terça-feira, 27 de maio de 2008

Preocupação mundial

A BBC mostra uma matéria hoje sobre o número de ingleses que começam os jogos como titulares em suas equipes. São 170 ingleses que começam como titulares na Premier League, de um total de 498 jogadores. Ou 34.1% dos jogadores dos 20 times da Premier League. Abaixo, um gráfico mostrando a diminuição desse número da temporada 2000-2001 para cá:


O time que, em média, mais conta com ingleses em campo desde o início do jogo é o West Ham, com uma média de 6.61 jogadores ingleses. O Arsenal é o time que menos conta com ingleses. Por partida, em média, 0,34 jogadores ingleses entram em campo desde o início do jogo vestindo a camisa dos Gunners.

O técnico da seleção inglesa, Fabio Capello, disse não estar muito preocupado com isso. Para ele, "o importante é a qualidade dos jogadores, e não a quantidade." Mas ele ressalvou que é melhor que esse número bata os 40% na temporada seguinte, "porque é daí que eu escolho quem convocar."

Sepp Blatter, presidente da FIFA, já deu seu parecer sobre o caso. Para ele, "é necessário estabelecer um limite para jogadores estrangeiros desde o início em campo. Cinco estrangeiros está bom."

A Premier League discorda. Em comunicado, os dirigentes da Federação disseram que "nós precisamos é elevar o nosso nível, não criar um 'sistema de cotas' que valoriza os jogadores medianos ao invés dos que têm o nível para os nossos clubes."

Capello citou que, na final da Liga dos Campeões, havia 9 jogadores ingleses nas escalações iniciais. Ele disse que esse mesmo problema também existe na Itália e na Espanha.E quando perguntado se a Inglaterra, mantendo esse número baixo de ingleses nos seus times, pode vencer um dos torneios grandes de seleções (Copa do Mundo e Eurocopa), ele disse "que isso dependerá dos trabalhos das academias de futebol, as escolinhas, e da preparação desses jovens na base dos clubes."

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe aquela conversa sobre cidadania, fazer um Brasil melhor, que a gente acha muito bonita, mas, quase sempre, por falta de tempo, acabamos deixando de lado? Vamos mudar essa história.

O site Um Brasil de Cidadania, desenvolvido para a Ação Global do SESI, vem justamente criar um jeito prático para que cada um faça sua parte.

Uma foto, um vídeo, uma simples frase, coisas do dia-a-dia, cada coisa tem seu valor na construção de um Brasil com mais cidadania. Nossa missão é estimular as pessoas a mostrarem como têm colaborado. E isso pode ser mais fácil do que parece. Existem duas formas de contribuir. A primeira é adicionar tags específicas às fotos do Flickr , posts no Twitter e vídeos do YouTube ligados ao tema (conforme exemplo em anexo) e eles serão mostrados no site da ação. E a segunda é contribuir no próprio site, deixando seu depoimento. Para entender melhor como funciona, visite: http://www.umbrasildecidadania.com.br/?name=Blogs&V642

As tags para vídeos, posts e fotos são: cidadania, caridade, voluntariado, voluntário, beneficente, doação, donativos, SESI, ONG, “Ação Global”, "ação social", "ajuda ao próximo", "responsabilidade social", "serviço comunitário", “brasil de cidadania”.

Obrigada por contribuir por um Brasil com mais cidadania.