terça-feira, 11 de março de 2008

Entrevista de Craque

O Craque de Blog entrevista hoje um dos melhores jornalistas esportivos da atualidade. Filho de pais jornalistas, André tomou gosto pela profissão desde cedo. Hoje é um repórter de alto nível e bem eclético. Tem o conhecimento e a paixão por vários esportes como sua marca registrada. No momento, é repórter da ESPN Brasil e colunista do jornal "Lance". Além de proprietário de um dos blogs esportivos mais legais da internet brasileira, o Blogol.

Está escrevendo, junto com Fernando Meligeni, um livro sobre o tenista que será lançado ainda este ano. Estou falando de André Kfouri, o filho do seu Juca, que dá seguimento à "dinastia Kfouri" na imprensa brasileira. A entrevista é longa e essa era a intenção, já que tratamos dos mais variados assuntos. Vamos à ela:

Craque de Blog - O que é, para você, ser jornalista?

André Kfouri - Uma resposta técnica, baseada nos conhecidos preceitos da profissão, seria muito longa e muito chata. Para mim, ser um repórter (uma das várias atividades do jornalismo) é ser um contador de histórias. Boas e bem contadas histórias. Histórias verídicas. É ser curioso, desconfiado, atento. O resto tem pouco a ver com a profissão, e mais com formação. Ser honesto, justo, ético, não corromper nem ser corrompido, é obrigação de qualquer pessoa.

Craque de Blog - Como lidar com falta de tempo, pressão por resultados e a vida familiar (sendo que tudo acontece, geralmente, ao mesmo tempo)?

André Kfouri - É, de longe, a parte mais difícil da profissão. E a única coisa que tem a capacidade de me incomodar, às vezes. O simples aviso de que vou viajar a trabalho, o que significa que não estarei em casa por alguns dias, desencadeia um processo de decisões familiares, é sempre chato. É desgastante, mas necessário. No caso de coberturas internacionais é ainda mais complicado. Mas ficar longe de casa “está no pacote” de ser um repórter. E quanto melhor você fizer seu trabalho, mais vezes terá de lidar com isso. É preciso deixar claro que isso só começou a me incomodar dessa forma depois que casei e tive filhos, o que é normal. Acho que acontece com a maioria.

Craque de Blog - Você é um dos jornalistas mais bem informados que temos no país. Isso é fato. Qual é a sua rotina (se é que tem uma) para se manter informado?

André Kfouri - Obrigado pelo elogio, talvez exagerado. Não há como dizer isso sem parecer falso ou arrogante, por isso me desculpo, mas eu faço o que gosto de fazer. Vejo os programas de TV que me interessam, os filmes que me interessam, leio os livros que me interessam, os jornais e as revistas que me interessam. Passo muito tempo na internet, também. Se isso me deixa bem informado, é um bônus. Mas, na maior parte do tempo, é o que me diverte. A coisa acaba ficando automática, o seu dia-a-dia se transforma naquilo que é o seu combustível, aquilo que você utiliza para evoluir como pessoa e profissional.

Craque de Blog - Quais são seus sites/programas de tv favoritos? Depois de tanto trabalho você ainda consegue gostar deles ou viraram só “objeto de trabalho”?

André Kfouri - Eu me relaciono com muita coisa que não tem nada a ver com esporte. Mas lógico que o universo esportivo domina. Na internet, vejo todos os grandes sites esportivos brasileiros e estrangeiros, todos os dias, várias vezes por dia. Os blogs, também, pois estão cada vez melhores e trazem o conteúdo de opinião que é fundamental. Na TV, sou um pouco mais seletivo em relação aos programas esportivos. E sou viciado nestes Discovery Channel, National Geographic, os documentários do GNT, praticamente tudo o que a BBC faz, e os programas de entrevistas. Vejo muitas séries, não a ponto de comprar o DVD ou baixar episódios inéditos na internet, mas acompanho de perto as que mais gosto.

Craque de Blog - Sei que você é fã do Novo Jornalismo (ou Jornalismo Literário), como essas leituras ajudam você no dia-a-dia da profissão?

André Kfouri - Essas leituras são aulas de jornalismo. São de autoria de jornalistas consagrados, gente que tem muito a ensinar, a quem quiser aprender. Ajudam muito a desenvolver o estilo de quem gosta de escrever. Além de serem, quase sempre, ótimas histórias.

Craque de Blog - 2008 é ano de Olimpíadas. Como é a preparação para uma competição enorme como essa, que tem vários esportes e que em cada um desses esportes há fãs que realmente entendem do assunto? E na questão logística? Viagens, transmissões?

André Kfouri - A questão logística não é exatamente atribuição do jornalista, ainda bem. Na ESPN, há quem trabalhe diretamente na montagem de uma operação tão grande e tão complexa. Como te respondi na questão sobre a vida familiar, o grande problema é se preparar para ficar um mês fora de casa. Ainda mais num lugar como Pequim, onde é tudo tão diferente do que estamos acostumados. Claro que o repórter tem de conhecer os assuntos, as particularidades de cada esporte. Obviamente, é preciso ser poli-esportivo para cobrir uma olimpíada direito. Mas os jogos olímpicos são a Disney do fã de esportes, categoria na qual me incluo. Portanto, é diversão o tempo todo.

Craque de Blog - Falando em “outros esportes”, você tem muita familiaridade com os esportes americanos. Essa paixão nasceu da necessidade por causa do trabalho ou o trabalho nasceu da paixão que você já tinha por esses esportes?

André Kfouri - Ter a oportunidade de trabalhar com esporte é um privilégio para quem sempre foi apaixonado por ele. Entendo que se qualifique beisebol e futebol americano, principalmente, como “esportes americanos”, mas prefiro dizer que são esportes como outros quaisquer. Eu acho que, cada vez mais, todos vivemos no mesmo mundo. Não compreendo a antipatia que algumas pessoas têm por esportes que não são muito praticados no Brasil. E me divirto ao ver que, muitas vezes, a antipatia acaba quando se aprende as regras e se começa a entender o jogo.

Craque de Blog - Você já enfrentou algum perigo exercendo o seu trabalho? Alguém já o ameaçou?

André Kfouri - Sim, em estádios de futebol. Perigo físico, mesmo. Ameaça séria, nunca sofri.

Craque de Blog - Quando está de folga como é a sua rotina? Como faz para se desligar (se é que é possível) do trabalho?

André Kfouri - Folga é sinônimo de vida familiar. Agora que meus pais e meus sogros têm netos, estamos sempre juntos. Gosto muito de sair para jantar, conhecer novos restaurantes e voltar aos preferidos. Gostaria de ir ao cinema como fazia antes, mas infelizmente não dá. Encontro os amigos sempre que possível, agora com nossos filhos. Desligar totalmente? Não creio que seja possível.

Craque de Blog - Você também é um leitor ávido. Quais são os seus livros prediletos? (Pra facilitar, pode separar em esportivos e não esportivos)

André Kfouri - Para facilitar mesmo, vou falar do que estou lendo agora. Ultimamente, tenho mantido o hábito de ler dois tipos de livros ao mesmo tempo. Um é aquele livro esportivo e/ou jornalístico, o outro é de tema livre. Por coincidência, neste momento são dois livros em inglês: “Seven Seconds or Less: My season on the Bench with The Runnin’ and Gunning’ Phoenix Suns”, livro-reportagem de um jornalista que passou uma temporada com acesso total ao time de Leandrinho na NBA (ainda sem tradução para o português); e “Gates of Fire”, sobre a lendária Batalha das Termópilas, entre espartanos e persas, em 480 A.C. Na fila, tem o último livro do Dr. Dráuzio Varella, “O Médico Doente”, “O Julgamento de Paris”, sobre vinhos, e uma pilha de livros sobre esportes.

Craque de Blog - Qual a cobertura que mais te marcou?

André Kfouri - Impossível escolher uma só. Copas do Mundo e Jogos Olímpicos são sempre marcantes.

Craque de Blog - Aqui no Brasil, a ESPN é extremamente reconhecida pelos críticos como um grande canal de esportes. Mas o grande público ainda só vê a Globo e o Sportv. Quais as dificuldades de cobertura que vocês têm aqui no Brasil por causa do monopólio da Globo? E quais as facilidades encontradas em coberturas no exterior, onde a situação muda totalmente de figura, por ser a ESPN a líder mundial em esportes, como a emissora se auto-proclama?

André Kfouri - Dificuldades e facilidades sempre estão ligadas aos direitos de transmissão. Quando você é um “parceiro” do evento, cobri-lo é muito mais fácil. Não importa se você está trabalhando dentro ou fora do Brasil. A questão central é a dos direitos. A ESPN já trabalhou em uma Olimpíada e uma Copa do Mundo sem direitos, e nem por isso deixou de fazer uma competente cobertura jornalística desses eventos. Mas, como já vivemos o outro lado dessa moeda também, quando a emissora adquire os direitos é incomparavelmente melhor. Aqui no Brasil, nossas câmeras não podem descer ao gramado nos campeonatos de futebol, por exemplo. Ficamos restritos às cabines e vestiários. Tudo é uma questão de acordos que são feitos entre as emissoras que possuem os direitos e as que não possuem.

Craque de Blog - Você é filho de um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Como foi a sua escolha pelo jornalismo? Há casos em que você chega a pedir ajuda a ele em alguma matéria?

André Kfouri - Minha mãe também é jornalista. Por isso digo que a minha formação começou em casa, sem que eu percebesse. O ambiente, as conversas, os amigos dos meus pais, tudo criou uma “atmosfera jornalística” que era impossível evitar. Mas nunca fui diretamente estimulado para seguir a carreira deles, foi algo natural. Sempre quis ser repórter esportivo de televisão. Esse sempre foi o meu sonho. Meu pai e eu conversamos sempre, e claro que a profissão é um assunto obrigatório. Trocamos idéias, opiniões, é normal. Tenho esse privilégio.

Craque de Blog - Recentemente você esteve em Pequim para visitar algumas instalações das olimpíadas. Qual foi a impressão geral que você teve e como imagina que será a cobertura?

André Kfouri - Será maravilhoso. A China é um lugar fascinante, e os chineses estão preparando uma Olimpíada inesquecível. Em termos de instalações esportivas, a estrutura é impecável. Claro que cultura/língua/costumes serão barreiras importantes, mas acho que chineses e estrangeiros estarão preparados para isso.

Craque de Blog - As olimpíadas de Pequim, por causa do fuso, avançarão madrugada adentro aqui no Brasil. Como fazer para manter o interesse do público durante as transmissões, já que a grande maioria tem que acordar bem cedo no dia seguinte?

André Kfouri - Eu acho que as próprias competições já são interessantes o suficiente. Em Seul 88, Sydney 2000 e na Copa de 2002 foi assim. Quem quiser ver, não poderá dormir muito. As Tvs terão de se preocupar em mostrar a quem não viu, o que aconteceu durante a madrugada no Brasil. Mas quem quiser ver a Olimpíada, ao vivo, terá de se esforçar durante um mês.

Craque de Blog - Qual a profissão da sua esposa? A pergunta se dá pelo seguinte: é muito difícil conciliar a profissão de jornalista com a vida familiar. E é mais difícil ainda que uma pessoa que tenha outra profissão, entenda os jornalistas, por isso a pergunta.

André Kfouri - Minha mulher não é jornalista, é empresária. Na nossa vida familiar, eu crio os problemas e ela resolve... Entre nós, eu sou o sortudo.

Craque de Blog - Todo mundo tem uma visão meio distorcida da profissão de jornalista, enxergam glamour onde não tem, vêem facilidades que não existem. Pra você, qual a maior dificuldade da profissão?

André Kfouri - O prejuízo da convivência familiar, sem a menor dúvida.

Craque de Blog - Voltando a falar dos esportes americanos, eles têm um público superdetalhista, que conhece muito. Isso exige um nível de formação alto. Como fez para chegar a esse nível?

André Kfouri - É preciso fazer parte desse público, ser um fã. Não há outro jeito. Sem gostar, a coisa não vai.

Craque de Blog - Quando você tem um furo nas mãos, o que você faz primeiro: coloca já no blog ou espera para entrar ao vivo na tv?

André Kfouri - Aviso a TV. Dependendo da situação, podemos entrar ao vivo, entrar pro telefone, ou preparar alguma outra coisa. Se estou perto de algum computador, atualizo o blog.

Craque de Blog - No dia-a-dia, com quem você discute as pautas que serão feitas? Você tem predileção por algum tipo de matéria, ou você faz a que pintar?

André Kfouri - A ESPN tem uma chefia de reportagem que define as pautas que serão cumpridas, e escala os repórteres para cumpri-las. Estamos todos no mesmo barco.

Craque de Blog - Você já foi repórter de rádio, hoje é repórter de tv e colunista de jornal. Nunca passou pela sua cabeça ser repórter de jornal impresso Ou você não teve oportunidade?

André Kfouri - Já passou, mas o objetivo que persegui sempre foi a TV, por isso comecei no rádio. Queria me preparar para trabalhar em televisão. Mas adoro escrever. A melhor parte do meu dia é quando sento para escrever uma matéria.

Craque de Blog - Alguns personagens do futebol brasileiro são conhecidos pela exagerada grosseria que destinam aos jornalistas. Como lidar com isso?

André Kfouri - Com humor. E sempre fazendo-se respeitar. Não é difícil.

Craque de Blog - Saindo um pouco da profissão, você gosta muito de filmes, seriados e música. Fique à vontade para falar sobre suas melhores bandas, melhores filmes e séries. De todos os tempos!

André Kfouri - No cinema, gostava de todo tipo de filme. Depois que fui pai, virei um cara mais emotivo e tenho evitado filme triste, dramas muito pesados. Gosto de entretenimento, filmes que te fazem esquecer do mundo. Ação, suspense, comédia, não importa o tema. Na música, Beatles, Rolling Stones, Gênesis, Eric Clapton, U2, The Police, os guitarristas (JJ Cale, Satriani, Santana...), Van Halen, alguma coisa de AC/DC e Iron Maiden, são minhas preferências. Não tenho problemas com MPB, desde que não seja axé, pagode e música sertaneja. Nas séries, “The West Wing”, “CSI”, “Nip/Tuck”, “Without a Trace”, “Law and Order”...

Craque de Blog - A Disney – que por um acaso também é “dona” da ESPN – tem se notabilizado por lançar ultimamente muitos filmes esportivos, tais como “O melhor jogo da História”, “Estrada para a Glória”, “Invencível” e “Duelo de Titãs”. Qual é a sua opinião sobre isso?

André Kfouri - Sensacional. São ótimos filmes de esportes.

Craque de Blog - Pra você, qual a lição que pode ser tirada com o rebaixamento do Corinthians?

André Kfouri - Que anos e anos de ladroagem podem derrubar um colosso. E que o futebol brasileiro é um espelho do Brasil.

Craque de Blog - Da onde você tira as citações dos filmes que encerram todo sábado a "Caixa-Postal"?

André Kfouri - Esse é um segredo do Blogol. Algumas pessoas já descobriram, pena que não foi o seu caso...

Craque de Blog - Cite os personagens do esporte que, ao longo dos anos, mais te impressionaram, profissionalmente ou não e por quê?

André Kfouri - Pelé, pela reação das pessoas quando o vêem. Ronaldo, pelo mesmo motivo. Patrick Rafter e Steve Nash, pela simplicidade apesar da fama.

Craque de Blog - E, se você pudesse escolher um personagem esportivo, ou não, para jantar (vivo ou não), quem você escolheria e por quê?

André Kfouri - Eu faria três jantares. Um com Larry King, para ouvir os casos e aprender. Outro com Eric Clapton e Al Pacino, pelas histórias que imaginamos. E outro com Ségio Vieira de Mello, brasileiro que trabalhava na ONU e morreu num atentado em Bagdá, em 2003. Para saber se este mundo tem jeito. E talvez um quarto jantar, se você me permitir, com John McEnroe. Para conhecer as histórias de um rebelde.

Craque de Blog - E, pra finalizar, em qual divisão do campeonato brasileiro seu time jogará neste ano?

André Kfouri - Meu time jogará na divisão mais importante do Campeonato Brasileiro.

3 comentários:

Thiago Fagnani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Fagnani disse...

E ae xará, blz?

Parabéns pela entrevista cara, mandou muito bem nas perguntas, e o André Kfouri é cara mesmo, não??

Sempre acompanhei seu trabalho quando tinha a ESPN Brasil. Sinto falta deste canal!

Parabéns novamente e aquele abraços

www.esportejornalismo.blogspot.com

Rafael Zito disse...

Parabens Thiago!!!!

Vc entrevistou simplesmente um dos melhores jornalistas da atualidade.

trabalho profissional!!! belo texto e bela sacada.

texto sobre os clássicos do Paulistão: www.esportejornalismo.blogspot.com