quarta-feira, 23 de julho de 2008

C'est la vie

Hoje pela manhã, assistindo ao ótimo Pontapé Inicial, na ESPN Brasil, tive uma daquelas surpresas que chamamos de «extremamente desagradáveis»: o falecimento de um amigo e companheiro do jornalismo esportivo, Luiz Fernando Bindi.

Relutei muito em vir aqu escrever esse post. Muitas pessoas já escreveram homenageando-o. Muito mais amigas dele do que eu. Gente como o Vitor Birner, Mauro Beting, Marcelo Duarte, o pessoal da Trivela, todos links que você pode encontrar aí ao lado.

Mas o Bindi merece que eu venha até aqui para falar dele.

Conheci seu trabalho em 2006, quando o Loucos por Futebol fez uma matéria com ele. Ele mostrava sua grandiosa coleção de distintivos de futebol. Gigante, talvez seja um termo mais adequado. E contava histórias sobre os escudinhos, histórias como o porque tal país usar uniforme de tal cor, ou porque tal clube tem aquele escudo. Fiquei interessado em levá-lo para a rádio - na época, a Tupi AM - afinal, era ano de copa, poderíamos fazer uma matéria falando dos 32 países classificados. A matéria não rolou, mas ficamos amigos. Comecei a escrever colunas para o seu site, o Distintivos.com.br.

Naquele mesmo ano o conheci pessoalmente. Conversamos bastante e ele me falou da sua ojeriza aos comentários do João Carlos Assumpção. Eu, para falar a verdade, nunca havia prestado atenção, mas depois de alertado pelo Bindi, tive a certeza de que o Janca não serve para ser comentarista - mas é um excelente repórter!

Continuamos a encontrarmo-nos de vez em nunca. A última vez, se não falha a memória, foi no seminário de jornalismo esportivo do Comunique-se, no fim do ano passado.

Um jovem de 35 anos, vitimado por uma parada cardíaca. Que descanse em paz.

Abaixo, um vídeo no qual o Bindi é entrevistado pelo Marcelo Duarte, para o programa Guia dos Curiosos, do IG.

Nenhum comentário: