terça-feira, 5 de dezembro de 2006

"Deus te deu tanto, porque voce usa tão pouco?"

Essa foi a frase do dia na Footecon 2006. Foi proferida por Arrigo Sacchi, técnico italiano que até um ano atrás era diretor-técnico do Real Madrid. E foi direcionada à Ronaldo. Sacchi disse que Ronaldo tem que decidir se quer ser jogador de futebol ou, se quer ser baladeiro ou ainda, se quer ser um comilão. Não com essas palavras, mas disse.

Sujeito muito simpático, o Sacchi. Vestido com calça jeans, sapatênis e gravata, tudo isso com um paletó que tinha cotoveleiras. Proferiu a palestra em espanhol e contou casos sensacionais.

Como por exemplo, quando foi contratado pelo Milan. Não ganhou seus 2 primeiros jogos. Após a segunda partida, Van Basten o criticou publicamente, falando que o time não poderia jogar como vinha jogando. Na partida seguinte, Sacchi o colocou no banco e disse: "Já que voce entende tanto de tática, vai sentar no banco comigo e mostrar aonde estou errado." Ao final do campeonato, o Milan foi campeão e o ataque era Gullit e....., Virdis. Porque será?

---------------------

Ainda sobre Sacchi e Van Basten. Ao final de alguns treinos, Sacchi propunha para Van Basten o seguinte desafio: 15 minutos de jogo, um time com 11 jogadores e o outro com 1 goleiro mais 4 defensores. Uma aposta. O time de Van Basten teria que marcar um gol, mas em 15 minutos. Em 4 anos, Sacchi só perdeu 2 vezes. Isso, segundo ele, mostra que a organização tática pode sim se sobrepor ao talento!

Nenhum comentário: