terça-feira, 6 de novembro de 2007

Ainda sobre o(s) Penta(s)

O São Paulo é pentacampeão brasileiro. O Flamengo também. A diferença está na nomenclatura dos torneios. O de 1987 conquistado pelo Mengão, se chamou Copa União e foi disputado pelos 20 maiores - e porque não melhores - times do Brasil na época.

Por cortesia, o São Paulo deveria receber o troféu entregue pela CBF e o repassar ao Flamengo. A cortsia ficaria completa se o Mengão fizesse uma cópia idêntica e a entregasse ao Tricolor Paulista.

Mas isso só aconteceria na imaginação de alguns - eu incluso.

Por isso é que esse negócio não vai acabar bem. Segue abaixo o mais novo(?) capítulo. Foi recebido por mim, por e-mail. Da sempre competente Marilene Dabus, assessora de imprnsa do Flamengo. É datado de 31 de outubro. Devido ao feriado só vai ao ar, aqui, hoje.

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2007.

Excelentíssimo Senhor

Presidente do São Paulo Futebol Clube

Fax nº (11) 3749-8000

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no C.N.P.J.(MF) sob o n.º 33.649.575/0001-99, estabelecida na Rua Borges de Medeiros, n° 997, Lagoa – Rio de Janeiro – RJ, através de seu diretor adiante firmado, vem, respeitosamente, promover a presente

NOTIFICAÇÃO

em face do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, pelas razões DE FATO adiante expostas:

Como é de conhecimento público, o campeonato nacional de futebol do ano de 1987 foi organizado pelo Clube dos Treze, e foi denominado “Copa União”.

Como sabe Vossa Excelência, melhor do que ninguém, já que a Presidência do Clube dos Treze era à época dos fatos exercida pelo então Presidente do São Paulo, Sr. Carlos Miguel Aidar, o Clube dos Treze, do qual faz parte o São Paulo Futebol, por unanimidade, reconheceu, e reconhece, que o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro do ano de 1987, sendo o vencedor da Copa União (módulo verde do campeonato).

Na época dos fatos, o próprio Clube dos Treze decidiu não aceitar o cruzamento entre os vencedores dos módulos verde e amarelo proposto pela Confederação Brasileira de Futebol.

Diante disso, nenhum dos clubes membros do Clube dos Treze deverá aceitar receber o troféu de pentacampeão brasileiro, pois eles reconhecem o Flamengo como campeão de 1987 e legítimo primeiro pentacampeão brasileiro.

Por esta razão, apesar de saber que o presente procedimento não seria necessário, tendo em vista que Vossa Excelência é um homem honrado e autêntico cavalheiro, e diante do estreito relacionamento entre os clubes, o Clube de Regatas do Flamengo vem notificar o São Paulo Futebol Clube para que se abstenha de receber o troféu referente à conquista de cinco campeonatos brasileiros (troféu de pentacampeão brasileiro), ou, se o fizer, providencie a imediata entrega do referido troféu na Gávea, na Avenida Borges de Medeiros, nº 997, Rio de Janeiro, único local onde legitimamente poderá ser exibido.

Michel Asseff Filho

Diretor Jurídico do Futebol


Uma briga desnecessária. O Flamengo é Pentacampeão. Do mesmo jeito que o Vasco foi campeão no ano 2000, ano da Copa João Havelange. Mas, se o São Paulo receber o troféu das bolinhas que está na Caixa Econômica Federal e quiser ficar com ele, é seu direito. Não é problema do São Paulo se a CBF não reconhce o Flamengo campeão em 1987. Só passa a ser um problema ético, já que o São Paulo estava junto com o Flamengo na criação do Clube dos 13 e da Copa União. E o Juvenal Juvêncio, atual presidente do São Paulo, ratificou, como presidente do clube, em 1988, a conquista do Flamengo. Por que mudar de posição agora?

3 comentários:

Carlos Garcia disse...

Eu continuo achando uma péssima discussão... o Flamengo pode tranquilamente ser considerado por status o pentacampeão... mas quem fez a taça? A CBF, não é? Então a tala deve ir para aquele que cumprir a regras que ela define...

Cada um pode achar o que quiser... mas quanto a taça é a CBF quem define... a taça é dela!!!

Onde está a justiça? Os clubes desrespeitam o pedido que a entidade fez e ainda querem ficar com a taça? Fala sério...

Anônimo disse...

O SPFC dizer que é o "único" é a maior baboseira. E eles, os são paulinos, sabem disso.

Unknown disse...

Lamento discordar, Thiago, mas o Flamengo não é pentacampeão, pois ganhou a Copa União, um dos módulos do Campeonato Nacional de 1987, que tinha também o módulo amarelo, com o qual rejeitou o cruzamento e por isso mesmo perdeu o título no campo, por W O e, posteriormente, na Justiça. Curioso é que a imprensa sulista bate tanto nesta tecla, mas esquece de lembrar que o Fluminense não subiu de forma legítima em 2000. E por isso mesmo não está participando de forma legítima do Nacional, mas se um dia for campeão será "oficializado".

Um abraço.