quinta-feira, 19 de junho de 2008

O peso da tradição

Tradição é uma coisa engraçada. É dela por exemplo que vem o tabu. E quando falamos em tabu, muitos rapidamente dizem que "tabu foi feito para ser quebrado".

Mas, de novo, a tradição.

Nesta semana tivemos alguns confrontos esportivos bem tradicionais.

Na NBA, Boston Celtics e Los Angeles Lakers decidiram o título. 16 títulos dos verdes, 14 dos amarelos de Los Angeles.

Haviam decidido a NBA em outras 10 oportunidades. 8 a 2 para os Celtics. O Lakers chegou credenciado ao título por causa de como venceu o San Antonio Spurs na final de conferência. Mas o que aconteceu? Pesou a tradição e os Celtics venceram a série por 4 a 2.

Pela Eurocopa, dois confrontos marcados pela tradição. Itália e França jogaram para decidir uma vaga nas quartas-de-final da competição. A Itália, com muito mais história que a França, venceu por 2 a 0 e classificou-se.

Hoje Portugal e Alemanha jogaram já pelas quartas. O time de Felipão terminou seu grupo em primeiro, jogando um futebol muito bom. Enquanto isso, a Alemanha sofreu na primeira fase. Perdeu da Croácia e só conseguiu a classificação na última rodada.

No jogo de hoje, não deu chances para Portugal e venceu por 3 a 2. Com isso, Felipão deixa a seleção portuguesa após uma derrota doída.

No sábado, outro jogo que exemplifica muito isso. Espanha e Itália jogarão por uma vaga na semifinal. A Espanha foi a primeira colocada em seu grupo, jogando muito bem. Tem o artilheiro da Euro - David Villa -, tem uma geração de jovens e muito bons jogadores - Puyol, Fabregas, Xavi, Iniesta, Villa, Torres. Ou seja, etá muito bem.

Por outro lado, a Itália só conseguiu a clssificação na última rodada, depois de ser goleada pela Holanda na primeira partida por 3 a 0. Mas está longe de ter um time ruim. Tem um goleiro excepcional, uma zaga boa, com bons laterais, um meio-campo que marca muito e um atacante, Luca Toni, que sabe marcar gols - fez 24 só na Bundesliga. O time terá dois desfalques. Um, importantíssimo: Andrea Pirlo. O outro é Gattuso.

Mas o porque um time assim venceria o outro, em melhor fase? Primeiro, porque o esporte em questão é o futebol. E nenhum dos esportes coletivos é tão imprevisível.

Segundo, a Espanha não vence a Itália em partidas oficias entre seleções adultas desde 1920, quando ganhou dos italianos na olimpíada de Antuérpia. Some-se a isso a eterna tradição espanhola de amarelar em momentos decisivos...Tudo pronto mais uma vez para uma final entre Itália e Alemanha.

Nenhum comentário: