e tensão. O que os palmeirenses queriam era a vitória, de maneira retumbante, se possível. Mas estavam desconfiados. Afinal, o time, nas 7 partidas anteriores havia perdido 4 vezes, empatado 2 e vencido só uma.

Com o começo do jogo e a inicial pressão alviverde, a torcida deixou a desconfiança de lado. Mas esse apoio incondicional durou pouco. Exatamente 16 minutos. Foi o tempo que o Sport precisou para fazer 2 a 0 com Arce e Wilson, em duas belas jogadas que deixou boquiabertos jogadores, torcedores e até os "secadores" de plantão, os torcedores de times rivais.

A tensão no estádio era enorme. A torcida já não sabia mais o que fazer. Uns xingavam Muricy e os jogadores. Outros pediam por Pierre, o ídolo que estava no banco. Mas a maioria, incrédula, não conseguia entender. Seria a quarta derrota em menos de um mês para times que estavam na zona de rebaixamento (Náutico, Santo André e Fluminense, pela ordem).

Mesmo assim o time foi para a pressão. E passou a se movimentar. Armero flutuava pelo campo inteiro, Diego Souza se esforçava, Ortigoza lutava e conseguia concluir. Mas sem perigo para o Sport.

A defesa do Sport se mostrou vulnerável pelo alto. Foi a senha para o Palmeiras bombardear a área pernambucana com cruzamentos. De onde fosse possível. Mas, apesar da generosidade dos marcadores, o Palmeiras encontrou o goleiro Magrão. Seguro, o goleiro ainda fez uma defesa brilhante e contou com a sorte após espalmar a cabeçada de Obina e a bola resvalar no travessão e sair.

No segundo tempo Muricy resolveu mudar o meio de campo para ver se conseguia suprir a ausência de Cleiton Xavier, o armador que tanto faz falta ao time. Saíram Souza e Sandro Silva para as entradas de Pierre e Deyvid Sacconi.

A bola até passava mais pelo meio de campo. Mas as melhores chances ainda aconteciam nos cruzamentos.

Até que em uma escapada de Ortigoza pela direita, o zagueiro Durval, que já havia recebido cartão amarelo, puxou o meia palmeirense. Falta. Segundo cartão amarelo. Durval estava expulso. O Sport perdia mais do que um zagueiro, mais do que seu capitão. O Sport perdia a chance de prolongar a esperança de permanecer na primeira divisão. A expulsão de Durval foi o rastilho de pólvora para explodir o Palestra. Que aconteceu 5 minutos depois. Diego Souza tocou para Ortigoza, que rolou para Deyvid Sacconi dentro da área. O meia encheu o pé e diminuiu o placar. O Palmeiras teria mais 22 minutos aproximadamente para marcar mais 2 gols e virar o jogo.

O gol de empate veio aos 40 minutos. Depois de escanteio, a bola sobrou na entrada da área para Armero. O lateral tocou de primeira, por cima da zaga nordestina. A bola encontrou o Danilo, livre de marcação. O zagueiro palmeirense teve tempo de matar a bola no peito, deixar cair e tocar no canto do gol de Magrão, que ficou estático na jogada. A defesa do Sport parou, apesar da posição legal do Danilo, porque ouviu o juiz Elmo Resende apitar paralisando o lance, como vocês podem ouvir no vídeo abaixo:



Porque ele apitou? Não se sabe. Até porque o gol foi legal e o bandeirinha correu para o meio logo após o gol. Foi um erro do juiz. Mais um em um campeonato marcado por arbitragens pífias.

Após o empate, o Palmeiras esperava conseguir a virada. Mas não fez o suficiente para isso. O empate, pelo que a equipe vem apresentando, foi ótimo. Agora, nos últimos 8 jogos, o Palmeiras venceu 1, empatou três e perdeu 4, conquistando 6 pontos em 24 disputados, aproveitamento de 25%.

O campeonato está aberto e o Palmeiras, mesmo com um jogo a mais, é o líder. Mas nem os próprios palmeirenses acreditam mais no título. O desânimo que tomou conta dos torcedores, jogadores e diretoria é tão grande que até a vaga na Libertadores pode estar ameaçada. E isso fica claro nas palavras do goleiro Marcos. Após o jogo ele desabafou dizendo que o resultado foi péssimo. "Não adianta achar que, por estar perdendo por 2 a 0, foi um bom resultado. Nossa obrigação era vencer o Sport. No segundo tempo, o time correu bastante, mas nosso primeiro tempo foi vergonhoso", disse o goleiro. Ainda segundo ele, as condições de o time ser campeão brasileiro "ficaram muito difíceis".

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello, of course this post is in fact fastidious and I have learned lot of things from it about blogging.
thanks.

Also visit my web site www.giftideas.com