quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Internacional. Até que enfim!

De novo a América é conquistada e pintada de vermelho por Bolívar, só que desta vez, sem derramamento de sangue!

Acaba assim, as provocações gremistas para com o Inter. Agora não há mais espaço pra os tricolores do Rio Grande chamarem os colorados de Inter-Municipal e de Regional.

O Inter agora é o INTERNACIONAL, Campeão da América!

E que campeão. Derrotou na final só, o atual Campeão do Mundo. E com justiça.

Com uma monumental vitória no Morumbi e um heróico empate no Beira-Rio.

E porque, tem um ditado que diz: Quem não faz, toma!

E o São Paulo, com 10 minutos já tinha tido três ótimas chances de marcar.

A primeira, com Lugano, em um voleio sem força.

A segunda, com Danilo, após bela jogada de Aloísio. Clemer fez excelente defesa e pôs para escanteio. Na cobrança, a terceira chance perdida. Lugano, há 4 metros do gol, manda por cima.

A esta altura, a torcida do Inter, atônita, já pensa no pior. Mas eis que, quando era dominado pelo São Paulo, o Inter marca.

Rafael Sóbis, talvez o único do time do Inter que atuava com desenvoltura e que preocupava a defesa são-paulina, sofre falta na ponta-direita. Jorge Wagner coloca na área uma bola teoricamente fácil, Rogério Ceni falha e Fernandão, o capitão colorado, o maior artilheiro do confronto, tem 5 gols, manda para o fundo das redes. 1 x 0.

O São Paulo sente o baque e, se o Inter tivesse mais um pouco de calma, poderia ter matado o jogo. E não matar o jogo contra um adversário como o São Paulo é perigoso.

No começo do segundo tempo, Fabão empata. Muricy então tira Danilo e Richartlysson para as entradas de Lenílson e Thiago.

Só que o gol sai do outro lado. Em um rápido contra-ataque, cerá cruza para Fernandão. O atacante cabeceia e Rogério faz linda defesa, se redimindo da falha. No rebote, Fernandão acha Tinga, o motorzinho colorado, livre. Ele só tem o trabalho de empurrar. 2 x 1.

Na comemoração, Tinga recebe cartão amarelo por levantar a camisa. Como ele já tinha amarelo, foi expulso.

O sofrimento colorado parece não ter fim. E só aumenta. O São Paulo pressiona. O Inter se segura.

Aos 39 veio o empate. Júnior chuta e Clemer solta nos pés de Lenílson. 2 x 2.

A esperança renasce para o São Paulo e o sofrimento aumenta para o Inter.

Inter que não pode ir para a prorrogação. Seria morte certa jogar com um a menos uma prorrogação contra o São Paulo.

O São Paulo continua em cima. Aos 45, o lance do jogo. Júnior cruza na cabeça de Alex Dias. O são-paulino cabeceia firme, forte, como tem que ser. É o gol da prorrogação. Mas, no meio do caminho tem um Clemer. Tem um Clemer no meio do caminho. Se redimindo da falha no gol são-paulino.

Escanteio, agora é pressão total. A zaga afasta. Novo escanteio. O jogo é eletrizante. Emocionante. Extenuante.

As câmeras filmam Abel Braga, o Abelão, chorando e dizendo: "Meu Pai do céu!". Novo escanteio, o terceiro seguido. Mas o juiz não deixa. Fim de jogo. Inter, após 26 anos, Campeão da Libertadores da América.

E por que foi campeão. Por causa de uma coisa, planejamento.

Quando assumiu o Inter em 2002, Fernando Carvalho encontrou um clube combalido e quase falido. Que escapou por pouco do rebaixamento em 1999, com um gol de Dunga.

Um clube com 3 mil sócios, a maioria inadimplente. Em 2002, novo susto, o Inter só se salvou do rebaixamento no último jogo, contra o Paysandu, em Belém, gol de Fernando Baiano.

Em 2003, Fernandão, o símbolo deste time, é contratado. E começa a InterMania.

Surgem Nilmar e Daniel Carvalho. Ambos são vendidos para deixar o clube no vermelho. Sim, no vermelho, no azul é quando o time está mal financeiramente. Isso que é rivalidade.

Agora o Inter tem mais de 40 mil sócios que pagam até R$ 30 por mês, depende de onde mora a pessoa. Esses sócios têm o direito de retirar, isso mesmo, retirar, ingressos para os jogos do Inter no Beira-Rio. Isso alivia um pouco a pressão pela venda de jogadores.

Bolívar e Tinga já estão negociados. Rafel Sóbis voltou a despertar o interesse italiano, desta vez é o Milan. Mas Fernandão está prestes a renovar até 2010. E o Inter já pensa em reforços. Quer o argentino Guiñazu, do Libertad. A maioria dos jogadores do Inter são novos e têm contratos longos.

Atitudes novas como essa, permitem ao time ter um planejamento a longo prazo. Tudo isso começou em 2003 visando o centenário do clube, que acontece em 2009.

Ao INTERNACIONAL, os parabéns, por essa excepcional conquista.

Ao São Paulo, é a vida que segue, domingo já tem pedreira. Cruzeiro no Mineirão. Em busca do Tetra. Junto com o Inter. De novo!


Em tempo: Dunga anunciou a convocação para os jogos contra País de Gales e Argentina. Do jogaço de ontem, só Rafael Sóbis foi chamado. Absurdo!!! Kaká e Ronaldinho gaúcho voltam.

Nenhum comentário: