terça-feira, 16 de outubro de 2007

Escola Luxemburgo Leão de respostas cretinas à imprensa

Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo estão mesmo fazendo escola. Após muito tempo destratando a imprensa e querendo ensinar jornalismo aos repórteres, eles agoram tratam de perpetuar a espécie. O mais novo técnico a se formar na Escola Luxemburgo Leão de respostas cretinas à imprensa é Dunga. Mais uma vez ele discutiu com a imprensa nativa que cobre a seleção. Ontem foi a vez do técnico(?) despejar toda a sua falta de educação em cima de Cícero Mello, excelente repórter da ESPN Brasil.

Cícero fez uma pergunta um pouco mais planejada, como é de seu costume, questionando se o Brasil vai se satisfazer com empates quando joga fora de acsa, mesmo como adversários mais fracos, como a Colômbia, que não foi às duas últimas copas de mundo. Pronto, bastou para o Zangado se enervar.

"A seleção sempre joga para vencer. Gostaria que nas próximas vezes que você fizesse uma pergunta, fosse mais curta, não fizesse um monólogo todo para me irritar". Além de ser mal-educado, quis ensinar jornalismo ao Cícero. Ou seja, aprendeu direitinho na escola de Luxemburgo e de Leão.

O repórter disse que não tinha a intenção de irritá-lo, mas interpelou o técnico para saber se ele queria definir o tamanho da pergunta. Dunga ironizou: "Não, só para eu poder entender bem, porque não tenho a capacidade da sua inteligência." Até que enfim ele disse uma verdade. Até porque o Cícero é totalmente independente, trabalha em uma emissora independente, que não se curva para interesses escusos. Será que o Dunga pode falar o mesmo?

Os dois já tinham tido outro atrito. Cícero perguntou sobre Pato, e sobre a posição de comandante do ataque, de longe, a que mais preocupa na seleção. Cícero citou que Júlio Baptista atuou adiantado, e Dunga retrucou: "Tu cometeu (sic) um equívoco, Júlio Baptista não é centroavante. [Mello tentou justificar e Dunga prosseguiu]. Se tu me desse licença e tivesse educação de me ouvir como te ouvi...."

O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, interveio para amenizar os ânimos. Disse: "calma gente, estamos no Rio, de frente para a praia...."

Então quer dizer que se estivessêmos em Bogotá, poderia haver estresse, só porque lá não tem praia? Ou será porque é uma cidade muito violenta, Rodrigo esquece que o Rio também é uma cidade violentíssima.

Agora a pergunta que não quer calar: É Dunga ou é Zangado?

Nenhum comentário: