quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Censura em Minas


Quem conhece um pouco da imprensa mineira sabe como ninguém como ela é deveras permissiva com alguns assuntos e com algumas pessoas.

O beneficiado mais recente dessa permissividade é o governador Aécio Neves, que deve estar fazendo seu avô Tancredo se revirar no túmulo.

Não é de hoje - aliás, é de 2006 -, que pululam na internet casos sobre a censura que paira sobre a imprensa nas Minas Gerais. Qualquer pessoa com um minímo conhecimento sabe como Aecinho controla o
Estado de Minas. Com trocadilho, por favor.

A história recomeçou por alguns motivos. O principal deles, Aécio é pré-candidato à presidência nas eleições do ano que vem. O segundo, uma nota dada por Juca Kfouri, em seu blog. Eis a nota:

Covardia de Aécio Neves

Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.

Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.

A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.

Nota: Às 15h18, o blog recebeu nota da assessoria de imprensa do governo mineiro desmentindo a informação e a considerando caluniosa.

O blog a mantém inalterada.


Juca voltou ao tema hoje, dia 05 de novembro, na sua coluna no jornal Folha de S.Paulo:

Desmentidos

Rodapé de minha coluna de hoje, na Folha de S.Paulo:

Aécio Neves e sua namorada negam que tenha havido um incidente entre eles numa festa da Calvin Klein, no Rio, no domingo retrasado.

É possível mesmo que não tenha havido.

A nota que dei em meu blog, no UOL, no domingo passado, uma semana portanto depois da tal festa, diz claramente que ele deu um tapa e um empurrão em sua acompanhante.

Repito: acompanhante.

A fonte que ouvi, testemunha do incidente, disse com todas as letras:

"Ele deu um tapa, um empurrão, ela caiu e depois cada um foi para um canto, diante de constrangimento geral."

Então, perguntei: "Era a namorada dele?".

E a fonte respondeu:

"Isso não sei, porque não a conheço. Era uma loira bonita e que estava inconveniente".

O fato grave, é claro, permanece: a agressão.


O vídeo que ilustra esse post é do filmmaker Daniel Florêncio, e conta a relação de medo que existe entre os jornalistas mineiros e o governo de Aécio.

Para quem quiser saber mais, os vídeos abaixo, produzidos pelo jornalista Marcelo Baêta, foram o estopim para a repercussão de como a imprensa é tratada em Minas.




Uma vez ouvi de um promotor público de Minas que ele não tinha sequer um problema com "pedidos especiais" vindo de Brasília, do governo federal. Em compensação, com o governo local.

As atitudes do Aécio só surpreendem quem nunca ouviu o Mineirão gritar "Ô Maradona, vai se fuder, o nosso Aécio **** mais do que você". Ou então quem não sabe que Aécio, conselheiro do Cruzeiro Esporte Clube, sempre era "convocado" pelos seus amigos Perrella a comparecer ao clube nos dias de aprovação dos balanços cruzeirenses.



Em entrevista coletiva concedida no último dia 03, quando perguntado sobre o que estão falando dele na internet, Aécio respondeu:

" Isso é uma aleivosia tão grande. Eu me sinto, claro, pessoalmente ofendido por isso, mas prefiro até nem comentar para não validar algo tão distante da minha prática cotidiana. Sempre fiz política e vou continuar fazendo no patamar muito superior a esse. E o que eu posso dizer é que é uma calúnia vergonhosa".

Nenhum comentário: