domingo, 28 de janeiro de 2007

Um domingo qualquer!


É nisso que estão se transformando os domingos de manhã para os admiradores do tênis. Tudo isso por causa desse cara aí, o Federer. Federer é um gênio. Não que a vitória de hoje tenha sido surpreendente, longe disso, foi uma vitória comum, como qualquer outra. E é isso que impressiona, porque, afinal de contas, não era um jogo qualquer, era só a final do Aberto da Austrália.
E ainda tem mais. Ele conseguiu com a vitória de 3 x 0 sobre o chileno Fernando González, algo que não era feito desde 1980, conseguiu vencer um Grand Slam em perder nenhum set. Ele é só o 4º jogador na Era Moderna do Tênis ao conseguir isso (os outros são Bjorn Borg, Ilie Nastase e Ken Rosewall), para se ter uma idéia do quão difícil é esse feito.
E ele baterá outro recorde, o de maior números de semanas consecutivas na liderança do ranking. O atual detentor é o americano Jimmy Connors, que ficou 160 semanas seguidas como número 1. Federer vai passá-lo no fim de fevereiro. Passando e ampliando. Ele está na liderança do ranking desde 2 de fevereiro de 2004.
Federer está com 25 anos e tem 10 títulos de Grand Slam. Ele completará 26 anos em agosto, ou seja, até seu aniversário, é provável que dispute mais 2 Grand Slam, Roland garros e Wimbledon.
Apesar de não ser o maior especialista no saibro (Rafael Nadal que é), Federer só perdeu os dois últimos torneios para Nadal. E, neste ano, ele parece muito mais focado para duas coisas, Ganhar Wimbledon pela 5ª vez seguida, igualando assim Bjorn Borg e ganhar o Grand Slam (vencer os quatro torneios no mesmo ano).
Se obtiver esse feito, chegará no seu aniversário de 26 anos com 12 Grand Slam conquistados. Só para efeito de comparação, Pete Sampras, o recordista em títulos do Grand Slam com 14, tinha 8 títulos com os mesmos 25 anos e só conseguiu o 14º aos 31 anos. O que estamos vendo é a história sendo (re)escrita.
Por isso, daqui a alguns anos, poderemos falar: "eu vi o Roger Federer jogar!"

Nenhum comentário: