terça-feira, 3 de novembro de 2009

Disputa afunilando

A estrada que leva ao título de campeão brasileiro é peculiar. Como grande parte das estradas brasileiras, diga-se.

Esburacada, tortuosa, cheia de percalços. Perigosa até para quem está preparado. Alguns campeonatos nacionais são Grande Prêmios em circuito oval, de tão previsíveis que são. Outros são em circuitos mistos, até de rua. O Brasileirão não.

O Campeonato Brasileiro é um Rally. A melhor comparação seria com o Rally dos Sertões. Mas o brasileirão está mais para o Dakar (antigo Paris-Dakar, hoje disputado na América do Sul).

Explica-se: você (os times) pode ser abatido por um pequeno contratempo e abandonar a disputa.

Segundo o site Chance de Gol, o Palmeirasé o time que tem ainda as maiores possibilidades para ser campeão, com 42%; o São Paulo aparece em segundo, com 34,7; e o Atlético aparece em terceiro, com 15,5.

Mais importante que o percentual que eles têm para ser campeão é o rendimento deles nos últimos 6 jogos. Vamos a ele.

1 – Palmeiras: 28 %
2 – São Paulo: 55,5%
3 – Atlético-MG: 50%
4 – Flamengo: 72%
5 – Internacional: 44%
6 – Cruzeiro: 83%


Notem que nenhum dos três primeiros colocados teve rendimento perto ao de um campeão brasileiro (algo em torno de 65%).

Faltando 5 rodadas, quem conseguir elevar o rendimento, provavelmente será o campeão. Vamos ao caminho dos três concorrentes:

Palmeiras:

Fluminense (F)

Sport (C)

Grêmio (F)

Atlético Mineiro (C)

Botafogo (F)

São Paulo:

Grêmio (F)

Vitória (C)

Botafogo (F)

Goiás (F)

Sport (C)

Atlético Mineiro:

Flamengo (C)

Coritiba (F)

Internacional (C)

Palmeiras (F)

Corinthians (C)

Dos três times, o que mais joga em casa é o Atlético (faz três partidas no Mineirão). Palmeiras e São Paulo terão três adversários em comum (Grêmio, Botafogo e Sport).

O São Paulo, se repetir o desempenho do primeiro turno contra esses mesmos adversários, certamente será campeão, pois venceu todos os jogos. Para ser campeão, o Tricolor terá que descontar a diferença do saldo de gols do Palmeiras (3).

Esses três times não etão apresentando futebol para ser campeão. O que mais se aproxima disso é o Atlético. Com uma equipe rápida, faz o jogo fluir, atacando pelos lados, abrindo espaços para os meias que chegam de trás.

O Palmeiras está pressionado. Por não ganhar um título de expressão há 10 anos, sente o peso de ser campeão após liderar o torneio por 18 rodadas seguidas. E já começaram a colocar a culpa no Muricy e na bola parada. O time não faz a bola passar pelo meio campo. Depois da contusão de Cleiton Xavier, Diego Souza perdeu o parceiro com quem dividia a responsabilidade de levar o time ao ataque. E os adversários não precisam mais se dividir para marcar o meio campo do Palmeiras. Basta marcar bem o Diego.

O São Paulo tampouco está jogando bem. Mas dá a impressão de estar mais focado no título. De saber o que tem, e o que não tem que fazer para ser campeão.

Mas o time está no limite. Há muito não víamos os tricampeões tão cansados, com tantas contusões musculares.

A cada rodada que termina, fica mais claro que o campeonato será disputado até o fim. E, com sorte, chegará na última rodada com três times postulando o título.

Nenhum comentário: