quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Depois de três tropeços, Palmeiras volta a vencer

Quem olha só para o resultado de Palmeiras e Goiás - 4 x 0 para o líder -, pensa que foi um jogo fácil. Se engana.

O primeiro tempo, pasmem, terminou 0 x 0 com uma chance de gol para cada lado. Está provado que o sistema defensivo do Palmeiras sente falta de um homem de mais pegada. E que ele não é o Edmílson. Após a entrada de Sandro Silva, ainda no primeiro tempo, o Goiás passou a ter menos facilidade para jogar por ali. Léo Lima, que até então fazia uma boa partida, desapareceu.

No segundo tempo brilhou Obina. Com 3 gols e um lindo passe de calcanhar para o outro de Deivid Sacconi, o bom baiano reconduziu o Palmeiras à liderança, 2 pontos a mais que o São Paulo. E domingo tem clássico contra o Corinthians. No primeiro turno, 3 de Obina mataram o rival.

O campeonato, que estava espremido, ganhou uma folga, já que o Atlético Mineiro perdeu do Fluminense por 2 x 1 e o Inter também perdeu na rodada.

O perseguidor direto do Palmeiras voltou a ser só o São Paulo, que enfrenta o Barueri, sábado, no Morumbi. O Atlético, terceiro colocado, vai até Goiânia enfrentar o Goiás.

Faltando seis rodadas, a chance de chegarmos na última rodada do campeonato brasileiro com três postulantes ao título ainda é grande. Quem disse que pontos corridos não tem final?

Será que dá?

Mesmo que por poucas horas, o campeontao brasileiro tem um novo e, inédito, líder este ano: o São Paulo.

Desde a última rodada do torneio do ano passado, o time não alcançava a liderança. Por causa de vários fatores. O principal: o time não está jogando bem.

Logo após a chegada de Ricardo Gomes, o time teve um bom rendimento, fez boas partidas, principalmente contra Grêmio e Goiás no Morumbi. Depois o time caiu.

Mas quem tinha que aproveitar essa queda de rendimento - Palmeiras, Internacional, Atlético -, não aproveitou. E agora, depois de duas vitórias - sobre o Santos, de virada na Vila e sobre o Inter -, o time parece ter encontrado o caminho para o Tetra.

O time continua devendo futebol. Mas mostrou muita vontade nessas duas partidas. E conta com um elenco experiente e acostumado a vencer o torneio, além do discurso motivacional do Rogério, dizendo que nenhum outro time conquistou o campeonato quatro vezes consecutivas e das "generosas" premiações de Juvenal Juvêncio na reta final.

O São Paulo pode não ser campeão, mas vai incomodar.