quinta-feira, 31 de maio de 2007

Frio? Só do lado de fora

A temperatura era de 9°C do lado de fora do Olímpico. Do lado de dentro, a Geral do Grêmio não se permitia sentir frio. Pulando e cantando durante todo o tempo, lembrava a todos no estádio que o Grêmio quer o tri da Libertadores. Custe o que custar.

Ontem custou apreensão, mas só no começo, quando Saja fez defesa espetacular em chute de Marcos Aurélio. A partir daí. o time se compactou de maneira tal, que o Santos não fez mais nada. Parece um absurdo, mas é a verdade. Foi o único chute no gol defendido por Saja.

O Grêmio colocou todos os seus jogadores entre a linha da grande área e o meio-campo e disse ao Santos: "toma, a bola é sua. Veja aí o que você consegue fazer com ela."

Nada, foi isso o que o Santos conseguiu. O Grêmio, por sua vez, conseguiu um pênalti discutível e um gol de Carlos Eduardo, em lance grotesco da zaga santista.

Com os 2 x 0 do Olímpico, o Grêmio sai com uma enorme vantagem, principalmente porque não tomou gol em casa. Detalhe, não tomou gol em casa em nenhum dos seis jogos da Libertadores.

Aqui, Mano Menezes fala sobre a dificuldade que o Grêmio terá no jogo de volta, na Vila:


powered by ODEO

Para o próximo jogo, Mano Menezes poderá contar com o retorno de Lucas. Lucas joga muito, mas será que é a hora dele voltar? O time se acertou quando ninguém esperava que isso acontecesse, que foi quando Schiavi e Lucas saíram. E ainda tem a questão de ritmo de jogo (ou da falta dela).

Já que falamos tanto sobre a torcida do Grêmio e seu fanatismo, vamos recorrer ao YouTube.

A torcida do Grêmio é, sim, impressionante. Esse vídeo é no jogo contra o Defensor no...Uruguai! Isso mesmo, no Uruguai e perdendo por 2 x 0.



Qualquer semelhança com a La Doce, do Boca Juniors, não é mera coincindência:



Agora, a que considero a melhor de todas, mais fanática, mas pouco (re)conhecida. A torcida do Fenerbahçe, da Turquia. Espetacular. Reparem, todos no estádio estão pulando. Repito, impressionante.



E vocês, qual preferem?

Só mais duas coisas, para o Luxemburgo dizer que o resultado foi injusto, que o Grêmio merecia mais, é porque, definitavamente, merecia. Perdeu a chance de matar a semifinal ontem. Afinal de contas, não é toda hora que vemos um jogo em que um time dá 23 chutes a gol e o outro só três.

Se formos avaliar pelo futebol, talvez a final deva ser Cúcuta e Santos, pela torcida, Boca e Grêmio. Difícil escolha hein!

terça-feira, 29 de maio de 2007

A pré-convocação

Dunga fez uma pré-seleção para a Copa América. São 34 convocados para 22 vagas. Mas ele não explicou o porque das convocações.

A parceria entre Craque de Blog e Leonardo Baran volta a funcionar, o que permite trazer para vocês o auxiliar-técnico da seleção, Jorginho falando sobre a ausência dos "feras":


powered by ODEO

Aqui a lista dos 34 pré-selecionados:

Goleiros

Diego - Atlético-MG; Doni - Roma-ITA e Hélton - Porto-POR;


Zagueiros

Alex Silva - São Paulo; Alex - PSV-HOL; Edu Dracena - Fenerbahçe-TUR; Juan - Bayer Leverkusen-ALE; Naldo - Werder Bremen-ALE; Thiago Silva - Fluminense;


Laterais

Cicinho - Real Madrid-ESP; Daniel Alves - Sevilla-ESP; Gilberto - Hertha Berlim-ALE; Kleber - Santos; Maicon - Internazionale-ITA; Marcelo - Real Madrid-ESP;


Meias

Edmílson - Barcelona-ESP; Anderson - Porto-POR; Diego - Werder Bremen-ALE; Elano - Shakhtar Donetsk-UCR; Fernando - Bordeaux-FRA; Gilberto Silva - Arsenal-ING; Josué - São Paulo; Julio Baptista - Arsenal-ING; Lincoln - Schalke 04-ALE; Mineiro - Hertha Berlim-ALE; Morais - Vasco da Gama; Zé Roberto - Santos;


Atacantes

Afonso - Heerenveen-HOL; Fred - Lyon-FRA; Jô - CSKA Moscou-RUS; Rafael Sobis - Real Betis-ESP; Robinho - Real Madrid-ESP; Vagner Love - CSKA Moscou-RUS; Carlos Eduardo - Grêmio

Comentários:

Bruno e Diego Cavalieri são, hoje, melhores que o Doni e, pelo menos, do mesmo nível do Hélton. Ah, e estão na frente do Diego do Galo. Mas aí, ficamos sabendo que o Diego, do Galo, pode ir para a Europa na próxima janela de transferências. Coincidência ou não?

Na zaga, Miranda está melhor que Alex Silva. Thiago Silva é bom zagueiro. Gostaria de ver o David, do Palmeiras, que também tem idade olímpica.

No meio, Anderson foi uma grata surpresa. Joga muito e é apontado como futuro melhor do mundo em Portugal. Morais é um bom jogador e o Zé merecia a convocação.

No ataque, só uma surpresa, Carlos Eduardo, do Grêmio. Joga muito também e tem idade olímpica.

Então, ao invés de reunir alguns jogadores em idade olímpica, por que não reunir todos de uma vez. Tem o Mundial Sub-20 em junho, no Canadá. Lucas, Denílson, David e outros estarão lá.

Mas o que deveria ser feito é o seguinte: dar chance agora para aqueles jogadores que não conseguiram se firmar na seleção. Casos de Luis Fabiano, Alex, Ricardo Oliveira, poderia chamar o Liédson. Antes de convocar novas promessas. Tem uma geração de jogadoes esperando novas oportunidades na seleção.


quinta-feira, 24 de maio de 2007

Siamo Noi, Siamo Noi, i Campioni dell'Europa Siamo Noi!


O futebol é, com toda a certeza, um dos esportes em que a justiça não importa em quase nada. Fosse assim, o Liverpool teria saído do primeiro tempo em vantagem sobre o Milan.
Os Reds fizeram algo impensável: dominaram o Milan, que não consegui sair jogando. Pennant fez a festa sobre Jankulowski, que estava muito mal.
Mas aí vem à tona a história da justiça, do merecimento. E da competência, porque não?
"A justiça eu deixo para Deus, o que eu quero é vencer!", já dizia James Woodds na série Shark. E foi isso o que aconteceu. O Milan chegou uma vez ao gol do Liverpool. Gol de ombro do cara aí em cima, o Inzaghi. O grosso mais sortudo do mundo!
No segundo tempo, o Liverpool se perdeu um pouco. Continuou pressionando, mas se perdeu. E o Milan queria porque queria tomar um gol. Mas o Liverpool não soube aproveitar.
Rafa Benítez, um dos melhores técnicos do mundo, poderia ter colocado o Bellamy para auxiliar o Kuyt antes de quimar a ficha com o Crouch. A entrada do Kewell não surtiu o efeito esperado, talvez adiantar o Riise fosse a melhor opção, mas só quem está lá sabe o que é melhor.
No segundo gol, esse retratado na foto, Kaká dá excelente passe para Pippo Inzaghi marcar seu segundo gol.
Mesmo com o gol de Kuyt, não dava para o Liverpool. Não era dia. Como não foi dia do Milan em 2005. Futebol tem dessas coisas: Nem sempre quem merece mais é o mais competente.
Palmas para o Milan, Heptacampeão da Champions League.
E que venha a próxima, a crise de abstinência já começou!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Afonso Alves surpresa? Para quem?

Dunga convocou a seleção brasileira para os amistosos contra a Inglaterra e a Turquia. Como já virou característico, algumas novidades apareceram.

Antes de comentá-las, vai um adendo: Dunga não é o meu técnico preferido para a seleção e tampouco acho que ele estará no banco em 2010. Mas, se tem uma coisa que ele está fazendo de bom, é olhar para todos os cantos do planeta, dando chances iguais à todos, independente do nome ou da camisa do time. Isso é bom. Poucos teriam a coragem que ele tem.

Uma coisa tem que se ponderar. Por que ele chamou Kaká e Ronaldinho para esses amistosos, já que os dois pediram dispensa da seleção que disputará a Copa América na Venezuela? A mim está muito claro: Não ficaria de bom tom o Brasil participar das festividades do novo estádio de Wembley jogando contra a Inglaterra, sem seus dois jogadores mais importantes.

Porém, a maior discussão da lista não foi essa. Foi a convocação de Afonso Alves. Há 3 meses, falei dele aqui no blog. É só clicar e ler. O auxiliar técnico Jorginho disse na coletiva que a impresa tem obrigação de saber de quem se trata.

Para quem não sabe, posto aqui uma entrevista gentilmente cedida pelo excelente repórter Leonardo Baran, da Rádio Transamérica do Rio de Janeiro e Rádio Capital de São Paulo com o Afonso Alves:


powered by ODEO



Ele é hoje o artilheiro da Europa. Fez 34 gols em 31 jogos pelo campeonato holandês, batendo os recordes de Romário (25 gols em 1990), Ronaldo (30 gols em 1995) e Ruud Van Nistelrooy (31 gols em 1999).

Para ganhar o prêmio Chuteira de Ouro, ele torce agora contra Nistelrooy. O prêmio é dado ao jogador que acumula mais pontos, e não ao que marca mais gols. Como o campeonato hoandês é considerado mais fraco em relação aos outros, cada gol do Afonso é multiplicado por 1,5, enquanto cada gol do Nistelrooy é multiplicado por 2.

Por enquanto a situação é a seguinte:

Afonso tem 34 gols x 1,5 = 51 pontos
Totti (Roma) 22 gols x 2 = 44 pontos
Nistelrooy (Real Madrid) 21 x 2 = 42 pontos

Aqui está um vídeo que mostra todos os 34 gols dele pela Eredivise, o Campeonato Holandês.



E aqui, um vídeo que mostra a adoração que a torcida da pequena Heerenveen (28 mil habitantes) tem por ele. A saber, ele é a maior contratação da história do time, que pagou ao Malmö, da Suécia, 4 milhões e meio de Euros. Chelsea, Valência e Barcelona já demonstraram interesse por ele. A diretoria do Heerenveen disse que só o libera por 21 milhões.

A letra da música:
You are my Alves / Afonso Alves / You make me happy / The skies are gray / and when it's boring / you just keep scoring / Please don't take my Alves away
É uma versão da música You are my sunshine, composta na década de 30 para homenagear o estado americano da Louisiana.

Aqui a lista completa da convocação:
GOLEIROS
HÉLTON (Porto)
DONI (Roma)
LATERAIS
DANIEL ALVES (Sevilla)
MAICON (Internazionale)
GILBERTO (Hertha Berlin)
MARCELO (Real Madrid)
ZAGUEIROS
JUAN (Bayer Leverkusen)
ALEX (PSV Eindhoven)
ALEX SILVA (São Paulo)
NALDO (Werder Bremen)
MEIO-CAMPISTAS
EDMÍLSON (Barcelona)
GILBERTO SILVA (Arsenal)
MINEIRO (Hertha Berlin)
JOSUÉ (São Paulo)
ELANO (Shakhtar Donetsk)
KAKÁ (Milan)
RONALDINHO (Barcelona)
DIEGO (Werder Bremen)
ATACANTES
ROBINHO (Real Madrid)
VÁGNER LOVE (CSKA)
JÔ (CSKA)
AFONSO ALVES (Heerenveen)
Doni não é goleiro para a seleção. Não importa que jogue na Roma, vice-campeão italiana e campeã da Coppa Italia. Foi convoocado com a justificativa de que Júlio Cesar está machucado.
Alex Silva não está jogando mais do que o Miranda, seu companheiro de zaga no São Paulo. Mas é jovem e pode disputar a Olimpíada de Pequim.
Falam que o Jô está jogando mais que o Vágner Love no CSKA, também pode disputar os jogos de Pequim.
Vale, pelo menos, como teste. Nesse aspecto, a convocação foi muito boa. Mostra que Dunga, Jorginho e cia. estão observando o que acontece com os brasileiros que jogam fora do Brasil.
Mas falta muita gente: Alex do Fenerbahçe é um. Liédson é outro. Se é para testar, que se teste todos, não só alguns para mostrar para a imprensa nativa que conhece esse ou aquele.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Cúcuta

O colombiano Deportivo Cúcuta é o time que mais agrada nesta Libertadores. É difíili ver o time jogar sem se lembrar daquela Colômbia que assombrou o mundo em 1993.

A pergunta que fica agora é: será que eles são capazes de provar que nem só de irresponsabilidade vive o futebol colombiano? Que eles podem marcar o nome na história sendo campeões da Libertadores?

É um time que se preocupa em jogar bonito e tem um que de auto-suficiência, aquela que chega a irritar. Eles dão a impressão que vão ganhar o jogo na hora em que quiserem e foi assim ontem contra o Nacional.

Tudo bem que, em Montevidéu, a coisa será bem diferente. Aí sim, eles terão uma prova de fogo para mostrar a que vieram. Como foi aquele Argentina 0 x 5 Colômbia, em pleno Monumental de Nuñez.

Para quem não se lembra daquele jogo


Dois gols de Rincón, dois de Asprilla e um do "Trem" Valencia.

Reparem no que o Maradona fala no começo do vídeo e o que os narradores argentinos falam ao longo do jogo e na própria torcida argentina gritando olé depois do 4º gol. Sensacional!

Será que o Cúcuta chega tão longe?

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Vitória com gosto de quero mais!

No primeiro tempo o Grêmio, aproveitando a instabilidade emocional do São Paulo, foi melhor. Criou mais chances e Rogério evitou por duas vezes que Diego Souza marcasse.

O São Paulo só teve uma chance, com Aloísio, já no fim do jo primeiro tempo. Primeiro tempo truncado, com erros de lado a lado e, que o Grêmio poderia ter saído com a vantagem.

O nervosismo de Leandro fez Muricy colocar Dagoberto em seu lugar já na volta para o Segundo tempo.

Dago é o que os italianos chamam de "fantasista", aquele que faz as coisas diferentes, o inesperado, capaz de decidir um jogo em um simples lance. E mostrou isso ontem. Com 11 minutos, após escanteio batido por Souza, a bola sobrou para ele. Quando todos pensaram que ele iria chutar, ele rolou para Miranda marcar.

Depois do gol, o São Paulo melhorou. Souza, sem querer, acertou a trave em cobrança de falta. E depois, de maneira displicente, perdeu um gol que daria maior tranquilidade no jogo de volta. Em confrontos equilibrados como esses, um gol faz toda a diferença.