quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Enfim, futebol!

Não, não me venham com a história de que já tinha futebol rolando com a Copa São Paulo, nem com a estréia dos campeonatos baiano, pernambucano, cearense e outros. Nem mesmo os campeonatos internacionais. Hoje começou o futebol no Brasil.

Começou o campeonato paulista, o melhor (?!) campeonato estadual do país. Mas, me digam, tem alguma vantagem ser o melhor dos piores? Deveria ser assim: campeonato paulista, o menos pior de todos os estaduais.

A tempos o paulistão (nome perfeitamente cabível, mas não pela qualidade do torneio e sim pelo seu inchaço) não agrada. São muitos times e pouco tempo de preparo. O resultado: partidas de baixo nível técnico. Santos e Barueri foi uma mostra disso.

O torneio, para ser viável, teria que ter menos times. Metade dos atuais 20 estava de bom tamanho, como no Rio por exemplo. Lá, devido a quantidade reduzida de times, se tem clássico em quase todos os fins de semana.

E, esse ano, ainda tem um agravante. Mais duas datas do calendário futebolístico nacional foram disponibilizadas para o paulistão só para acomodar as finais do campeonato, a menina dos olhos da Rede Globo e da maioria dos cartolas.

Com tudo isso, o melhor a fazer para os técnicos que estão desempregados, é esperar. Devido ao pouco tempo de trabalho, os times começam o campeonato em um ritmo lento, mas os cartolas, sempre imediatistas, querem resultados já, ou seja, despedem os técnicos e contratam outros.

Esse ano, a coisa pode ser diferente já que os times não lutam pela primeira posição, lutam para estar entrte os quatro, o resto é lucro. E, estando entre os quatro, é tudo do zero, com semifinal e final.

Ou seja, o que já era obsoleto, ficou pior. Planejamento para quê, se só precisamos estar entre os 4?

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo em partes contigo...apesar de não ter a força de outros anos, as equipes do inteiror paulista sempre montam bons elencos de aluguel...melhores que os prequenos do rio, minas, rio gde do sul etc...
Mas o inchaço é maléfico ao torneio...

Bacana o blog...poderiamos ser parceiros?
Abraço, André