terça-feira, 5 de setembro de 2006

Balanço da seleção

Dois jogos em Londres, duas vitórias. A vitória contra a Argentina foi muito boa, acima da expectativa.

O gol logo no começo, facilitou demais as coisas. Aliás, que drible do Robinho, o Clemente Rodríguez deve estar procurando o Robinho até agora.

O Brasil passou o primeiro tempo dominando o jogo. Não aquele domínio em que um time cria várias chances e impõe o seu ritmo de jogo, mas um domínio que não deixava a Argentina criar.

O que mais me impressionou foi a saída rápida da defesa para o ataque. Os contra-ataques saím em profusão e muito rápidos.

No segundo tempo, a Argentina dominou o Brasil por uns 20 minutos. Zabaleta perdeu um gol daqueles fáceis.

Mas tudo mudou após a entrada do Kaká. Aliás, ele ficou bem nervoso com o banco. Em entrevista ao ótimo André Plihal da ESPN Brasil após o jogo, quando perguntado sobre ter começado o jogo no banco, o meia respondeu: "Não me importo, desde que esse critério seja usado para todos." Um recado claro para os Ronaldos e Adriano.

Depois da entrada dele, a seleção passou a rifar menos a bola e, em bela triangulação de Kaká, Fred e Elano, o ex-santista marcou o segundo.

A Argentina então se desmontou e, no fim do jogo, a pintura. Kaká pegou uma bola que o Messi não conseguiu dominar e arrancou, ainda no campo de defesa. Uma arrancada de uns 60 metros que culminou no terceiro gol do Brasil. Golaço aliás.

Contra o País de Gales foi diferente. Os reservas, incluindo Kaká e Ronaldinho Gaúcho, jogaram. O Brasil, talvez por entrar com o time reserva, não mostrou muita coisa. No primeiro tempo, a tabela entre Kaká e Vágner Love foi muito boa, mas foi só.

No segundo tempo, Marcelo e Vágner Love marcaram os dois gols do Brasil. O Marcelo, há muito vem jogando bem no Fluminense. Aliás, é o único que tem se salvado no Flu.

Espero que essas vitórias não iludam ninguém. É preciso melhorar. Sempre. E o Dunga sabe disso.

E eu, que critiquei muito a escolha, digo: estou surpreso com o Dunga. Continuo achando que ele não é o ideal para a seleção neste momento, mas ele tem feito um bom trabalho. E vai ficar um tempo na Europa, vai assistir jogos do Sevilla, para ver Daniel Alves, ótimo lateral. Pode ver o Adraino também, outro ótimo lateral.

Dunga, a continuar deste jeito, irá evoluir muito e, poderá ficar por um bom tempo na seleção, sem que nenhuma dúvida paire sobre ele!

Nenhum comentário: