quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A torcida que faz o time

Não, não falo de Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro ou Fenerbahçe. O time em questão é Ebbsfleet United, que disputa a "Conference", a 5ª divisão na Inglaterra.



Tudo começou em uma mesa de bar. O ex-jornalista esportivo William Brooks é a mente por trás da idéia.

- Numa noite numa mesa de bar eu percebi que com a colaboração de anônimos seria possível levantar um valor fenomenal de dinheiro na internet e que isso poderia ser uma forma fascinante de gerir um clube -, disse ele ao jornal inglês The Times. Foi fundado então o My Football Club.

São mais de 53 mil sócios até agora. Desses, 20 mil pagaram 35 libras. O montante arrecado foi de 700 mil libras - quase 1 milhão de Euros. Com isso eles conseguiram comprar 51% das ações do Ebbsfleet.

A idéia é gerir democraticamente o time dentro e fora de campo. Cada um dos 20 mil membros colaboradores terá direito a voto para decidir toda e qualquer questão do time.

O técnico atual do time será mantido. Não só mantido, como promovido. Liam Daish foi promovido para "chefe dos treinadores", ou seja, ela terá a responsabilidade de pôr em prática o que os internautas quiserem.

- Escolher onze jogadores e a formação do time não é uma ciência exata e, às vezes, a sorte tem um papel importante nisso. Durante e depois das partidas, os torcedores do Ebbsfleet costumam dar sua opinião sobre os jogadores que deveriam ou não ser titulares. Agora eles terão seu voto. Mas, assim como antes, o que acontecer nos treinamentos e no vestiário no dia da partida é de minha responsabilidade. O dinheiro dos torcedores financia este clube e paga o meu salário e o dos jogadores. Este é um bom argumento no momento de opinar sobre quem eles querem ver - disse Liam.

O Ebbsfleet está perto de se classificar à Football League, uma divisão que tem 3 sub-divisões, e que é considerada a 4ª divisão inglesa. Se isso ocorrer, será a primeira vez na história.

William Brooks, o idealizador do MyFootballClub, disse: - espero que agora os sócios do MyFootballClub e os torcedores do Ebbsfleet juntem suas forças para tornar o time mais sustentável para que ele obtenha sucesso maior.

No mínimo, curioso. Inovador sem dúvida. Seria sensacional se desse certo. Se ele chegasse na primeira divisão inglesa.


William Brooks: Mostrou aos times brasileiros como arrecadar dinheiro com sua torcida. Em 5 meses, conseguiu quase 3 milhões de reais

Nenhum comentário: