terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Diga que valeu!!!!


É, já é 2008!

Por pior que tenha sido 2007, alguma coisa deve ter valido apenas. Então pense nas coisas que deram certo. E reflita sobre as que deram errado. Mas não se culpe excessivamente. Deu errado, bola pra frente.

2008 começa com a expectativa das Olímpiadas de Pequim, da Libertadores mais forte dos últimos tempos, da série b mais falada da história.

No campeonato paulista, São Paulo e Palmeiras - este dependendo da contratação de jogadores ainda - saem como favoritos. No Palmeiras é dada como certa a chegada de Alex Mineiro, Elder Granja e Maldonado. Uma aposta pessoal minha é Eder Luís, do Atlético Mineiro.

Em 2006, Luxemburgo tentou levar Eder Luis para o Santos. O jogador chegou a treinr no CT Rei Pelé por 2 semanas. Mas o Atlético Mineiro estava respaldado por contrato e fez valer o que estava escrito para contar com Eder. E essa aposta deu resultado, já que ele foi destaque na campanha da série b e foi muito bem na série a em 2007 - talvez o ponto alto dele tenha sido justamente o jogo contra o Santos na Vila, quando marcou 2 gols no empate por 3 x 3. E ele tem o perfil das contratações do Palmeiras: é ótimo jogador e é jovem, o que pode render uma boa grana com uma futura venda.

Leão, ex-técnico do Galo, também quer Eder. Como quer também Leandro Almeida e Rafael Miranda. Leão quer tirar do Galo a sua espinha dorsal. Se conseguir, será uma tacada de mestre. Os três são ótimos jogadores.

A única preocupação no Santos é a "birra" Leão-Luxemburgo. Quem tem afinidade com um, não joga com o outro e vice-versa. É o caso de Maldonado, que pode ir para o Palmeiras. Um equívoco. Assim como é equivocada a contratação de Marcinho Guerreiro. Depois da saída de Robinho, talvez as maiores revelações do Santos sejam os volantes Adriano e Dionísio. Aí o time traz Marcinho Guerreiro? Fala-se em Danilo e Fabão. Danilo disse a Muricy que não quer voltar. Fez até gol no título do Kashima hoje. Difícil repatriá-los.

O Corinthians contratou a rodo. Mas, com toda a certeza, a maior contratação, depois de Mano, foi a renovação de Felipe. Acosta pode fazer um ótimo papel, junto com Herrera. A renovação de Finazzi também foi importante. Mano pode escalar Finazzi com Acosta, Herrera e Lulinha se revezando, como fez no Grêmio. Mas nem sempre quantidade é igual a qualidade. Essas contratações lembram muito as contratações de 2004, quando o time trouxe Adrianinho, Régis Pitbull, Samir, Rodrigo Beckham, Julinho, entre outros. Não deu certo. Em comum as duas épocas têm um personagem: Andrés Sanches, atual presidente corinthiano e diretor de futebol em 2004.

O São Paulo ainda não confirmou mas está tudo certo: Jorge Wagner fica por mais três anos. A contratação dele junto ao Bétis era tratada como uma contratação de impacto pela diretoria. E isso se deu por alguns motivos: é um jogador tranquilo, que não brigou e não fez intrigas quando estava no banco. É polivalente - joga na ala, na meia, e faz às vezes de volante. E, o principal, foi o líder de assistências no campeonato brasileiro de 2007 com 12 passes para gol. E marcou 4 gols. Você pode pensar que é pouco. Em se tratando de São Paulo, onde os artilheiros do time no brasileirão - Rogério e Dagoberto - fizeram 7 gols, está bom.

O time trouxe também Juninho e Joílson, ambos do Botafogo. Juninho foi um dos melhores zagueiros do brasileirão. E fez 10 gols no torneio. O São Paulo estava atrás de Chicão - que foi para o Corinthians -, mas preferiu Juninho. Isso porque, desde a saída de Lugano, o time buscava um zagueiro para a "sobra". E, nesse aspecto, Juninho é o melhor do país. Pode não ser um primor quando sai para dar o combate mas, na sobra, é o melhor. Contratação acertada, portanto.

Joílson vem para suprir a ausência de laterais do time. Com a venda de Ilsinho e a lesão de Reasco, o time não tinha que jogasse por ali. Souza não rendeu como em 2005/06.

O time procura por um meia que também saiba marcar com eficiência. Diego Souza é prioridade. Mas não se espantem se Marcello Gallardo aparecer. Ele teve duas reuniões com os diretores do São Paulo. A negociação esfriou por causa do interesse do Besiktas, da Turquia, na contratação dele.

Fabio Santos está muito perto de vir. O São Paulo já tentou trazê-lo por 2 vezes. Na primeira - no começo do ano passado -, o Cruzeiro o vendeu para o Lyon. Na segunda, em agosto, o Lyon até aceitou, mas como vendeu o volante Tiago para a Juventus, viu que não podia se desfazer do jogador.

Amanhã, os favoritos para a Libertadores.

Nenhum comentário: