quinta-feira, 26 de abril de 2007

Abalado!

Essa é a avaliação que se pode fazer do São Paulo após os dois últimos jogos. Volto a repetir, o time é acomodado. Ontem poderia ter goleado o Audax. Falta objetividade e sobra preciosismo ao time.

A maior prova foi um lance que Aloísio ajeitou para Leandro, que bateu forte, Peric espalmou e Souza quis bater de primeira.

O time também está intranquilo, afobado. Quer fazer o 5º gol antes de fazer o 2º. O estilo inglês que Muricy tanto adora, é ótimo em alguns momentos, mas péssimo em outros. Ao mesmo tempo em que sai em contra-ataques extremamente velozes, o time peca por não saber cadenciar o jogo. E, com isso, entrega de bandeja bolas para o adversário, que aproveita.

Depois do empate do Audax, o medo de perder paralisou o time que, sem confiança, só se defendeu.

Agora pega o Grêmio, fazendo o 2º jogo no Olímpico. Parada indigesta para ambos, que esperavam adversários mais fáceis.

A lembrar: sempre que passou da primeira fase, o São Paulo chegou no mínimo até a semifinal. E, em confrontos de mata-mata da Libertadores, nunca perdeu ou foi eliminado por times do Brasil.

Um dado que pode dar confiança ao time, ou pode jogar contra, pressionando ainda mais um time que até duas semanas atrás era o favorito para a conquista de todos os campeonatos do ano.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Tradição

Está no dicionário: Tradição, s.f. 1. Ação de entregar ou transmitir; 2. transmissão oral; 3. usos ou hábitos inveterados tranmitidos de geração em geração

Esse é o ponto. Poucas pessoas duvidam que o time do Manchester é melhor hoje que o Milan.

Mas o que fez o Milan quase vencer ontem? Certamente a tradição está entre um dos fatores. O Milan, 6 vezes campeão da Champions, saiu perdendo mas, em nenhum momento, se abalou.

Com Kaká jogando tudo e mais um pouco, virou o jogo e calou Old Trafford. Só a tradição é o suficeinte para reverter a derrota de 3 x 2? Não, mas é um grande passo. O Manchester, 2 vezes campeão, é um ótimo time e adora jogar no contra-ataque. Mas o meu palpite é no Milan.

Para quem não viu os gols ainda:


E para saber como é a popularidade do Kaká com os Rossoneri:



O canto é assim: siam venuti fin qua, siam venuti fin qua, per vedere segnare Kaká.
Numa tradução literal é: Nós viemos aqui, nós viemos aqui, para ver o Káká marcar. Impressionante.

Em tempo, ele é o artilheiro da Champions com 9 gols, 3 a mais que o segundo colocado, Peter Crouch, do Liverpool. Kaká também é o jogador que mais acertou chutes no gol, foram 24 nesta Champions.

No jogo de hoje, a tradição também conta. O Liverpool tem 5 títulos contra nenhum do Chelsea. Meu palpite é que dá Liverpool.

domingo, 22 de abril de 2007

Vesti Azul....

....(papapapapapa) / minha sorte então mudou... Passei a ser olhado com atenção..e fui agradecer pela opinião

Wilson Simonal cantava isso há décadas. Tudo bem que o São Caetano sempre jogou de azul, por isso, a música poderia ser assim:

marquei melhor ....(papapapapapa) / por isso é que ganhei.... Só porque goleei....passei a ser olhado com atenção!

O São Paulo jogou mal, em contra-partida, o São Caetano jogou muito, por isso merece estar na final.

O melhor jogo do São Paulo no ano não foi nem um jogo completo. Foram os primeiros 27 minutos do jogo contra o Santos. Por motivos óbvios, o São Paulo marcou o Santos e saía em extrema velocidade. E, isso foi possível porque, naquele jogo, Muricy escalou o time com 3 zagueiros e 2 volantes (nesse caso o Frédson, não o Souza). Frédson saiu machucado e, um minuto após, Hugo deu um lindo passe para Ilsinho marcar.

A partir daí, só deu Santos. Porque o São Paulo perdeu sensivelmente em poder de marcação. O resto todos sabem. Não é de hoje que o time escolhe os jogos em que quer jogar e menospreza seus adversários.

Relembro isso para dizer como foi o jogo hoje. Não adianta ter posse de bola se não souber o que fazer com ela. Isso ficou provado no jogo Manchester United 7 x 1 Roma. A Roma teve 55% de posse de bola........

Hoje aconteceu isso, O São Paulo tocava, tocava e oferecia contra-ataques ao São Caetano. Era questão de tempo e competência o azulão ficar na frente. Depois que tomou a virada-relâmpago, o time se entregou. Atacava desordenadamente, não tocava a bola, não fazia nada. E, que fique bem claro, foi o São Caetano que ganhou e não o São Paulo que perdeu

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Messidona!

Maradona está internado, em estado grave, na Argentina. Só por isso se é capaz de dizer que quem fez isso aqui, não foi ele. Esse é um vídeo produzido pelo jornal espanhol AS, que mostra perfeitamente a íncrivel semelhança dos gols através dos tempos. Beira o inacreditável, o impossível, o extraordinário.

Aqui, as pesquisas dos jornais Marca, da Espanha e Olé, da Argentina, para saber qual gol foi mais bonito.








segunda-feira, 16 de abril de 2007

Inevitável


Maria Lenk era dessas pessoas com uma vitalidade invejável. Já aos 92 anos, continuava a nadar todos os dias.
Foi a primeira sul-americana a participar dos jogos olímpicos, nos jogos de Los Angeles, em 1932. Isso, em 1932. Então com 18 anos, não ganhou medalha. Voltou em 1936, em Berlim. Voltou para casa de novo sem medalha.
Foi prejudicada pela não realização dos jogos de 1940. Estava na sua melhor forma e teria, enfim, condições de "medalhar".
Isso não lhe tira os méritos anteriores, ou posteriores, quando, já na fase idosa, foi campeã mundial inúmeras vezes.
Não faz um mês, falei com ela, em virtude do dia internacional da mulher. A homenageamos na Rádio Capital. Era, acima de tudo, uma pessoa simples.
Enfim, ela faleceu hoje, após sentir se mal na sessão diária de natação. Faleceu fazendo o que mais gostava.

domingo, 15 de abril de 2007

Eu sou o Marcelo Veiga, muito prazer!

Quem não o conhecia, ficou conhecendo hoje. Marcelo Veiga mostrou que não foi só o fato de Palmeiras e Corinthians estarem mal que levou o Bragantino até a fase semifinal. O técnico do Bragantino conseguiu um feito rarissímo: não levar gol do Santos. Essa foi a segunda partida no ano que o Peixe não marca (a outra foi na derrota contra o São Bento).

E como ele conseguiu isso: com muita dedicação e marcação de seus jogadores.
Ele jogou no 3-4-2-1 e dificultou muito as coisas para o Santos. Adriano e Moradei marcaram Zé Roberto e Cléber Santana extremamente bem. Nas laterais, Júlio César e André pegaram Kléber e Pedro (depois Dênis). Com isso o Santos não conseguia armar jogadas para Tiuí e Marcos Aurélio (também anulados por Zelão, Luis Henrique e Cadu). Na frente, Alex Afonso ficava isolado, enquanto Everton e Somália puxavam os contra-ataques, buscando sempre as costas dos laterais santistas.

Para o segundo jogo, Veiga não terá Moradei e Luis Henrique, suspensos. Isso com certeza trará problemas na estrutura do time, pois ambos são peças importantes.

Por enquanto, na batalha dos laterais-esquerdos medíocres, Vanderlei só vence porque joga por dois empates.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Overwhelming!!!

Essa é a melhor definição para o Manchester United hoje. E para o Cristiano Ronaldo também:
Avassalador!

O que aconteceu em Old Trafford ontem foi uma aula de como se jogar futebol nos tempos atuais. No futebol cada dia mais competitivo, o Manchester se destaca por jogar com 3 atacantes (às vezes 4!). Com um contra-ataque que beira à perfeição, de tão bem executado que é, os Diabos se afirmam hoje como os favoritos a conquista da Liga dos Campeões. Reparem no segundo gol, sete toques na bola, saindo da defesa para o ataque, todos de primeira, em 8 segundos. Fantástico.

E, quem diria, Taddei fez falta à Roma. Com ele em campo, a Roma marcaria mais. Não daria tanto espaço para os contra-ataques. Agora a contradição do jogo: posse de bola - Manchester 45%, Roma 55%. Não adianta ter a bola se você não souber o que fazer com ela.

Aqui o vídeo da goleada inglesa, em italiano:



No outro jogo, José Mourinho mostrou porque é considerado o melhor treinador da atualidade.
Quando tudo parecia perdido, após tomar o gol de Morientes, o Chelsea encurralou o Valencia, no seu estádio. E, a impressão que o time passou foi: "Ok, estamos jogando no seu estádio, mas o jogo só acaba quando tivermos a classificação".

E, o Cañizares foi eleito o melhor em campo ainda, com nota 9. Mas, como no futebol, justiça não é o mote principal, ele falhou no gol de Essien, que deu a classificação ao Chelsea.

Mourinho quer porque quer recuperar um título que ele acha que lhe roubaram, o da Liga dos Campeões de 2005, quando o Liverpool eliminou o Chelsea nas semifinais. Quando perguntado sobre esse jogo, Mourinho responde: " o jogo do não gol". Para ele aquele jogo não aconteceu, ele apagou da memória.

Aqui os melhores momementos do jogo:

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Pitacos

Em São Paulo, o São Paulo demorou 15 dias para fazer o que dele se espera: se impor ao Necaxa. Jogou bem fez 3 e poderia ter feito muito mais.

No Rio, péssima noite para os cariocas. Menos mal para o Fluminense que, apesar da derrota frente ao América-RN, segue em frente.

Romário, além de não ter marcado o milésimo, viu o Vasco ser eliminado pelo Gama e saiu de campo aos gritos de Ah! É Edmundo. Aí já é demais.

Na Liga dos Campeões, a surpresa foi o empate entre Chelsea e Valência, em Londres. Mas o time de Mourinho tem totais condições de ir até a Espanha e conseguir a classificação, apesar de não ter jogado bem nos últimos jogos.

Um time que tem Taddei e Doni ode chegar à semifinal da Liga. Se te falasse isso há 4 anos, você acreditaria? Eu, certamente não!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Procura-se

Para trabalho de alto risco, com remuneração de acordo com as incubências. Com habilidade para lidar com situações de pressão extrema. Calma, serenidade e capacidade de reestruturação são apreciadas.


Não, esse anúncio não está nos jornais, mas bem que poderia.

É assim que se sente a torcida corinthiana. Leão foi embora após 7 meses. É hora do técnico parar e repensar o que fará daqui para a frente. É hora de se reinvetar. O atual Leão não tem espaço em clubes grandes. Não é mérito algum livrar o Corinthians do rebaixamento no brasileiro, é obrigação.

Agora, com a chegada de Ílton José da Costa, fala-se em reestruturação. Tamandaré, Jean, Daniel, Roger, Marcelo Mattos, Gustavo e outros estariam fora dos planos para o brasileirão.

Ílton não é o nome para o cargo. É preciso um nome forte, com capacidade reconhecida para uma reestruturação. Uma pessoa com visão a curto, médio e longo prazo. Precisava ser uma pessoa inovadora e capaz de juntar em torno de si todas as alas do clube: situação, oposição, oposição da oposição e dissidentes. Não vejo no Ílton essas características.

Sobre o novo técnico, fala-se Paulo Autuori e Abel Braga. Difícil, para não falar impossível. Talvez seja a hora de colocar uma pessoa identificada com as raízes do Corinthians, alguém que entenda como as coisas são lá. Um ex-jogador identificado com o clube e que viria para reestruturar. Uma coisa os corinthianos (dirigentes ou não) têm que ter em mente: é preciso ter paciência. O trabalho não dá frutos de uma hora para outra. Hoje, o Palmeiras é o melhor exemplo a ser seguido pelo Corinthians. Pessoas novas, com pensamentos novos e que apostaram e bancaram o Caio Júnior, dando a ele todo o respaldo necessário para que ele trabalhe e para que esse trabalho dê frutos.