terça-feira, 27 de novembro de 2007

A seleção olímpica e a falhas da convocação.

Primeiro um esclarecimento. Não falei nada sobre a tragédia na Fonte Nova por um simples motivo: pessoas mais competentes disseram tudo o que havia para ser dito.

Voltando ao tema. A seleção olímpica foi convocada nesta segunda para um amistoso contra a seleção dos melhores do campeonato brasileiro. Dunga já provou ser um bom selecionador. Convocou jogadores que não estavam na "mídia", resgatou bons jogadores e mostrou olho clínico em alguns casos, como na convocação desta segunda, para a Seleção Olímpica.

Ao mesmo tempo em que se mostrou um bom selecionador, mostrou também ser um péssimo treinador. O Brasil não tem padrão, e as estrelas não brilham. Além de escalar mal o time, como ficou provado contra o Uruguai, quando escalou Mineiro e Gilberto Silva, reservas em seus clubes, como titulares.

Mas, mesmo quando acerta, ele erra. A maioria dos bons jogadores que ele deixou de fora da seleção olímpica foi por um motivo: eles atuam fora do país, e não é data-FIFA. Ou seja, os clubes não precisam liberar seus jogadores. Mas ele deixou de fora bons nomes que atuam no país, como Hernanes e Arouca.

Vamos à convocação e aos comentários:

Goleiros:

Renan (Internacional)
Felipe (Santos)

Laterais:


Apodi (Vitória)
Nei (Atlético-PR)
Leonardo (Portuguesa)
Valmir (Palmeiras)

Zagueiros:


Breno (São Paulo)
Rhodolfo (Atlético-PR)
Leandro Almeida (Atlético-MG)
Leonardo (Grêmio)

Meio-campistas:


Toró (Flamengo)
Charles (Cruzeiro)
Ramires (Cruzeiro)
Maycon (Internacional)
Thiago Neves (Fluminense)
Pedro Ken (Coritiba)
Diego Souza (Grêmio)
Wagner (Cruzeiro)

Atacantes:


Alexandre Pato (Milan-ITA)
Keirrison (Coritiba)
Pedro Oldoni (Atlético-PR)
Diogo (Portuguesa)

No gol, Cássio (ex-Grêmio) e Diego (ex-Atlético Mineiro) têm que ter chances. Em especial Diego. Enquanto foi goleiro do Atlético, salvou o time várias vezes. E não tem desculpa porque ele é reserva do Almería. Todos os outros goleiros também são reservas nos seus times.

Na lateral-direita, Apodí é uma escolha interessante. Mas ao que tudo indica, Ilsinho e Rafinha do Shalke 04 da Alemanha serão convocados no futuro. Na esquerda, Marcelo do Real Madrid e Adriano do Sevilla têm tudo para serem titular e reserva respectivamente em Pequim. Carlinhos, do Santos, corre por fora.

Na zaga, faltou Lima, ex-Atlético Mineiro, hoje no Bétis da Espanha. Gladstone, ex-Cruzeiro, também tem chances. David do Palmeiras teve um ótimo primeiro semestre. Parece que as notícias sobre uma possível ida para o exterior mexeram com ele. Fez um péssimo jogo contra o Inter - falhou em pelo menos um dos 2 gols . Talvez por isso esteja de fora.

No meio, antes de falar dos estrangeiros, faltou Hernanes do São Paulo. Ele merece estar já na principal, que dirá na olímpica, já que tem idade. Arouca, do Fluminense é outro que merece ser chamado. Mesmo assim, eles seriam os reservas de Lucas, ex-Grêmio e Denílson, ex-São Paulo, também não convocados.

Nas meias ofensivas, Thiago Neves é um bom nome. Mas será que agüenta o tranco? Para a sua posição tem "só" Anderson do Manchester United, Diego do Werder Bremen e Willian, ex-Corinthians atualmente no Shaktar da Ucrânia. Sem contar os convocados Wagner e Diego Souza. O único porém é a convocação de Toró, sendo que, no mesmo Flamengo, Renato Augusto joga mais.

No ataque, Pato é nome certo. Keirrison é ótimo jogador e uma boa aposta, assim como Diogo. A interrogação fica por conta de Pedro Oldoni. Ele teve um bom início de campeonato brasileiro. E no ano passado. Rafael Sóbis, ex-Inter, Jô, ex-Corinthians e Guilherme do Cruzeiro são melhores que ele. Aliás, para uma seleção totalmente nativa - a exceção éo Pato, simplemente poruqe não pode jogar pelo Milan - é inexplicável a ausência do Guilherme.

Nenhum comentário: