domingo, 10 de setembro de 2006

Clássico?

Se São Paulo e Corinthians tivessem entrado em campo hoje com as camisas de Íbis e Itabaiana, não teria feito a menor diferença. Com todo respeito ao Íbis e ao Itabaiana.

O jogo foi horrível. Em parte pelas expulsões de César e de Eduardo Ratinho. Justas na minha opinião. O problema da arbitragem, e não é só da arbitragem brasileira, é um problema da arbitragem mundial, é a falta de critério, não que tenha acontecido hoje, mas esse é um dos maiores problemas da arbitragem mundial.

Mas não foram só as expulsões que acabaram com o jogo. O péssimo futebol apresentado (há tempos) pelo São Paulo também estragou o jogo. Um time sem criatividade, sem objetividade, sem ambição. Falta muito ao São Paulo. E reitero, a continuar deste jeito, perde o campeonato.

Mas voltando ao jogo. Depois das expulsões, o que se viu foi um São Paulo pressionado pela obrigação de ganhar e um Corinthians lutador. Leão armou o time com duas linhas de 4 jogadores à frente da área. A primeira tinha Marcelo Mattos, Marinho, Betão e Gustavo Nery. A segunda tinha Amoroso, Magrão, Rafael Moura e Carlos Alberto. Com isso, o time congestionou tudo para o São Paulo, que tentava (sem sucesso) jogar pelas laterais.

O São Paulo até teve uma boa oportunidade, com Edcarlos, de cabeça. Mas a melhor oportunidade foi do Corinthians. Rafael Moura mostrou toda a sua incapacidade ao perder um gol na cara de Rogério. Rafael Moura, me desculpem, não serve para o Corinthians.

No segundo tempo, Muricy trocou o 3-5-2 para o 4-4-2. O São Paulo foi um pouco mais agressivo, mas não fez o suficiente para marcar. Tudo bem que mandou duas bolas na trave do Corinthians mas, pelo time que tem, pela posição que ocupa, tinha a obrigação de fazer mais do que fez.

E, se tivesse que ter um ganhador, esse seria o Corinthians. No fim do jogo, Rafael Moura (de novo) perdeu ótima chance de dar uma vitória heróica e histórica ao Corinthians. Mas ele não tem qualidade para isso.

O balanço final do clássico é: o São Paulo perdeu dois pontos e vê a sua "superioridade" ser colocada em xeque. Afinal, como que o "melhor time do Brasil" empata com um time que luta para fugir do rebaixamento e que jogou quase 70 minutos com 9 jogadores?

Já para o Corinthians, esse é um daqueles resultados que dão moral "para o grupo", que levantam o astral e que podem levar o time de volta às vitórias. Mas, nesse 1 ano e meio de MSI, isso já aconteceu contra o Cianorte, no Pacaembu e contra Universidad Católica no Chile. E acabou que o time não engrenou.

Nenhum comentário: