segunda-feira, 8 de maio de 2006

Libertadores


Estudiantes x São Paulo, confronto de dois tricampeões da Libertadores. O time argentino em 1968, 1969 e 1970. No time que tinha Juan Ramón Verón, La bruja, pai do conhecido meia argentino Verón, que também jogou no Estudiantes. Em 68 foi ainda campeão do Mundo, batendo o Manchester United em dois jogos. 1 a 0 em La Plata e 1 a 1 na Inglaterra. Sobre esse empate, o velho Verón disse: "O estádio era um inferno, a tal ponto que eu não conseguia ouvir os meus companheiros, por causa dos gritos dos ingleses. Acabou que nós os calamos."

Mas o Estudiantes já não é mais o mesmo. O último título foi em 1982 e o time ficou fora da Libertadores por 21 anos. A última participação foi em 1984. Nesta Libertadores, jogou 8 vezes. Ganhou as 4 partidas que fez em casa. Incluindo aí uma virada histórica contra o Sporting Cristal, do Peru. O time perdia por 3 a 0 no intervalo e virou para 4 a 3. Fora de casa, fez campanha pífia. 1 empate e 3 derrotas. fez 13 gols e sofreu também 13.

Não é um excelente time mas, que tem em Pavone e em Calderón seus maiores perigos. O time abusa dos cruzamentos na área, sempre buscando o centroavante Pavone. Calderón, apesar da idade, ainda faz gols. Como o único da derrota para o Goiás, que eliminou os goianos da Libertadores.

O time marca muito forte e, não é raro que abusem da violência. Mas também sofre com as jogadas aéreas. Falha também na marcação, o que possibilita aos adversários chances para marcar.

O São Paulo tem tudo para voltar de lá com um ótimo resultado. É só não entrar na pilha de que os argentinos são todos catimbeiros e que o time será maltratado em Quilmes, como foi no ano passado. E agora tem um agravante, o Caso Desábato, preso por 72 horas ano passado acusado de ofensas raciais a Grafite. Se não jogarem, Josué, Aloísio e André Dias farão muita falta. O primeiro, por ser o complemento de Mineiro e o limpador de bolas na frente da defesa Tricolor. O segundo, por ter o espírito de Libertadores. Até agora, Aloísio fez 5 gols pelo São Paulo. Todos na competição sulamericana. E André Dias, por ser o companheiro que faltava para Fabão e Lugano desde a saída de Rodrigo. Tem tudo para ser um grande jogo, se possível com vitória Tricolor.

Amanhã falo sobre LDU x Internacional!

Nenhum comentário: