terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Não ligam? Ah, tá!


Esta é a capa do diário catalão Sport. Reparem na frase do Deco: "está na hora de saldar a dívida de 1992".

É fato que o Mundial não tem a mesma importância para os europeus quanto para nós mas, isso vem mudando. Prova disso é a recente discussão na Espanha. Lá, os torcedores do Real Madrid dizem que o torneio é um Mundialito enquanto os torcedores do Barça enchem a boca para dizer que o torneio se chama FIFA World Club Champions, assim mesmo, em inglês.

No mesmo Sport, tem uma matéria que fala sobre as idas do Barça ao Japão. E sobre 92 eles dizem: "O Barcelona, depois de sair na frente com um gol de Stoichkov, vivería um dos piores momentos da sua história, ao ver a sua vantagem se dissipar com dois gols de Raí, um de cabeça e outro de falta".

Guardiola, que jogou no "Dream Team", como os espanhóis chamam aquele Barcelona, disse que: "É um dos grandes torneios e poderíamos minimizar a sua importância se tivéssemos muitos (títulos), mas está claro que este não é caso".

Xavi, em recente entrevista publicada pelo site Terra disse que foi uma lástima que aquele time não tenha dado sequência no Japão, ao título que ganhou em Wembley (final da Liga dos Campeões).

Por isso, não se enganem, o Barcelona (e os europeus) querem esse título!

---------------------

E, para os espanhóis, a maior ameça ao título, ao menos na semifinal, é um velho conhecido. Claudio "Piojo" López. O atacante do América, é uma, senão a maior, arma do time mexicano para derrotar o Barcelona nesta quinta.

Quando jogava no Valencia, Claudio López foi responsável por inúmeras derrotas dos catalães. Em 15 partidas, marcou 12 gols. Sendo que 4 deles nas quartas-de-final da Copa do Rei de 1998-1999 (vitórias de 3 x 2 no Camp Nou e de 4 x 3 no Mestalla), conquistada pelo Valencia. Se transformou no "pesadelo" de Van Gaal, o técnico do Barça na época.

Uma possível vitória do América passa por uma boa atuação de López, La Bestía Negra do Barcelona. E do trio ofensivo como um todo. Na vitória contra o Jeonbuk (ou Chombuk, como queiram) o técnico Luis Fernando Tena escalou Blanco, López e Cabanãs no ataque. Talvez Cuevas seja uma melhor opção para a vaga de centroavante, no lugar de Cabañas. É mais perigoso, mais goleador.

Aqui, um vídeo da com os melhores momentos da campanha do Valencia na Copa do Rei 98-99 (com os 4 gols de Claudio López contra o Barça).


Nenhum comentário: