sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Blog Day

Blog Day 2007

31 de agosto é o dia mundial dos Blogs. A data faz referência à semelhança da data em numeral - 3108 - com a palavra blog.

Parabéns à todos nós!

STJD bagunçando o coreto

Primeiro veio o caso Dodô. Depois, em uma mesma semana, Muricy, Joel e Renato deram declarações polêmicas.

No começo da semana, um "erro de cálculo" fez com que Roger, expulso em um jogo no dia 16 de agosto, fosse julgado antes que Luciano Almeida e Túlio, por contados incidentes no jogo contra o São Paulo, dia 08 de agosto. Só isso já seria um tremendo absurdo mas, para piorar, o jogo seguinte era o clássico Flamengo e Botafogo. Roger não jogou, foi suspenso antes. Túlio e Luciano Almeida, mesmo condenados horas antes, sim.

Mas tem mais: Dorival Júnior pegou 120 dias por invadir o gramado e reclamar com o juiz. Mano Menezes pegou 60 dias por dizer ao juiz que estava vergonhoso.

As punições foram corretas, mas o critério empregado, não. Joel "mandou" seus jogadores baterem nos do santos. Renato falou que o Fluminense estava sendo "roubado" seguidamente no campeonato. Nenhum dos dois foi punido.

A pergunta que fica é: por que então, Dorival e Mano foram punidos?

Não há, que se conheça. nenhuma Teoria da Conspiração em andamento. Mas vai explicar para os times d fora do eixo Rio-SP que isso não existe. Impossível.

Muito menos agora, com o STJD balançando o coreto.

A melhor declaração foi de Mano Menezes, que disse que ele estava usando as palavras erradas. Afinal, ele só disse: "Luis, tá vergonhoso, tá vergonhoso." Ele prometeu usar as palavras certas agora. Ao invés de "tá vergonhoso" vai falar que está sendo roubado.

Só assim mesmo, com humor, para encarar os desmando de um Tribunal (?) que sempre mete os pés pelas mãos.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Ruim com ele, pior sem ele.

Carpegiani foi mandado embora após a derrota contra o Cruzeiro.

Estreou contra o Náutico no mesmo Pacaembu que o vitimou. Tomando, de novo, um baile do adversário.

Carpegiani fez muito pelo Corinthians. Conseguiu pontos preciosos no começo do campeonato. Pontos que hoje livram o time da zona de rebaixamento.

Mas se perdeu nos últimos tempos. Após a saída de Willian, mais precisamente. Tentou achar um substituto para o jogador vendido para a Ucrânia.

No sábado, colocou Wilson para fazer a função. Não adiantou. O problema estava mais atrás. Vampeta e Ricardinho foram ótimos volantes. Hoje não são mais.

A escalação de Moradei era necessária. Ou de Carlos "gato" Alberto. Talvez três zagueiros e três volantes, com Vampeta mais livre para fazer o que ele consegue fazer hoje em dia: cadenciar o jogo.

Se pensarmos que o jogo era contra o Cruzeiro, time que adora jogar em velocidade e explorar os contra-ataques, essa escalação era óbvia.

Tão óbvia que Vampeta dizia no intervalo que o faltava mais um homem de marcação ao time no meio-campo.

Mas Carpegiani só fez a alteração após o segundo gol cruzeirense.

E agora, quem vem?

A melhor pedida é Mário Sérgio. Um técnino especilialista em armar retrancas e em anular as principais virtudes dos adversários. Mas, será que o Mário Sérgio deixará o Figueirense para entrar no caldeirão corinthiano?

Ainda sobre Carpegiani, a culpa é dele?

Claro que não! Fez mais do que o possível na atual situação corinthiana. e ainda conviveu com a instável situação do time. Conviveu com lesões e convocações dos principais jogadores do time.

se poderia ter feito um trbalho melhor? Claro! Assim como toda a direção corinthiana. Não fizeram.

Com Carpegiani, era certeza que o time não seria rebaixado. Agora? Impossível dizer.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

IFFHS

Esse é o ranking de clubes da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol do mês de julho.

Confesso que não entendo o Ranking. Como o Santos pode estar na frente de Boca Juniors, Internacional e São Paulo? Só por ter conquistado o campeonato paulista?

Em parênteses a classificação no mês anterior. O Sevilla lidera o ranking a 11 meses, igualando assim o recorde da Roma de 15 anos atrás.


1. (1.) Sevilla - 303,0
2. (2.) Chelsea - 285,0
3. (6.) Santos - 276,0
4. (3.) Boca Juniors - 272,0
5. (4.) Milan - 271,0
6. (5.) Manchester United - 270,0
7. (7.) Colo Colo - 260,0
8. (8.) Roma - 238,0
9. (9.) Liverpool - 236,0
10. (10.) Espanyol - 233,0
(10.) Internazionale - 233,0

Outros brasileiros na lista são:

São Paulo em 16º, Internacional em 18º, Grêmio em 24º, Flamengo em 42º, Paraná em 49º, Fluminense em 76º, Botafogo em 84º, Corinthians em 89º, Vasco em 157º, Cruzeiro em 163º, Goiás em 171º, Palmeiras em 213º e Juventude em 314º.

domingo, 19 de agosto de 2007

Soy loco por Ti, América.......

.......soy loco por ti de amores. A música composta por Gilberto Gil e imortalizada na voz de Caetano Veloso se encaixa perfeitamente quando o assunto é o amor que a torcida do América Mineiro tem pelo time.

Ontem à tarde o América Mineiro estreou na Taça Belo Horizonte. Depois de 4 meses de inatividade, o Coelho voltou a campo contra o mesmo adversário da última rodada do campeonato mineiro, o Democrata de Sete Lagoas.

1995 torcedores "lotaram" o estádio Independência para assistir ao jogo. Em jogos assim, o melhor não é o jogo em si, e sim os personangens que o rodeiam. Personagens como Raimundo Sá, 57 anos, 49 deles dedicados ao Coelho. Se você perguntar quem é Raimundo Sá para os fanáticos americanos que ficam no Bar du Magrelo, na rua São Felipe, no bairro da Sagrada Família, em frente ao estádio Independência, ninguém lhe dirá que é. Mas se você procurar por Cabelo Verde, todos, sem exceção, lhe dirão quem é.

Raimundo, ou melhor, cabelo verde, conta como virou americano em uma família composta só por atleticanos: "quando eu tinha 8 anos minha família me levou no Mineirão para assistir Atlético e América, o clássico da época. O Cruzeiro era o quarto time do estado, atrás até do Villa Nova. Todos da família me disseram que o Atlético era o preto-e-branco mas, foi o América subir pra o campo que eu me levantei. Tomei um pito da minha irmã, mas aí já não tinha mais jeito, ali escolhi o time que iria levar para a vida toda, o América."

Pelos 49 anos seguintes, cabelo verde se dedicou de corpo e alma ao time. Desistiu de empregos e de mulher só para ficar com o América. Conta que sua ex-esposa o mandou escolher entre ela e a devoção pelo América, - vai embora agora - foi a frase que ele usou para demonstrar que o amor pelo América é maior.

Acompanha treinos e jogos do time. Conhece todos que rodeiam o Coelho. Quando o ônibus do time passou pela rua São Felipe em direção ao estádio, foi prontamente parado pela "multidão". Cabelo verde foi comprimentar alguns jogadores americanos pela janela do ônibus. E cobrar raça de um time que só venceu um jogo no ano, no dia 24 de janeiro, 1 a 0 contra o Ituiutaba. Outros também agiram como cabelo verde, como se estivessem cobrando o Atlético ou o Cruzeiro. Exigiam a vitória a qualquer custo. Entre os cobrados estava Euler, o filho do vento. Ao avistar a torcida americana nas imediações do Independência, ele tratou de fechar janela e a cortina do ônibus.

O time saiu perdendo com um gol do zagueiro Neto, aos 18 minutos do primeiro tempo. O atacante Daniel Moraes virou o jogo com dois gols de cabeça aos 25 e 41 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo o atacante que a qualquer momento pode ir embora - representantes do Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal o observaram ontem - fez o seu terceiro gol em rápido contra-ataque aos 22 minutos.

O Democrata tentou reagiu no fim do jogo. Gilberto cobrou pênalti cometido por Carlão que evitou o gol com a mão. Com o placar adverso e um a mais, quase o Democrata empata. O jovem goleiro Daniel foi corajoso ao sair nos pés de gilberto, já aos 44 do segundo tempo para evitar o empate.

Pouco depois Euller marcou, de peito, o quarto gol, acabando assim com o martírio da torcida americana que já promete, vai lotar o estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, no próximo domingo, contra o Tupi, às 10:30 da manhã. Cabelo verde estará lá.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

E tem gente que queria o Muricy fora do São Paulo

E não faz muito tempo não. Dois meses, se tanto.

A recente ascensão do São Paulo mostra que o Muricy, como dito por alguns, eu inclusive, arrumaria o time do São Paulo e o time brigaria pelo título do Brasileiro.

Demora, é verdade. Mas ele arruma.

O caso agora é saber o que fazer no ano que vem, na Libertadores. A menina dos olhos Tricolores.

O jogo contra o Botafogo foi como eu esperava. Sem brilho técnico. Com brilho tático. Muricy se mostrou mais uma vez atento ao jogo. A entrada de Hernanes no lugar do fraturado Reasco foi fundamental.

E a escalação inicial, tirando a entrada de Leandro como armador, foi boa também. Mas melhorou no segundo tempo, com a entrada de Júnior. Outra mostra da visão tática de Muricy.

O São Paulo hoje é um time mais preparado para ser campeão. Tem jogadores acostumados às conquistas. E isso faz a diferença.

O trio de zaga esteve ótimo ontem. Dodô não viu a bola. Miranda o anulou. Breno, o único zagueiro que acertou na posição de "líbero" após a saída do Lugano, ainda saiupara o ataque com uma habilidade ímpar. Alex Silva pegou quem caia por ali.

Josué não deixou Lúcio Flávio jogar. Jorge Wagner pegava Joílson. Em suma, o São Paulo matava a criatividade botafoguense

Por ser um time pressionado pela falta de títulos e pelas recentes quedas no momento decisivo, o Botafogo foi se perdendo. A cada tentativa de jogada errada, o time se irritava mais.

Ap´pos o golde Alex Silva, o clima piorou. Túlio, bom e experiente jogador, perdeu a cabeça em um lance que não representava perigo algum ao Botafogo. Chutou Leandro no chão, covardemente. Expulsão correta.

Os botafoguenses reclamam do segundo gol do São Paulo. Nã vi falta do Júnior. Para mim, ele tocou a bola e o botafoguense, já desequilibrado por tentar um drible que não condiz com a sua habilidade, caiu. Alguns acham que foi falta. Se estamos discutindo tanto o lance, temos que absolver o Simon então. Ele tem frações de segundo para decidir.

Falar que o São Paulo disparou na liderança é um........disparate. São 5 pontos e o Botafogo tem um jogo a menos.

O campeonato está totalmente em aberto. Mas tem tudo para se tornar polarizado entre São Paulo e Botafogo.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Belzonte

O blog está meio parado ultimamente. Desculpem.

Estou em Belo Horizonte atrás de uma matéria para a Placar.

Aliás, na ediçao de agosto da Placar, já tem uma matéria minha. Chama Boca Murcha e fala sobre a odontologia no futebol. Interessante.

Amanhã tem confronto de líderes no brasileiro. Botafogo x São Paulo.

Na visão maniqueísta de alguns, o melhor futebol contra o mais competitivo. A criação contra a destruição. O ataque contra a defesa. E por aí vai.

O melhor seria uma mescla de Botafogo e São Paulo. Daria certo? Provavelmente não.

O Botafogo vai sem Zé Roberto, que aprontou mais uma. Chegou atrasado no treino desta manhã.

O São Paulo não tem Souza e Hugo - suspensos - e Aloísio, machucado. Muricy não sabe ainda como vai escalar o time. Sem Zé Roberto, Cuca, acho eu, não escalará três atacantes. Indiretamente, Zé Roberto e o Cuca ajudaram o Muricy. Sem os ttrês atacantes do Glorioso, fica mais simples a escalação Tricolor, que deverá ter 3 zagueiros, com Jorge Wagner na meia.