quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Hino da Liga dos Campões

Para quem não se contenta em só ouvir o hino, aqui está a letra:

Ceux sont les meilleurs equipes
Sie sind die allerbesten Mannschaften
The main event

Die Meister, Die Besten, Les Grandes Equipes, The Champions

Une grande reunion
Eine grosse sportliche Veranstaltung
The main event

Ils sont les meilleurs
Sie sind die besten
These are the champions

Die Meister, Die Besten, Les Grandes Equipes, The Champions
Die Meister, Die Besten, Les Grandes Equipes, The Champions

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Balanço da Liga dos Campeões

Nada melhor do que ler um balanço da segunda rodada da Liga dos Campeões ouvindo o hino da competição. Por isso ele está aqui:

Hino da Liga dos Campeões

Vamos ao balanço da segunda rodada:

O Real, mesmo aplicando aquela goleada, não foi tão bem como o resultado se faz imaginar. O time passou sufoco em boa parte do primeiro tempo mesmo com a vantagem. O time merengue conseguiu sofrer com os contra-ataques dos ucranianos. Se o Dínamo tivesse um meia um pouco melhor, o placar poderia ser bem diferente. Capello ainda tem muito a fazer nesse time.

Côrrea, quem diria, foi o melhor brasileiro em campo. Roberto Carlos foi bem. Emerson foi discreto. Assim como Diogo Rincón. Ronaldo e Robinho mostraram que precisam de ritmo de jogo. O melhor do jogo foi o Reyes, e olha que ele só jogou meio tempo. Saiu contundido no intervalo. Diarra, Guti e Nistelrooy (pelos gols) merecem menções honrosas. O 5 x1 foi enganoso, o Dínamo poderia ter marcado mais gols.

Lille e Milan foi um jogo fraco. Kaká teve dois lampejos no jogo. Mas falta muito para ser o Kaká. O placar (0 x 0) foi justo pelo que as equipes apresentaram. O goleiro do Lille, o senegalês Sylva foi um dos destaques. Dida também foi bem. Cafu foi regular, como na maioria das vezes.

O Arsenal ganhou. O Porto, mesmo com a sua legião brasileira, não foi bem.Henry marcou no novo Emirates Stadium. Gilberto Silva, para variar, foi bem. O placar ainda poderia ser maior que o 2 x0. Hélton foi bem. Anderson foi regular (foi substituído por Adriano). Pode render muito mais. Pepe cometeu um pênalti infantil em Fabregas que o juiz não deu. Fabregas também se destacou. Júlio Baptista ficou no banco.

O melhor jogo da terça foi o do Lyon. Ainda é cedo para dizer, mas o Lyon vem com tudo para conquistar a Liga. O time tem uma base formada há 5 anos com Coupet, Caçapa, Juninho. E está doido pela Liga que bateu na trave nas duas últimas temporadas. Fred marcou mais um. Juninho, para variar, jogou demais. O 3 x 0 no Steua fora de casa foi ótimo. Agora a equipe tem 2 vitórias em 2 jogos. 5 gols marcados e nenhum sofrido. É um dos favoritos!

O Benfica perdeu em casa para o Machester. Cristiano Ronaldo foi bem. Saha marcou o único gol do jogo. Ele vem me surpreendendo cada vez mais. Eu o acahava até pouco tempo atrás um jogador limitado. Ele está provando o contrário. Luisão e Anderson foram bem. Léo foi razoável.

Na vitória do CSKA, Vagner Love foi bem. Se movimentou bastante. O melhor do jogo foi o croata Olic, companheiro de ataque do Love. Dudu Cearense fez o único gol do jogo, após escanteio cobrado por Daniel Carvalho.

Dos jogos de hoje, só pude acompanhar o empate entre Werder e Barcelona, uns pedaços de Inter e Bayern e o Chelsea contra o Levski.

Da derrota dos Neroazzuri, destaco um lance. Ou melhor, um crime. Materazzi, que muitos só foram conhecer após o destaque que ele teve na Copa do Mundo (gol contra os tchecos e franceses e a cabeçada) aprontou mais uma das suas. Antes de ficar "conhecido" no mundo, Materazzi já prontava na Itália. Shevchenko o conhece bem. Hoje foi a vez de Lúcio o conhecer. O brasileiro arrancou do campo de defesa com a bola dominada e, na hora de passar pelo italiano, sofreu uma entrada criminosa, com os dois pés no tornozelo do brasileiro. E o juiz inglês Stefen Bennet só deu amarelo. Uma vergonha. E pouco depois ele expulsou o Ibrahimovic em um lance de solada. Total falta de critério.

No empate entre Werder Bremen e Barcelona não teve um destaque. O Bremen começou pressionando demais, principalmente o lado direito da defesa espanhola que, inexplicavelmente contava com Oleguer no lugar de Zambrotta. Aos poucos o Barcelona foi ditando o ritmo de jogo, com as suas já costumeiras tabelas rápidas entre Eto'o, Ronaldinho, Giuly, Deco e todos os outros.

O Barcelona passou a assustar, primeiro com Ronaldinho, depois com Eto'o. No segundo tempo, Puyol marcou contra. É incrível como o Barça não sabe ficar atrás. O time, quando está atrás, afnila demais o jogo. Mas mesmo assim, ainda é um senhor time. Tanto que, no final do jogo, quando a vitória do Bremen parecia iminente, em uma tabela rápida pelo meio, diga-se de passagem, saiu o gol. Deco pôs Messi na cara do gol que não perdoou. 1 x 1. O Barcelona hoje em dia sobra no futebol mundial. Quem para Ronaldinho e sua trupe? O Chelsea? O Milan? O Internacional? Veremos.

No jogo do Chelsea, Drogba foi o grande destaque. O atacante marcou 3 gols. Aliás, como ele cresceu de produçao após a chegada de Shevchenko. Drogba, que se caracterizava por fazer bastante gols mas também por perdê-los em profusão, por enquanto só está marcando. O segundo gol dele ontem foi um belo gol. O gol contra o Liverpool foi um golaço. Shevchenko ainda não encontrou o futebol do Milan. Ballack, para minha surpresa, está se destacando. Pensei que o Lampard iria ofuscá-lo, até porque o Lampard, na minha opinião, é melhor que o Ballack. Mas o alemão vem se destacando no meio-campo do Chelsea.

Chelsea, Barcelona e Lyon são, até agora, os favoritos para ganharem a Liga.

Ah, nem preciso falar qual foi o gol da rodada né. O grandalhão Peter Crouch fez um golaço na vitória por 3 x 2 sobre o Galatasaray. A jogada toda foi bonita, o drible da vaca do Finnan, o cruzamento e o voleio, de primeira. Golaço.


Todos os resultados da segunda rodada:

Terça- feira
Steaua 0-3 Lyon

Real Madrid 5-1 Dínamo de Kiev

Benfica 0-1 Man. United

Celtic 1-0 Copenhague

CSKA Moscou 1-0 Hamburgo

Arsenal 2-0 Porto

AEK 1-1 Anderlecht

Lille 0-0 Milan

Quarta- feira
Bremen 1-1 Barcelona

Levski 1-3 Chelsea

Spartak Moscou 1-1 Sporting

Internazionale 0-2 Bayern

Liverpool 3-2 Galatasaray

Bordeaux 0-1 PSV

Shakhtar 2-2 Olympiacos

Valencia 2-1 Roma

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Sorte?

É incrível como, mesmo jogando mal e perdendo, o São Paulo não vê a distância dos rivais para ele diminuir. Sempre quando o time tropeça, o rival que está mais perto tropeça também. Às vezes a distancia até é encurtada, mas pelo terceiro ou quarto colocado, mas não pelo segundo colocado, o mais próximo. Já foi assim com o Santos, com o Inter, com o Paraná e agora chegou a vez do Grêmio. Incrível.

O São Paulo agora enfrenta o Atlético Paranaense na Baixada e depois pega o Vasco no Morumbi. Semana difícil mas, para quem quer ser campeão, tem que conseguir no mínimo 4 pontos. Lembrando que o São Paulo pega o Santos, o Grêmio, o Paraná e o Figueirense, nada menos do que 4 dos melhores times do campeonato, fora de casa.

Ontem o time não jogou tão mal assim, foi melhor em vários momentos da partida até. Mas não matou o jogo quando teve a chance, por isso perdeu.

Tudo bem, o resultado poderia ter sido outro. Para mim, o Cleber Wellington Abade se equivocou ao dar o pênalti em Marcinho e ao não dar um pênalti em Júnior, quando o São Paulo já estava com um a menos. Mas, se eu fiquei em dúvida e precisei do replay para ter certeza nos lances, devo isentá-lo do erro.

Ao São Paulo falta nesse momento um finalizador. Quem diria que a exigente torcida são paulina sentiria falta de Aloísio, vaiado injustamente muitas vezes no Morumbi. Mas ele faz muita falta. O São Paulo não tem mais um atacante que faz gol. Thiago joga muito pelos lados. Leandro também. E o Leandro ainda recua bastante. Ainda mais agora que o Muricy "mudou" o esquema, adotando o 4-4-2. Isso deixa o Thiago muito isolado no ataque.

Aqui ouvimos Muricy Ramalho explicando o porque da derrota Tricolor. Muricy fala também sobre o ataque do São Paulo (esse problema dos jogadores atuarem muito pelos lados) e sobre a contratação do jovem Edgar.

Muricy Ramalho

No Palmeiras, Marcelo Vilar não tirou nenhum coelho da cartola. O time até começou melhor que o São Paulo, mas aos poucos o São Paulo se impôs devido à sua melhor qualidade técnica. O São Paulo foi melhor até quando estava com 10 jogadores. Era o time que atacava o Palmeiras, surpreendentemente. E cedeu os contra-ataques ao rival que, como não é bobo, aproveitou.

Aqui o técnico palmeirense Marcelo Vilar fala nos vestiários.

Marcelo Vilar

O que não pode ancontecer é, depois dessa vitória sobre o São Paulo, a diretoria palmeirense efetivar o Marcelo Vilar como técnico. O Craque de Blog falou ontem com Nelsinho Baptista, o nome preferido pelo diretor José Cyrillo Júnior, que é o possível substituto do Palaia. Nelsinho disse que não havia sido procurado e que não queria dar entrevistas. Penso eu que para não atrapalhar futuras negociações.

Aqui ouvimos o trapalhão Palaia nos vestiários em Presidente Prudente falando sobre a vitória e dando uma alfinetada em Tite.

Palaia

E aqui o presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Affonso DellaMonica fala sobre a permanência do diretor de futebol Salvador Hugo Palaia.

DellaMonica

------------------------

Como eu havia dito no post "Rodada Quente", não demorou para o Grêmio cair. Lá eu disse que, em no máximo quatro rodadas o time perderia esse ímpeto. Tudo bem, não é uma queda vertiginosa, de várias rodadas, foi só uma derrota, mas que derrota hein? 4 x 0 para o Goiás, lutando para sair da zona de rebaixamento.

O time foi totalmente o oposto dos últimos dois jogos. Só os placares se repetiram, só que agora foi contra. Contra a Ponte o time foi avassalador, naõ deixou a Macaca respirar. Contra o Botafogo, outro 4 x 0, mas sem todo esse ímpeto. O Grêmio até poderia ter empatado. Quando o jogo estava 1 x 0, o Fogão foi para cima tentando o empate e, no contra-ataque, sofreu o segundo. Logo após o gol, Júnior Cesar e Alê foram expulsos, deixando o caminho livre para a goleda. Ontem o Grêmio sofru do seu veneno. Foi o Goiás que que estava avassalador. O Grêmio sofreu com a (falta de) criatividade. E toda vez que o time perdia a bola, o Goiás saia com extrema velocidade, principalmente com Jadílson e Vítor. Aliás, o Goiás é um time que não merece estar aonde está. Me arrisco a dizer que, se o Geninho não tivesse saído para o Corinthians, o time estaria lá em cima, brigando pela Libertadores.

E que gol fez o Sousa. Golaço.

O Grêmio enfrenta agora o Palmeiras, no dia 04/10, no Olímpico. Jogo importante para as duas equipes. Para o Grêmio porque, é muito provável que, o São Paulo perca pontos no sábado, contra o Atlético Paranaense, na KyoceraArena. Para o Palmeiras, a vitória consolidaria uma nova arrancada para longe da zona de rebaixamento. O que é imprescindível nesse momento.

---------------------

Vasco e Botafogo foi sofrível. Lima, que havia feito três boas partidas pelo Botafogo, parece pesado demais. O Vasco bem, o Vasco só joga bem fora de casa, quando se fecha e sai em velocidade nos contra-ataques. Perigo para o São Paulo, que após enfrentar o Atlético Paranaense, pega o Vasco no Morumbi.

----------------------

E a Copa Davis? O Brasil foi eliminado pela Suécia e passará mais um ano fora da divisão de elite do tênis mundial. Enquanto isso na Argentina.....

sábado, 23 de setembro de 2006

Bi da segundona?

Tite caiu. Ou melhor, fez o que qualquer profissional faria depois de ser humilhado daquela forma, pediu demissão. Com essa nova crise, acho que o time sela seu destino rumo à disputa do Bi da Série B no ano que vem.

Marcelo Vilar (re)assume o Palmeiras. O técnico do Palmeiras B já comandou a equipe em 5 jogos nesse ano. Foram 2 empates e 3 derrotas. Não é o nome para o Palmeiras.

Conseguimos falar com Salvador Hugo Palaia na Rádio Tupi AM, ele falou que foi mal interpretado e que não quis mandar o técnico Tite calar a boca. E pediu desculpas ao Tite e aos torcedores do Palmeiras. E falou que até agora não tem nome para o novo técnico. Aliás o discurso parece ensaiado. José Cyrillo Jr., diretor do Palmeiras, disse a mesma coisa para o PVC, com quem mantive contato, e foi além. Disse que, dependendo do rendimento da equipe no clássico, Marcelo Vilar pode ser efetivado. Não acredito.

Falamos também com o zagueiro Thiago Gomes. E ele desmentiu o diretor de futebol Salvador Hugo Palaia. O diretor havia dito que estava de saco cheio das reclamações do técnico sobre a arbitragem. E disse que o técnico citava os juízes nas preleções, falando que eles prejudicavam o Palmeiras. O zagueiro desmentiu. falou que não ouviu Tite citar os juízes em nenhuma preleção.

Até agora os cogitados para assumir o Palmeiras são PC Gusmão e Mário Sérgio. Como o Fluminense foi derrotado por 3 x 1 em casa para o Fortaleza, Antônio Lopes pode virar um nome. Acho que nenhum dos três é técnico para o Palmeiras mas, devido a atual situação do nosso futebol, eu escolheria o Mário Sérgio. Um técnico mais ou menos no estilo do Leão (que o Palaia adora). Sabe armar o time defensivamente e buscar o que o Palmeiras é capaz de fazer hoje em dia, o mínimo, ou seja, 1 x 0 é goleada.

E o Palaia, como fica? Esse sim deveria ser mandado embora. Se um lugar está pegando fogo, voce joga querosene? É isso que o Palaia fez. Amador e incopetente são palavras brandas para ele. São erros sucessivos, que estão levando o Palmeiras de novo para o buraco.

---------------------------

No Mundial de basquete, nossas meninas fizeram mais do que deveriam. Pela situação atual do nosso basquete, a lógica seria terem perdido para a República Tcheca. Mas a garra e a força de vontade fez com que elas chegassem mais longe. Quase ganharam da Austrália. Mas seria um resultado enganoso. Como foi a medalha de prata do futebol feminino em Atenas. O quarto lugar está de bom tamanho. O que precisa é uma política de esportes, para que no futuro tenhamos outras gerações campeãs.

----------------------

E no país da corrupção, dos dossiês e da desorganização, tivemos mais uma mostra ontem que não somos competentes na organização de eventos esportivos. Depois das goteiras no Ginásio do Ibirapuera, a quadra dos jogos da Copa Davis não foi coberta ontem e a chuva adiou o início dos jogos. Hoje foi feito o primeiro dos cinco jogos do confronto. Flávio Saretta fez 3 x 2 no sueco Andreas Vinciguerra. Vitória importante para a volta da equipe brasileira para a primeira divisão do tênis mundial. Agora faltam mais dois pontos para a vitória.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

O São Paulo jogou para o gasto em São Caetano. Mesmo assim, poderia ter feito pelo menos mais dois gols. Thiago fez bela jogada e concluiu mal. Mas o pior foi o gol perdido pelo Alex Dias. Quando a fase é negra, não tem jeito.

O Grêmio parece disposto a calar a minha boca e a de mais algumas milhares de pessoas. Não deixou a Ponte jogar. Foi sufocante desde o início. O 4 x 0 ainda ficou barato porque, após o segundo gol, o time arrefeceu e só voltou a marcar no segundo tempo, já aos 27 minutos.

Só lembrando que, no primeiro turno o Grêmio já deu trabalho para o São Paulo no Morumbi. O Tricolor venceu, mas apertado. 2 x 1. Ricardo Oliveira marcou os dois gols do São Paulo em um jogo que foi conturbado (teve 2 expulsões em campo, mais a expulsão do Mano Menezes). Os dois times se enfrentam no dia 22 de outubro, no Olímpico.

------------------

E o Fábio Costa hein? No domingo, contra a Ponte, em Campinas, já tinha aprontado das suas. Ontem, outra pixotada que custou a vitória ao Santos. Não que o Santos merecesse vencer, o jogo foi igual. Mas a falha foi decisiva. E imperdoável.

------------------

Parece que a noite foi de pixotada dos goleiros mesmo. E o Clemer? Foi reclamar de um impedimento na intermediária. Impedimento inexistente, diga-se de passagem. A derrota por 1 x 0 foi péssima. E agora o Inter está há 9 pontos do São Paulo. Acho que agora o Inter esquece o Brasileiro e se concentra de vez no Mundial. Só vai se esforçar nos grandes jogos, como fezo São Paulo no ano passado. Ou seja, isso será um problema para o Santos e para o Grêmio, que não jogaram com o campeão da América no returno.

-----------------

No jogo do Pacaembu, o Vasco mostrou que só é bom mesmo fora de casa. E merecia ter vencido mas, como era a noite das falhas de goleiro, Cássio entregou a vitória. Como bem disse o Renato Gaúcho: "O Corinthians ganhou um ponto. O Vasco perdeu dois".

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Rodada quente!

E o São paulo voltou a vencer. Ainda não convenceu, mas fez o mais importante, que era vencer. Tem jogos, em que o time precisa jogar bem, tem outros que, o importante mesmo era vencer.

Esse era o caso do jogo contra o Inter. Se jogasse bem, melhor, mas o importante era a vitória e ela veio. Uma coisa que impressionou foi o segundo gol do São Paulo. O time estava com um a menos (Alex Silva já havia sido expulso), Ilsinho fez bela jogada para, Júnior. Isso mesmo, o time estava com um a menos e seus dois laterais estavam no ataque.

Agora o São Paulo tem 3 paradas duras. São Caetano na quarta-feira, no ANacleto, Palmeiras no domingo, em Presidente Prudente e Atlético Paranaense no outro fim de semana, na Arena.

Muito tem se falado do Grêmio. Mas, em um campeonato em que altos e baixos prevalecem, não vai demorar para o Grêmio cair. No máximo umas quatro rodadas. A maior ameça ao título do São Paulo, ainda é o Inter.

Mas foi bacana o que o Muricy disse após o jogo contra o Inter. Que para ele, os dois times que jogam o melhor futebol no momento, no Brasil, são Grêmio e Figueirense. Até agora, vi pouco dos dois.

O Grêmio é a Itália brasileira. Um time consistente, que sabe muito bem das suas limitações. Por isso não inventa, joga muito nos contra-ataques e tem uma bola parada fortissíma, principalmente quando Tcheco etá em campo.

O Figueirense, depois de uma subida de produção, com grandes resultados, vêm caindo. Domingo perdeu para o Fluminense. Mas em boa parte do jogo foi melhor. No primeiro tempo, o Flu teve uma boa chance só, logo aos 6 minutos, com Evando, após lindo passe de Pet.

Depois o Figueirense teve duas ótimas oportunidades, com Schwenk (Diego fez bela defesa) e com Marquinhos Paraná, em uma bola que explodiu no travessão. No segundo tempo. Rodrigo Souto cobrou uma falta e, de novo, a bola foi no travessão.

Aí veio o golaço do Pet, com extrema colaboração do Marcelo. O Figueirense se abriu e tomou o segundo.

------------------

Flamengo e Fortaleza provaram no domingo que esse é mesmo o campeonato da mediocridade. Defesas escancaradas, erros bisonhos de lado-a-lado, mutos gols. O cúmulo foi quando, ganhando o jogo por 3 x 1, o Flamengo tomou um gol de contra-ataque. Aliás, vamos deixar claro, não foi um gol, foi um golaço do Rinaldo.

------------------

E os gols brasileiros na Europa? Kaká e Ronaldinho marcaram de novo, ambos de pênalti.

Rafael Sóbis estreou bem no clássico de Sevilha, marcou dois para o Bétis. Mas não foi o suficiente para livra o time da derrota. Renato marcou para o Sevilla o gol da vitória.

Taddei marcou na vitória da Roma. Como pode né, aqui no Brasil ele era símbolo do rídiculo, lá ele é ídolo. Impressionante.

-------------------

E o West Ham? Passou a ser símbolo do anti-corinthianismo. Todo mundo que não torce para o Corinthians, passou a ter mais um time pra torcer contra. E parece que Tevez e Mascherano levarm consigo toda a má sorte corinthiana. O simpático time inglês só perde agora!

-------------------

Mundial de basquete ou desfile? O time brasileiro até que está bem, se não fossem os juízes, poderia estar melhor. Afinal, nas duas derrotas brasileiras (Austrália e Espanha) fomos prejudicados pela arbitragem, o que não justifica nada.

Mas o melhor do mundial mesmo são as australianas. Além de jogarem muito, são muito bonitas. Se engana quem pensa que só no time da Austrália tem mulheres bonitas. Rússia e Canadá também contam com lindas atletas, o que torna o jogo bem interssante!!!

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Boca, una vez más!

O Boca foi campeão pela terceira vez em seis anos no Morumbi. Em 2000 ganhou a Libertadores nos pênaltis do Palmeiras. Em 2003, de novo a Libertadores, desta vez do Santos. E agora foi a vez do Boca vencer o dono do Estádio. Com isso o Boca conquistou o Tricampeonato da inexpressiva Recopa.

O São Paulo começou muito nervoso. Muitos erros de passe. Mas aos poucos o time foi se acertando. Josué e Mineiro cresceram, começaram a roubar bolas quase na área adversária.

E o São Paulo foi crescendo. Trocando passes curtos e arriscando chutes de fora da área. O Boca tentava chegar nos contra-ataques, que eram raros. Em um desses, Palacio quase marcou.

Mas quem marcou mesmo foi o São Paulo. Em um lindo lançamento de Souza, Júnior recebeu e, com um toque sutil, marcou o primeiro.

Mas aí o Boca resolveu jogar. E o que mais impressiona é que o São Paulo assistiu ao crescimento do Boca passivamente.

O Boca teve três boas chances de gol. Desperdiçou as duas primeiras, mas marcou na terceira, de novo com Palacio.

No intervalo, Alfio Basile tirou Marino e pôs Dátolo. Com isso ele "alargou" o campo, joagando com Dátolo abaerto na esquerda e Ledesma na direita, dando uma preocupação para Souza e Júnior. Preocupação essa que eles não tiveram no primeiro tempo.

Logo depois Muricy tirou Edcarlos e pôs Alex Dias. Aí sim o jogo ficou do jeito que o Boca queria. O São Paulo já não conseguia jogar como no primeiro tempo.

E o Boca assustava nos contra-ataques. Mas, curiosamente, não foi em um contra-ataque que o Boca marcou. Foi em uma jogada de bate-e-rebate. A bola ficou com Palermo que deu um belo drible em Fabão e fuzilou Rogério.

O São Paulo foi para cima só para evitar um vexame maior e evitou outra derrota em casa.

A conquista do Boca foi justa e merecida. Ao São paulo cabe agora se recuperar no domingo, contra o Inter, no Morumbi.

Muitos criticam o Muricy pela queda de rendimento do time. Eu não. Nenhum time perde Lugano, Ricardo Oliveira e André Dias, sem que isso afete o rendimento da equipe.

Outra coisa, o time está cansado, isso é nítido. Uma das maiores qualidades deste time é a marcação sobre pressão no campo do adversário. E isso já não vem acontecendo a tempos.

-------------------

Falando um pouco ainda sobre o Boca, o Rey de Copas e voltando ao Riquelme, um dos maiores jogadores do Boca. Aqui está um vídeo com muitas jogadas do craque argentino, que se aposentou da seleção.
http://www.juanromanriquelme.com/video_juan_roman_riquelme_recopilacion_jugadas.php

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Destaques

Tenho visto pouquissímas coisas na tv nessa semana. Mas nem por isso deixei de ver algumas perólas.

O gol de gandula, por exemplo. Como a Silvia Regina pôde validar aquele gol? E ela ainda falou que estava vindo de uma contusão que não a permitiu acompanhar o lance. 1º: Se ela estava vindo de contusão, não poderia ser escalada. 2º: A menos que a contusão seja na vista, não tinha como ele não ver que a bola não entrou.

-------------------

Quem viu o gol que o Reina, goleiro do Liverpool tomou na partida Everton x Liverpool? Ridículo. Daqueles lances inacreditáveis.

-------------------

Começou o maior torneio do mundo, a Liga dos Campeões. O Barcelona, que defende o título, já começou com o pé na porta, como diria O Rappa, 5 x 0 no Levski Sofia, com direito a um golaço do Gaúcho.

Já o Real.....Começou apanhando feio do Lyon de novo (na temporada passada foi 3 x 0). O placar só não foi maior porque o Lyon administrou o jogo no segundo tempo. E que passe foi aquele do Juninho hein? E a conclusão do Fred? Na temporada passada o Lyon chegou às quartas e foi eliminado no finalzinho pelo Milan, com um gol achado pelo Inzaghi e outro na falha da defesa. Mas nessa temporada, o Lyon vem mais forte ainda, querendo um título que só o Olympique de Marselha tem.

---------------------

Como disse, tenho visto poucas coisas na tv, mas uma me chamou a atenção. Terça-feira no programa O Aprendiz, após a prova, Roberto Justus estava lá para anunciar a equipe vencedora e falar o prêmio. A equipe formada pelas mulheres ficou mais desapontada por ter perdido o prêmio do que a prova. O prêmio? 5 mil reais para gastar em roupas. Tá explicado.........

---------------------

Duas notícias me chamaram atenção hoje. A primeira, Riquelme não vai jogar mais na seleção da Argentina. Alegando querer passar mais tempo com a mãe, ele disse que não quer mais vestir a camisa do seu país. Motivo justo. Mas também, não há como negar que ele nunca foi na seleção o Riquelme do Boca. O Riquelme que acabou com o Real Madrid em 2000, que acabou com o Palmeiras no Parque Antárctica em 2001.

A outra notícia, que me deixou alegre foi, a justiça alemã proibiu o Werder Bremen de anunciar na camisa e nas placas de publicidade o seu patrocinador, um famoso site de apostas. Site esse que também patrocina o Milan. Essa é uma relação muito complicada, que gera margem a desconfianças. O melhor seria os clubes não serem patrocinados por sites de apostas. Mas por saberem que não são bem vistos, esses sites pagam quantias exorbitantes aos times.

domingo, 10 de setembro de 2006

Os campeões, merecidamente!!!

Não vi as finais do US Open. Mas, pelo que meu tio (fanático por tênis) me falou e pelo que li, os títulos foram parar nas mãos de quem mereceu.

É chover no molhado falar que Federer é o melhor do mundo. A distância dele para os outros tenistas é estrondosa. O que mais me impressiona nele é a calma que ele tem. A tranquilidade. E a precisão. Ele tem a precisão de um relógio suíço.

Lembro-me de uma vitória do Guga (que completou 30 anos neste domingo) sobre o Federer. Foi em Roalnd Garros, em 2004. O Guga, já com seus problemas físicos, massacrou o suíço. Fez 3 x 0 com facilidade, explorando a única deficiência do Federer, o backhand. A cada novo golpe de Guga, o suíço perdia mais a confiança. Foi um massacre, Federer saiu da quadra abatido.

E um lance me deixou abismado. Nas quartas, contra o James Blake, Federer acertou um golpe magnífico, um daqueles lances inacreditáveis. E foi justamente com o backhand. O que mostra o porque de ele ser tão acima da média. Após ter constado a sua deficiência, ele praticou tanto o backhand, que hoje ele tem uma das melhores esquerdas do circuito.

Parabéns Federer, afinal, ter 9 Grand Slams e só 25 anos, não é para qualquer um!!!

No torneio feminino, a campeã foi Maria Sharapova. Ela encanta todos de todos os jeitos. tanto pelo tênis quanto pela beleza.

Sharapova chegou ao cúmulo de perder só um set no torneio (para a 1ª do mundo, Amelie Mauresmo, na semifinal) e distribuiu "pneus" a torto e a direito no torneio. foram quatro sets em que a russa não deixou sua adversária vencer um game sequer. Dois deles aconteceram na semifinal, contra a 1ª do ranking. Impressionante.

Parabéns Sharapova!!!

Clássico?

Se São Paulo e Corinthians tivessem entrado em campo hoje com as camisas de Íbis e Itabaiana, não teria feito a menor diferença. Com todo respeito ao Íbis e ao Itabaiana.

O jogo foi horrível. Em parte pelas expulsões de César e de Eduardo Ratinho. Justas na minha opinião. O problema da arbitragem, e não é só da arbitragem brasileira, é um problema da arbitragem mundial, é a falta de critério, não que tenha acontecido hoje, mas esse é um dos maiores problemas da arbitragem mundial.

Mas não foram só as expulsões que acabaram com o jogo. O péssimo futebol apresentado (há tempos) pelo São Paulo também estragou o jogo. Um time sem criatividade, sem objetividade, sem ambição. Falta muito ao São Paulo. E reitero, a continuar deste jeito, perde o campeonato.

Mas voltando ao jogo. Depois das expulsões, o que se viu foi um São Paulo pressionado pela obrigação de ganhar e um Corinthians lutador. Leão armou o time com duas linhas de 4 jogadores à frente da área. A primeira tinha Marcelo Mattos, Marinho, Betão e Gustavo Nery. A segunda tinha Amoroso, Magrão, Rafael Moura e Carlos Alberto. Com isso, o time congestionou tudo para o São Paulo, que tentava (sem sucesso) jogar pelas laterais.

O São Paulo até teve uma boa oportunidade, com Edcarlos, de cabeça. Mas a melhor oportunidade foi do Corinthians. Rafael Moura mostrou toda a sua incapacidade ao perder um gol na cara de Rogério. Rafael Moura, me desculpem, não serve para o Corinthians.

No segundo tempo, Muricy trocou o 3-5-2 para o 4-4-2. O São Paulo foi um pouco mais agressivo, mas não fez o suficiente para marcar. Tudo bem que mandou duas bolas na trave do Corinthians mas, pelo time que tem, pela posição que ocupa, tinha a obrigação de fazer mais do que fez.

E, se tivesse que ter um ganhador, esse seria o Corinthians. No fim do jogo, Rafael Moura (de novo) perdeu ótima chance de dar uma vitória heróica e histórica ao Corinthians. Mas ele não tem qualidade para isso.

O balanço final do clássico é: o São Paulo perdeu dois pontos e vê a sua "superioridade" ser colocada em xeque. Afinal, como que o "melhor time do Brasil" empata com um time que luta para fugir do rebaixamento e que jogou quase 70 minutos com 9 jogadores?

Já para o Corinthians, esse é um daqueles resultados que dão moral "para o grupo", que levantam o astral e que podem levar o time de volta às vitórias. Mas, nesse 1 ano e meio de MSI, isso já aconteceu contra o Cianorte, no Pacaembu e contra Universidad Católica no Chile. E acabou que o time não engrenou.

sábado, 9 de setembro de 2006

Perdeu e poderia ter sido de bem mais!

O São Paulo foi derrotado no primeiro jogo da final da Recopa. A primeira coisa que tenho a dizer é: ficou barato.

O Muricy optou por jogar diferente. Um híbrido entre o 4-4-2 e o 3-5-2. Não deu resultado. O São Paulo não atacava pela direita e ainda bagunçou o seu sistema defensivo. E não criava, mesmo com 2 meias (Danilo e Lenílson).

O time, além de não criar e não marcar sobre pressão (pedidos do Muricy), ainda viu o Boca dominar boa parte do primeiro tempo.

Tanto que, o primeiro chute do time ao gol só saiu aos 29 do primeiro tempo, com Lenílson. 3 minutos mais tarde, Thiago marcou em um frangaço de Bobadilha. O resultado era mentiroso. Eu tinha a sensação que o Boca iria marcar a qualquer momento.

Mas não marcou e o primeiro tempo acabou no 1 x 0 para o São Paulo. Mas o que já estava ruim, ficou ainda pior quando Aloísio sentiu uma contusão e teve que ser substituído por Alex Dias.

Alex Dias que, desde o empate entre São Paulo e Noroeste no Morumbi (o jogo no qual Lenílson assegurou sua transferência) não joga bem, fez os piores 25 minutos que eu já vi um jogador fazer. Horrível. Até passe para o juiz ele fez. E prejudicou muito o time. Além de não puxar os contra-ataques quando o jogo estava 1 x 0, não segurava a bola no ataque. O que permitia ao Boca pressionar o São Paulo incessantemente.

Com isso a virada argentina era questão de tempo. E aconteceu aos 30 do segundo tempo. A zaga do São Paulo estava perdida. Fabão não pode jogar de líbero. Até porque, ele não consegue fazer a cobertura do lado esquerdo da zaga.

Além do mais, o time parece desinteressado. Precisa de um choque para voltar a jogar bem. A última partida que o São Paulo fez foi contra o Chivas. E isso foi há um bom tempo, dois meses quase.

A continuar deste jeito, o time corre sério risco de perder também o campeonato brasileiro. O que seria o fim.

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

A França fez o que deveria ter feito há dois meses

De França e Itália vi o primeiro tempo e os melhores momentos do segundo.

A França fez 3 x 1 e poderia ter feito mais. Fez o que deveria ter feito no dia 9 de julho, em Berlim, na final da Copa.

Talvez a vitória tenha vindo justamente por causa da ausência do Zidane. A França, que antes tocava a bola, cadenciava mais o jogo, agora tem mais velocidade. Não há um substituto para Zidane, embora o Malouda tenha jogado mais pelo meio ontem.

A Itália decepcionou. Esperava mais dos campeões do mundo. Como já visto na Copa, o time depende muito da bola parada, no qual Pirlo é um especialista.

Mas ontem, diferentemente do que ocorreu na Copa, o time estava desligado. Tomou um gol com um minuto e o segundo aos 19, com a defesa, Cannavaro em particular, chegando atrasado.

Depois do gol do Gilardino, o time se mostrou mais focado e quase chegou ao empate com Semioli. Coupet fez excelente defesa.

Mas foi só um brilhareco, nada que lembrasse o time Campioni del Mondo.

No segundo tempo, a França fez o terceiro, de novo com Govou, que fez um golaço no começo do jogo, e poderia ter feito mais. Pelo menos mais um. Govou e Ribèry perderam boas chances.

O placar de 3 x 1 foi justo. Mas bem que poderia ter sido assim há dois meses atrás......

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Balanço da seleção

Dois jogos em Londres, duas vitórias. A vitória contra a Argentina foi muito boa, acima da expectativa.

O gol logo no começo, facilitou demais as coisas. Aliás, que drible do Robinho, o Clemente Rodríguez deve estar procurando o Robinho até agora.

O Brasil passou o primeiro tempo dominando o jogo. Não aquele domínio em que um time cria várias chances e impõe o seu ritmo de jogo, mas um domínio que não deixava a Argentina criar.

O que mais me impressionou foi a saída rápida da defesa para o ataque. Os contra-ataques saím em profusão e muito rápidos.

No segundo tempo, a Argentina dominou o Brasil por uns 20 minutos. Zabaleta perdeu um gol daqueles fáceis.

Mas tudo mudou após a entrada do Kaká. Aliás, ele ficou bem nervoso com o banco. Em entrevista ao ótimo André Plihal da ESPN Brasil após o jogo, quando perguntado sobre ter começado o jogo no banco, o meia respondeu: "Não me importo, desde que esse critério seja usado para todos." Um recado claro para os Ronaldos e Adriano.

Depois da entrada dele, a seleção passou a rifar menos a bola e, em bela triangulação de Kaká, Fred e Elano, o ex-santista marcou o segundo.

A Argentina então se desmontou e, no fim do jogo, a pintura. Kaká pegou uma bola que o Messi não conseguiu dominar e arrancou, ainda no campo de defesa. Uma arrancada de uns 60 metros que culminou no terceiro gol do Brasil. Golaço aliás.

Contra o País de Gales foi diferente. Os reservas, incluindo Kaká e Ronaldinho Gaúcho, jogaram. O Brasil, talvez por entrar com o time reserva, não mostrou muita coisa. No primeiro tempo, a tabela entre Kaká e Vágner Love foi muito boa, mas foi só.

No segundo tempo, Marcelo e Vágner Love marcaram os dois gols do Brasil. O Marcelo, há muito vem jogando bem no Fluminense. Aliás, é o único que tem se salvado no Flu.

Espero que essas vitórias não iludam ninguém. É preciso melhorar. Sempre. E o Dunga sabe disso.

E eu, que critiquei muito a escolha, digo: estou surpreso com o Dunga. Continuo achando que ele não é o ideal para a seleção neste momento, mas ele tem feito um bom trabalho. E vai ficar um tempo na Europa, vai assistir jogos do Sevilla, para ver Daniel Alves, ótimo lateral. Pode ver o Adraino também, outro ótimo lateral.

Dunga, a continuar deste jeito, irá evoluir muito e, poderá ficar por um bom tempo na seleção, sem que nenhuma dúvida paire sobre ele!

The Punisher stops!

Eu tenho que falar sobre a aposentadoria de Andre Agassi. O Vingador, como era chamado por não perdoar erros dos seus adversários, encerrou a carreira após perder para Benjamin Becker por 3 sets a 1. Depois de 20 anos de carreira, com 60 títulos, 8 em Grand Slams, e mais de 800 vitórias, ele se despede.

Ele foi um dos 5 jogadores a ganhar os quatro Grand Slams: Australian Open (92, 00, 01 e 03); Us Open (94 e 99); Roland Garros (99) e Wimbledon (92).

Para se ter uma idéia, nem mesmo Pete Sampras, o maior vencedor de Grand Slams da história (14), conseguiu isso.

Mas, para mim, o que faz de Agassi o melhor de todos, é a granda volta por cima que ele deu. Depois do casamento com a estrela Brooke Shields, Agassi passou a frequentar o mundo de Hollywood. Consequência: Ia a muitas festas, dormia pouco, treinava menos ainda e seu rendimento caiu vertiginosamente. Foi parar em cento e pouco no Ranking da ATP.

Decidiu então que o melhor era se separar e voltou a jogar o tênis de alto nível que dele se esperava.

Depois do retorno, ganhou 5 Grand Slams e se firmou como um dos melhores devolvedores de saque da história (Yevgeny Kafelnikov era outro). E se firmou também como The Punisher (O Vingador).

Agassi acumulou, só com premiações, mais de 31 milhões de dólares. Um fênomeno.

Gosto muito de vários tenistas: Sampras, Guga, Federer, Nadal, Rafter, mas para mim, o melhor de todos parou neste domingo!

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Jogaços

Ontem e hoje tivemos ótimos jogos. A começar pelo jogaço entre André Agassi x Marcos Baghdatis. Ah, voces pensaram que eu ia falar sobre futebol! Vou, mais abaixo. Primeiro os jogaços.

André Agassi, um gênio. Um gênio que, assim como Zidane, se recusa a parar de jogar. Quando, todos achamos que ele já deu o que tinha que dar, que ele vai perder, ele se supera.

Foi assim contra o Andrei Pavel. Perdia o terceiro set por 4 x 0. Venceu 5 games seguidos e venceu o set e depois destruiu o romeno no quarto set, com um 6/2.

Ontem, parecia que seria diferente. Ele fez dois sets a zero até com facilidade, contra o bom cipriota Baghdatis, finalista do Aberto da Austrália e semifinalista em Wimbledon. Mas estava fácil demais. tinha que ter emoção.

Depois de ganhar o terceiro set, Baghdatis se viu em uma encruzilhada no quarto set. Perdia por 4 x 0. Virou e levou o jogo para o quinto set.

Logo no primeiro game, Baghdatis quebra o serviço de Agassi, que devolve a quebra na sequência. Mas a maior emoção ainda estava por vir. Quando estava empatado em 4 a 4, mais precisamente.

Agassi estava no saque e, após um grande esforço, Baghdatis sente cãimbras. Pela sua expressão, muito fortes. Mesmo assim, ele teve que continuar a disputar o ponto, e só foi atendido no intervalo do game, que ele perdeu, é claro.

Após 3 horas e 48 minutos de jogo, Agassi venceu o jogo, com um 7/5 no quinto set. E continuará nos dando alegria!!!

-----------------------

Outro jogão foi Rafael Nadal x Luis Horna. Nadal é mesmo um fenômeno, mas o mais impressionante foi o que jogou o Luis Horna. O peruano deu muito trabalho para o Nadal, que venceu por 3 a 1.

-----------------------

Para fechar, o último jogão foi Espanha x Argentina, no Mundial de Basquete. E, confesso, torci para a Argentina. Manu Ginóbili encanta. É o melhor jogador não americano do mundo hoje. Joga demais, com leveza. Mas nem ele foi capaz de levar a Argentina para a decisão.

Última jogada, bola na mão de Ginóbili. Argentina perdendo por 1 ponto. Ginóbili parte para cesta, ao que aparecem três jogadores espanhóis pra o bloqueio. Ele refuta e abre para Nocioni na linha dos três. Nocioni erra e a Argentina perde.

Uma pena. Mas a espanha mereceu. Até porque, jogou nos últimos 2 minutos sem Pau Gasol, seu melhor jogador, que saiu com uma torção no tornozelo.

Agora a Espanha vai decidir o Mundial contra Grécia, atual campeã européia, que venceu os Estados Unidos na outra semifinal.

--------------------------------

Falando sobre futebol. O único jogo que vi foi o do São Paulo. E o São Paulo perdeu uma grande chance de se distanciar. O empate foi ruim. Mas refletiu bem o que foi o jogo. O goleiro Albérico, apesar de ter sido o nome do jogo, se destacou mais nas bolas paradas.

Pegou três faltas e um pênalti no último minuto, todos tendo Rogério como protagonista. Aliás, apesar da reclamação do jogadores do Fortaleza, foi pênalti. O erro do árbitro foi não ter dado um pênalti semelhante do Fabão no Rinaldo minutos antes, nos mesmos moldes do pênalti no Mineiro.

O São Paulo não foi merecedor da vitória. Centralizou demais o jogo. Lenílson e Danilo, apesar dos pesares, foram bem.

Mas, não dá para entender o Muricy. Dá 25 minutos do 2º tempo, parece que bate o desepero, e ele sai mudando o time, o esquema, tudo. Enche o time de atacantes, todos se trombam. Não sei por que o Alex Dias ainda entra no time. Não tem condições, desde o empate em 1 x 1 com o Noroeste, no Morumbi, ainda pelo campeonato paulista.

E o Zé Roberto. Foi para o Santos. É um ótimo jogador, mas acho que faria mais diferença no São Paulo do que no Santos.

No São Paulo, ele viria para mudar o esquema. A chegada dele possibilitaria a volta do time ao 4-4-2. Josué na cabeça-de-área, com Mineiro na direita e o Zé na esquerda. Danilo seia o elo de ligação entre o meio e o ataque.

O São Paulo ofereceu para ele R$28o mil mensais. Por isso, acho que o Santos ofereceu muito mais. Não sei se os R$500 mil que estão falando, mas muito mais.