sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Boca, una vez más!

O Boca foi campeão pela terceira vez em seis anos no Morumbi. Em 2000 ganhou a Libertadores nos pênaltis do Palmeiras. Em 2003, de novo a Libertadores, desta vez do Santos. E agora foi a vez do Boca vencer o dono do Estádio. Com isso o Boca conquistou o Tricampeonato da inexpressiva Recopa.

O São Paulo começou muito nervoso. Muitos erros de passe. Mas aos poucos o time foi se acertando. Josué e Mineiro cresceram, começaram a roubar bolas quase na área adversária.

E o São Paulo foi crescendo. Trocando passes curtos e arriscando chutes de fora da área. O Boca tentava chegar nos contra-ataques, que eram raros. Em um desses, Palacio quase marcou.

Mas quem marcou mesmo foi o São Paulo. Em um lindo lançamento de Souza, Júnior recebeu e, com um toque sutil, marcou o primeiro.

Mas aí o Boca resolveu jogar. E o que mais impressiona é que o São Paulo assistiu ao crescimento do Boca passivamente.

O Boca teve três boas chances de gol. Desperdiçou as duas primeiras, mas marcou na terceira, de novo com Palacio.

No intervalo, Alfio Basile tirou Marino e pôs Dátolo. Com isso ele "alargou" o campo, joagando com Dátolo abaerto na esquerda e Ledesma na direita, dando uma preocupação para Souza e Júnior. Preocupação essa que eles não tiveram no primeiro tempo.

Logo depois Muricy tirou Edcarlos e pôs Alex Dias. Aí sim o jogo ficou do jeito que o Boca queria. O São Paulo já não conseguia jogar como no primeiro tempo.

E o Boca assustava nos contra-ataques. Mas, curiosamente, não foi em um contra-ataque que o Boca marcou. Foi em uma jogada de bate-e-rebate. A bola ficou com Palermo que deu um belo drible em Fabão e fuzilou Rogério.

O São Paulo foi para cima só para evitar um vexame maior e evitou outra derrota em casa.

A conquista do Boca foi justa e merecida. Ao São paulo cabe agora se recuperar no domingo, contra o Inter, no Morumbi.

Muitos criticam o Muricy pela queda de rendimento do time. Eu não. Nenhum time perde Lugano, Ricardo Oliveira e André Dias, sem que isso afete o rendimento da equipe.

Outra coisa, o time está cansado, isso é nítido. Uma das maiores qualidades deste time é a marcação sobre pressão no campo do adversário. E isso já não vem acontecendo a tempos.

-------------------

Falando um pouco ainda sobre o Boca, o Rey de Copas e voltando ao Riquelme, um dos maiores jogadores do Boca. Aqui está um vídeo com muitas jogadas do craque argentino, que se aposentou da seleção.
http://www.juanromanriquelme.com/video_juan_roman_riquelme_recopilacion_jugadas.php

Um comentário:

Rakal D'Addio disse...

Particularmente estou curioso para saber quem Alfio Basile irá escolher para substituir o meia Riquelme na Seleção Argentina. Talvez D'Alessandro retorne para a equipe, talvez o meia Insúa que integrou o elenco do Boca no terneio Clausura deste ano.