quarta-feira, 31 de maio de 2006

Edmílson cortado!!!


Bomba na seleção: Edmílson sentiu dores no joelho e após exames foi constatada uma lesão no menisco e foi cortado. Para seu lugar foi chamado o cara aí de cima, o Mineiro.

Pelo que o médico da seleção Dr. Jose Luis Runco disse, essa contusão não tem nada a ver com a antiga lesão no joelho do jogador e com as pegadas mais fortes entre Edmílson e Adriano.

O fato do Parreira chamar o Mineiro é estranho. Ele foi convocado uma vez pelo Parreira, naquele amistoso contra a Guatemala, no Pacaembu, quando só jogadores do Brasil poderiam ser convocados. O Parreira convocou muito mais vezes outros volantes, Edu e Renato são dois exemplos. O Parreira deve ter visto que, faltava um jogador com as características do Mineiro na seleção.

Ele é o jogador ideal para fazer a cobertura dos laterais da seleção. E, tenho quase certeza que ele será titular deste time, não no começo da copa, mas no decorrer da copa, o Parreira verá que ele tem que jogar de qualquer jeito. E vou mais longe, acho que com o conservadorismo do Parreira, ele colocará o Mineiro no lugar do Adriano, adiantando o Zé Roberto para a meia e o Ronaldinho Gaúcho para o ataque. O que eu acho que o Parreira deveria fazer é uma simples trroca, Mineiro por Zé Roberto. O time não perderia em criatividade e ganharia muito na marcação. Para quem não se lembra, Mineiro foi o autor do gol mais importante da história recente do São Paulo, na final do Mundial contra o Liverpool. Neste ano, ele já jogou 33 vezes e marcou seis gols. Um grande feito para um jogador que a sua principal função é marcação.

Só mais uma coisa, o contrato do Mineiro já foi renovado? A última vez em que isso foi levantado, clube e jogador estavam em negociações. O contrato dele com o São Paulo acaba no fim do ano e, a partir do próximo mês, ele pode assinar um pré-contrato com qualquer clube e se apresentar no começo do ano que vem, sem nenhum custo para esse clube.

Sobre o Edmílson, é uma pena! Um excelente jogador, que foi injustiçado no São Paulo, a torcida não parava de pegar no seu pé. Foi para a Europa, se sagrou tricampeão Francês com o Lyon, foi titular na Copa de 2002, com direito a golaço no jogo contra a Costa Rica. Foi vendido para o Barcelona. Chegou e já conquistou o Bicampeonato Espanhol e a Liga dos Campeões. Fará falta na seleção, Parreira o considerava titular. O interessante era ter Edmílson e Mineiro no grupo, mas só teremos um. Uma pena. Força Edmílson!


FICHA TÉCNICA

Nome: Carlos Luciano da Silva
Apelido: Mineiro
Data de Nascimento: 02/ 08/1975
Local de Nascimento: Porto Alegre/ RS
Clubes: Rio Branco/SP, Guarani, Ponte Preta, São Caetano e, atualmente, São Paulo.

terça-feira, 30 de maio de 2006

Imbatível! Pelo menos no Saibro


Esse é Rafael Nadal. Prestes a completar 20 anos, o espanhol já pode ser considerado uma lenda do tênis mundial. Ontem, após 29 anos, ele quebrou o recorde de 53 vitórias consecutivas em quadras de saibro, ao bater o sueco Robin Soderling por 3 a 0. O recorde anterior pertencia a Guillermo Vilas, o argentino maluco que encantou o circuito na década de 1970. E agora, ele tem tudo para ampliar o recorde em muitos jogos afinal, ele é o favorito em Roland Garros. Nos 54 jogos, ele disputou 138 sets. Ganhou 122 e perdeu 16. E derrotou Roger Federer em três oportunidades. Na semifinal de Roland Garros no ano passado, por 3 x 1 e nas finais de Monte Carlo, outro 3 x 1 e Roma, desta vez por 3 x 2, em um jogo de 5 horas.


Nadal é mesmo um fenômeno. Com 19 anos, é o segundo colocado no ranking da ATP, fica atrás só do outro fenômeno da atualidade, Roger Federer. E por falar em Federer, o melhor do mundo, ele é freguês de carteirinha do espanhol. Em seis partidas, 5 vitórias do espanhol. Federer, que almeja conquistar o Grand Slam, ou seja, conquistar no mesmo ano, Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open, já deu declarações dizendo que, enquanto Nadal estiver no circuito, será muito difícil vencer Roland Garros.

O espanhol vem de uma família de esportistas. O mais famoso deles foi Miguel Ángel Nadal, zagueiro do Barcelona e da seleção espanhola na década de 90. Aliás, quase que o tênis perde Nadal para o futebol, falam que ele joga muito bem. Se ele demonstrar no futebol, a mesma raça e técnica do tênis, seria um ótimo jogador.

Ontem, após o jogo, o argentino Guillermo Vilas entrou na quadra para presentear Nadal com um troféu pela quebra do recorde e disse: " Ele é uma pessoa fantástica, um amigo. Se eu tivesse que perer esse recorde, eu gostaria de perder para uma pessoa como ele. E foi o que aconteceu."

A última derrota de Nadal no saibro foi no dia 7 de Abril de 2005, quando foi derrotado por Igor Andreev.

Alguém aí já sabe quem é o favorito para conquistar Roland Garros? Rafael Nadal, é claro!

O Recorde:

Masters de Monte Carlo

Gael Monfils (FRA) 2 x 0
Xavier Malisse (BEL) 2 x 0
Olivier Rochus (BEL) 2 x 0
Gastón Gaudio (ARG) 2 x 0
Richard Gasquet (FRA) 2 x 1
Guillermo Coria (ARG) 3 x 0

ATP de Barcelona

Gilles Muller (LUX) 2 x 0
Dominik Hrbaty (SVK) 2 x 0
Agustín Calleri (ARG) 2 x 0
Radek Stepanek (RTC) 2 x 0
Juan Carlos Ferrero (ESP) 3 x 0

Masters de Roma

Mikhail Youzhny (RUS) 2 x 0
Victor Hanescu (ROM) 2 x 0
Guillermo Cañas (ARG) 2 x 0
Radek Stepanek (RTC) 2 x 1
David Ferrer (ESP) 2 x 1
Guillermo Coria (ARG) 3 x 2

Roland Garros

Lars Burgsmuller (ALE) 3 x 0
Xavier Malisse (BEL) 3 x 0
Richard Gasquet (FRA) 3 x 0
Sebastien Grosjean (FRA) 3 x 1
David Ferrer (ESP) 3 x 0
Roger Federer (SUI) 3 x 1
Mariano Puerta (ARG) 3 x 1

ATP de Baastad

Juan Mónaco (ARG) 2 x 0
Alberto Martín (ESP) 2 x 0
Juan Carlos Ferrero (ESP) 2x 0
Tommy Robredo (ESP) 2 x 0
Tomas Berdych (RTC) 2 x 0

ATP de Stuttgart

Hugo Armando (EUA) 2 x 0
Fernando Verdasco (ESP) 2 x 0
Tomas Zib (RTC) 2 x 0
Jarkko Nieminen (FIN) 2 x 0
Gastón Gaudio (ARG) 2 x 0

Copa Davis

Daniele Bracciali (ITA) 3 x 0
Andreas Seppi (ITA) 3 x 1

Masters de Monte Carlo - 2006

Arnaud Clement (FRA) 2 x 0
René Lisnard (MON) 2 x 0
Kristof Vliegen (BEL) 2 x 0
Guillermo Coria (ARG) 2 x 0
Gastón Gaudio (ARG) 2 x 1
Roger Federer (SUI) 3 x 1

ATP de Barcelona

Feliciano López (ESP) 2 x 0
Navarro Pastor (ESP) 2 x 0
Jarkko Nieminem (FIN) 2 x 1
Nicolás Almagro (ESP) 2 x 0
Tommy Robredo (ESP) 3 x 0

Masters de Roma

Carlos Moyá (ESP) 2 x 1
Filippo Volandri (ITA) 2 x 0
Tim Henman (ING) 2 x 0
Fernando González (CHI) 2 x 0
Gael Monfils (FRA) 2 x 0
Roger Federer (SUI) 3 x 2

Roland Garros

Robin Soderling 3 x 0

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Costa do Marfim


Uma das coisas que eu mais gosto nos países africanos, são os apelidos das suas seleções. Camarões são os Leões Indomáveis. A Nigéria são as Águias Africanas e Costa do Marfim, são os Elefantes. Vamos falar do Elefantes Africanos então.
Pela primeira vez na copa, eliminou a tradicional seleção de Camarões. Com 22 pontos ganhos, sete vitórias, um empate e 2 derrotas. O Técnico é o Francês Henri Michel, que já enfrentou o Brasil três vezes em copas. Em 1986 com a França, em 1994 com Camarões e em 1998 com Marrocos.
Dos 23 convocados, 13 jogam na França. A defesa, diferente das outras seleções do continente, é boa. O goleiro Tizié, foi considerado o melhor do continente. E dos outro quatro defensores dois deles, Toure e Eboé, jogam no Arsenal, finalista da Liga dos Campeões da Europa.
O problema é a falta de combate dos meio-campistas e dos laterais que permitem o avanço dos atacantes adversários.
Uma das principais jogadas é o lançamento do lateral-esquerdo Boka para Drogba. Este o maior perigo que a seleção tem. O atacante do Chelsea parece grosso, mas sabe fazer gols. É o principal responsável pela classificação dos Elefantes africanos.
Joga no 4-4-2, com duas linhas de quatro. No meio, Yaya Touré e Akale Kanga, jogam abertos. No ataque, Drogba e o atacante que sai da área e busca o jogo, enquanto Arouna Koné fica mais fixo.
Ranking da FIFA: 32º
Participação em Copas: 1ª vez em copas.
Destaques: Os Atacantes Didier Drogba, do Chelsea, da Inglaterra e Bonaventure Kalon, do Psg, da França.
Time base:
1. Tizié; 21. Eboué, 6. Kouassi, 4. Touré e 3. Boka; 7. Faé, 5. Zokora, 2. Akale Kanga e 19. Yaya Touré; 9. Arouna Koné e 11. Drogba

Os Convocados:
Goleiros:
1. Jean-Jacques Tizié (Espérance/TUN), 23. Boubacar Barry Copa (KSK Beveren/BEL), 16. Gérard Gnanhouan (Montpellier/FRA).
Defensores:
17. Cyril Domoraud (Créteil/FRA), 6. Blaise Kouassi (Troyes/FRA), 12. Abdoulaye Méité (Olympique de Marselha/FRA), 3. Etienne Arthur Boka (Strasbourg/FRA), 4. Abib Kolo Touré (Arsenal/ING), 21. Emmanuel Eboué (Arsenal/ING), 13. Marc Zoro (Messina/ITA).
Meio-campistas:
5. Didier Zokora (Saint-Etienne/FRA), 7. Emerse Faé (Nantes/FRA), 2. Kanga Gauthier Akalé (Auxerre/FRA), 22. Romaric Ndri Koffi (Le Mans/FRA), 19. Gnégnéri Yaya Touré (Olympiacos/GRE), 10. Gilles Yapi Yapo (Young Boys/SUI), 20. Guy Roland Demel (Hamburg/ALE).
Atacantes: 14. Bakari Koné (Nice/FRA), 11. Didier Drogba (Chelsea/ING), 9. Arouna Koné (PSV/HOL), 8. Bonaventure Kalou (Paris Saint-Germain/FRA), 18. Abdoul Kader Keita (Lille/FRA), 15. Aruna Dindane (Lens/FRA).

Grupo C, o "Grupo da Morte"


Vamos agora de Grupo C, alardeado por todos como o "Grupo da Morte". Grupo esse que conta com Argentina, Costa do marfim, Sérvia e Montenegro e a Holanda. Começaremos pela a Argentina.

Bicampeã do mundo em 1978 e 1986, a Argentina ficou em 2º lugar nas eliminatórias sul-americanas. Fez 34 pontos, com 10 vitórias, sete empates e 2 derrotas. Perdeu o 1º lugar para o Brasil no saldo de gols, 18 a 12. Tem uma forte marcação, principalmente na saída de bola dos adversários e joga com três atacantes. Messi, Tevez e Crespo. Apesar dos seus principais jogadores e de grande parte da imprensa atribuírem o favoritismo ao Brasil, eles querem provar para o mundo que a vexaminosa campanha em 2002 foi fruto do acaso e, para isso, só conquistando o título. Tem uma geração de excelentes jogadores. A grande surpresa foi a ausência de Javier Zanetti na lista.

Assim como em 2002, caiu no chamado “Grupo da Morte”. Desta vez formado Sérvia e Montenegro, Costa do Marfim e Holanda.

A Argentina estréia dia 10 de Junho contra a Costa do Marfim. Em outras duas copas os hermanos estrearam nesse dia. Nos mundiais de 1978 e 1986 e, em ambos, foram campeões.

Destaques: Os meias Riquelme, do Villareal da Espanha, Aimar, do Valencia, também da Espanha e os atacantes Crespo, do Chelsea da Inglaterra e Carlos Tevez, do Corinthians. A grande aposta é Leo Messi, do Barcelona, de apenas 18 anos.

Joga no 4-2-1-3. Na direita, o técnico José Pekerman escala o zagueiro Coloccini como lateral. Assim, Sorín pode avançar com total liberdade pela esquerda. À frente da zaga, ficam Mascherano e Lucho González. Na ligação com o ataque, Riquelme, um meia de rara habilidade e talento. No ataque, joga com três atacantes, que costumam ser Crespo, Tevez e Messi. Messi ainda se recupera de lesão e Tevez vem perdendo espaço para Saviola.

Ranking da FIFA: 9º
Participação em Copas: 14ª vez. Bicampeã em 1978 e 1986.

Time base:
1. Abbondanzieri; 4. Coloccini, 2. Ayala, 6. Heinze e 3. Sorín; 8. Mascherano, 22. Lucho González e 10. Riquelme; 19. Messi, 9. Crespo e 11. Tevez

Os Convocados:

Goleiros:
1. Roberto Abbondanzieri (Boca Juniors), 12. Leonardo Franco (Atlético de Madrid), 23. Oscar Ustari (Independiente)

Defensores:
4. Fabricio Coloccini (La Coruña), 2. Roberto Ayala (Valencia/ESP), 6. Gabriel Heinze (Manchester United/ING), 3. Juan Pablo Sorin (Villarreal/ESP), 15. Gabriel Milito (Real Zaragoza/ESP), 21. Nicolas Burdisso (Internazionale/ITA), 17. Leandro Cufré (Roma/ITA)

Meio-campistas:
13. Lionel Scaloni (West Ham/ING), 5. Esteban Cambiasso (Internazionale/ITA), 8. Javier Mascherano (Corinthians/BRA), 22. Luis Gonzalez (Porto/POR), 16. Pablo Aimar (Valencia/ESP), 10. Juan Román Riquelme (Villarreal/ESP), 18. Maximiliano Rodriguez (Atlético de Madrid)

Atacantes:
11. Carlos Tevez (Corinthians/BRA), 9. Hernán Crespo (Chelsea/ING), 19. Lionel Messi (Barcelona/ESP), 14. Rodrigo Palacio (Boca Juniors), 7. Javier Saviola (Sevilla/ESP), 20. Julio Cruz (Internazionale)

Suécia


Fechando o Grupo B, um dos mais fortes da Copa, vamos falar dos Vikings, ou da Suécia, como queiram.

Campeã de seu grupo, ficou na frente da Croácia, da Bulgária e da Hungria. Fez 24 pontos. Tem um time forte e compacto. Conta com um bom ataque, formado por Larsson e Ibrahimovic. No meio se destacam Ljungberg, do Arsenal e Källström, do Rennes.

Nos últimos 38 anos, houve 11 jogos entre Suécia e Inglaterra, com quatro vitórias Suecas e 7 empates. Se manter esse retrospecto o time tem grandes chances de ficar em primeiro no Grupo B e ter um caminho mais fácil na Copa.

Joga no 4-4-2 mas no meio campo forma um losango com Linderoth à frente da zaga, Wilhelmsson e Ljungberg pelos lados e Svensson na ligação com o ataque. Ataque este que é muito perigoso. Larsson, que brilhou na campanha pela terceira colocação em 1994 e, recentemente foi um dos responsáveis pela conquista do Barcelona na Liga dos Campeões e Ibrahimovic, formam uma dupla de matadores habilidosos. Poucas seleções contam com uma dupla de ataque como essa. Ibrahimovic que, apesar de seu 1, 90 metro, é muito habilidoso, pois jogava futebol de salão na Suécia, tanto que ele não sabia qual carreira queria seguir. É comum ver na Internet um vídeo com seu último gol marcado com a camisa do Ajax, onde ele dribla seis jogadores antes de fazer o gol.

Ranking da FIFA: 16º
Participação em Copas: 11ª vez. Vice campeã em 1958 e terceira colocada em 1994.
Destaques: O meia Fredrik Ljunberg, do Arsenal, da Inglaterra e o atacante Zlatan Ibrahimovic, da Juventus, da Itália, candidato a artilheiro da Copa.

Time base:

1. Isaksson, 2. Nilsson, 3. Mellberg, 5. Lucic e 4. Edman; 6. Linderoth, 21. Wilhelmsson, 8. Svensson e 9. Ljungberg; 11. Larsson e 10. Ibrahimovic.

Os convocados:

Goleiros:
12. John Alvbage, 1. Andreas Isaksson, 23. Rami Shaaban.


Defensores:
4. Erik Edman, 13. Petter Hansson, 5. Teddy Lucic, 3. Olof Mellberg, 2. Mikael Nilsson, 14. Fredrik Stenman, 15. Karl Svensson.


Meio-campistas:
7. Niclas Alexandersson, 19. Daniel Andersson, 17. Johan Elmander, 18. Mattias Jonson, 16. Kim Källström, 6. Tobias Linderoth, 9. Fredrik Ljungberg, 8. Anders Svensson, 21. Christian Wilhelmsson.


Atacantes:
20. Marcus Allback, 10. Zlatan Ibrahimovic, 11. Henrik Larsson, 22. Markus Rosenberg.

A bruxa está solta!


Véspera de Copa do Mundo é quando os jogadores mais se poupam, tiram o pé das divididas e menos se machucam, certo? Errado. A Copa deste ano terá vários desfalques. talvez o maior deles seja Wayne Rooney, da Inglaterra. O atacante que quebrou o pé, está fora pelo menos da 1ª fase.

Mas não ficamos por aí, à medida que a Copa se aproxima, aumentam os cortes. Deveria ser o inverso, mas não é. A seleção norte-americana perdeu já dois zagueiros, Hejduk e Gibbs. A Polônia perdeu um meia, Grabowski, por problemas cardíacos. Quase todas as principais seleções tem algum jogador em recuperação, até o Brasil, com Ronaldo. A Alemanha tem Ballack e Lahm. A Argentina tem Messi e Heinze. A Suécia, Ljungberg. O Paraguai, Santa Cruz. A Ucrânia, tem Shevchenko. Ele que decidiu sair do Milan hoje e seu provável destino é o Chelsea. A República Tcheca tem Smicer e Koller. Até Trinidad e Tobago teve jogador cortado por contusão. Ontem no treino do Brasil, vimos jogadas ríspidas entre Edmílson e Adriano. Seria a vontade de jogar a Copa que faz os jogadores levarem os seus corpos até o limite? Ou os longos e desgastantes campeonatos europeus? Ou a falta de tempo para a Copa? Não sei, talvez um pouco de cada. Só sei que alguma coisa tem que ser feita. A Copa serve para os melhores do mundo desfilarem seu talento, não para ficarem machucados.

A zica chegou ao seu ápice ontem, no amistoso entre a seleção B da Inglaterra e a Bielorrússia. O goleiro Robert Green, havia entrado há 5 minutos e foi bater um tiro de meta. Na hora do chute, ele pegou errado na bola, que sobrou para Kuzutov. O atacante chutou para o gol vazio, enquanto Green se contorcia de dores no chão. Desfecho: uma lesão na virilha que o impediu de ir para a Copa.

Sai zica!!!

Trinidad e Tobago


Ficou em 4º lugar nas eliminatórias da Concacaf e foi para a repescagem, onde eliminaram o Bahrein com um empate, 1 a 1, e uma vitória fora de casa por 1 a 0. O técnico é o holandês Leo Beenhaker, que fracassou com a Holanda em 1990. É o menor país a disputar a copa. A maioria dos jogadores, 14, jogam no futebol britânico.

O maior destaque é Dwight Yorke atacante que fez muito sucesso no Manchester United, no final dos anos 90.

Ranking da FIFA: 47º
Participação em Copas: 1ª vez.

Destaques: Os atacantes Dwight Yorke, ex-Manchester United e Stern John, do Coventry, da Inglaterra.

Time base:

21. Jack; 2. Cox, 4. Andrews, 6. Lawrence e Avery John; 9. Whitley, 7. Birchall, 11. Edwards e 10. Latapy; 19. Yorke e 14. Stern John

Os convocados:

Goleiros:
21. Kelvin Jack (Dundee/ESC), 1. Shaka Hislop (West Ham/ING), 22. Clayton Ince (Coventry City/ING)

Defensores:
6. Dennis Lawrence (Wrexham/ING), 8. Cyd Gray (CL Financial San Juan Jabloteh), 4. Marvin Andrews (Rangers/ESC), 5. Brent Sancho (Gillingham/ING), 2. Ian Cox (Gillingham/ING), 17. Atiba Charles (W Connection), 3. Avery John (New England Revolution/EUA)

Meio-campistas:
16. Silvio Spann (sem clube), 7. Chris Birchall (Port Vale), 9. Aurtis Whitley (CL Financial San Juan Jabloteh), 23. Anthony Wolfe (Jabloteh), 18. Densill Theobald (Falkirk/ESC), 11. Carlos Edwards (Luton/ING), 19. Dwight Yorke (Sydney FC/AUT), 10. Russell Latapy (Falkirk/ESC)

Atacantes: 14. Stern John (Coventry City/ING), 15. Kenwyne Jones (Southampton/ING), 12. Collin Samuel (Dundee United/ESC), 20. Jason Scotland (St Johnstone/ESC), 13. Cornell Glen (LA Galaxy/EUA).

Paraguai

Fecharemos hoje o Grupo B, primeiro o Paraguai.

Quarto colocado nas eliminatórias sul-americanas. Fez 28 pontos e pela terceira vez seguida vai para a copa. O forte é o conjunto, o time joga junto há muito tempo. Mas não assusta como aquele que foi à França em 1998. Tem uma defesa sólida com Gamarra (Palmeiras) e Cáceres (ex-Atlético Mineiro). A ausência mais sentida foi de César “El Tigre” Ramírez, do Flamengo.

Que aquele time de 1998 era melhor, principalmente por contar com Gamarra no seu auge, não há dúvidas, mas em uma coisa esse time supera aquele: o ataque. O ataque formado por Santa Cruz e Valdéz é muito superior ao da copa de 1998.

Para o primeiro jogo da Copa, contra a Inglaterra, é quase certa a ausência de Roque Santa Cruz, que se recupera de uma tendinite no joelho.

Ranking da FIFA: 33º
Participação em Copas: 7ª vez

Destaques: O zagueiro Gamarra, que joga no Palmeiras e os atacantes Roque Santa Cruz, que joga no Bayern de Munique e Nelson Haedo Valdés, que joga no Werder Bremen, ambos da Alemanha.

Time base:

1. Villar; 21. Caniza, 5. Cáceres, 4. Gammarra e 2.Nuñez; 13. Paredes, 11. Gavillán, 19. Dos Santos e 10. Acuña; 18. Nelson Valdéz e 9. Santa Cruz

Os Convocados:

Goleiros:
1. Justo Villar (Newell's Old Boys/ARG), 12. Derlis Gomez (Sportivo Luqueño), 22. Aldo Bobadilla (Libertad)

Defensores:
21. Denis Caniza (Cruz Azul/MEX), 4. Carlos Gamarra (Palmeiras/BRA), 5. Julio César Cáceres (River Plate/ARG), 3. Delio Toledo (Zaragoza/ESP), 2. Jorge Núñez (Estudiantes/ARG), 15. Julio Manzur (Santos/BRA), 14. Paulo da Silva (Toluca/MEX)

Meio-campistas:
8. Edgar Barreto (NEC/HOL), 10. Roberto Acuña (La Coruña), 13. Carlos Paredes (Reggina/ITA), 19. Julio dos Santos (Bayern de Munique/ALE), 6. 16. Carlos Bonet (Libertad), Cristian Riveros (Libertad), 11. Diego Gavilán (Newell's Old Boys/ARG), 17. José Montiel (Olimpia)

Atacantes:
18.Nelson Haedo Valdéz (Werder Bremen/ALE), 9. Roque Santa Cruz (Bayern de Munique), 23. Nelson Cuevas (Pachuca/MEX), 7. Salvador Cabañas (Chiapas/MEX), 20. José Cardozo (sem clube)

quarta-feira, 24 de maio de 2006

São Paulo vence mais uma


O São Paulo venceu mais um clássico contra o Palmeiras. É a terceira vitória só neste ano. Nos últimos 10 jogos entre as duas equipes, 7 vitórias do Tricolor e 1 vitória do Palmeiras. Na história são 268 jogos, com 93 vitórias do São Paulo, 86 empates e 89 vitórias do Palmeiras.
O São Paulo tem agora 15 pontos e pode terminar a rodada no terceiro lugar, depende do resultado do Santos, que até agora vai empatando com o Flamengo.


Quem vê só o resultado do jogo deve pensar que foi fácil. Ledo engano. O São Paulo deu mostras de que iria golear o Palmeiras. Logo aos 4 minutos fez 1 a 0, gol contra de Márcio Careca. O problema do São Paulo é que o time pensa que vai decidir o jogo a hora que ele quiser, e não é assim. Mas depois disso, só deu Palmeiras que, por pelo menos três vezes esteve perto de empatar. Mas quando a fase é ruim....

Aos 39, Márcio Careca, se redimiu e empatou o jogo.

Na volta do segundo tempo, o São Paulo deve ter tomado uma bela bronca do Muricy e partiu com tudo para cima do Palmeiras. Ricardo Oliveira fez aos 7, seu primeiro gol com a camisa do Tricolor. E parece que ele gostou, porque aos 11 ele fez o terceiro. Aí o Palmeiras desmontou de vez. Alex Dias perdeu dois gols até que, aos 37, ele fechou o placar após driblar Sérgio.

O São Paulo segue firme e forte na disputa do título e o Palmeiras segue no seu martírio de fugir da segundona..

Grupo B

Me desculpem, sei que o Brasileirão está rolando, hoje tem clássico em São Paulo, mas agora é hora de Copa do Mundo já. Vamos então ao Grupo B da Copa, que tem Inglaterra, Trinidad e Tobago, Suécia e Paraguai. Começarei pela terra da Rainha.

Persegue o titulo desde 1966, quando foi campeã em casa. Essa talvez seja a melhor geração desde aquela época. Nas eliminatórias ficou em 1º no grupo que tinha Polônia, Irlanda do Norte e Áustria. Fez 25 pontos, oito vitórias, um empate e 1 derrota.

O grande desafio do treinador sueco Sven Goran-Eriksson é fazer o time ser ofensivo. Mas ele terá problemas no ataque. Michael Owen se recupera de uma lesão no pé. O outro titular, Wayne Rooney também fraturou o pé e, provavelmente, só poderá jogar na fase final da copa. Com isso, o técnico Eriksson surpreendeu o mundo ao chamar para a seleção Theo Walcott, de 17 anos e que nunca jogou pela seleção. O jovem atacante jogou apenas 23 partidas como profissional. Walcott se transferiu em janeiro do Southampton para o Arsenal por cerca de sete milhões de euros, mas por conta de algumas cláusulas o valor pode aumentar consideravelmente.

Enquanto não tiver Rooney, Eriksson deverá escalar Peter Crouch. O grandalhão de 2,02 metros é bom no jogo aéreo e também com a bola nos pés. Uma outra opção é avançar Joe Cole para o ataque.

As jogadas de bola parada são muito forte com Beckham e Gerrard. Joga no 4-4-2, mas com duas linhas de quatro bem definidas. No meio, Beckham e Joe Cole bem abertos. Gerrard e Lampard no centro. Os quatro jogadores se aproveitam muito dos chutes de fora-da-área.

Ranking da FIFA: 10ª
Time base:

1. Robinson; 2. Neville, 5. Terry, 6. Ferdinand e 3. A. Cole; 4. Gerrard, 8. Lampard, 7. Beckham e 11. Joe cole; 9. Rooney e 10. Owen

Participação em Copas: 12ª vez. Campeã em 1966.

Destaques: Os meias David Beckham, do Real Madrid, da Espanha, Steven Gerrard, do Liverpool e Frank Lampard, do Chelsea, ambos da Inglaterra. Além dos atacantes Michael Owen, do Newcastle e Wayne Rooney, do Manchester United, da Inglaterra.

Os convocados:

Goleiros:
1. Paul Robinson (Tottenham), 13. David James (Manchester City), 22. Scott Carson (Liverpool)

Defensores:
2. Gary Neville (Manchester United), 6. Rio Ferdinand (Manchester United), 5. John Terry (Chelsea), 3. Ashley Cole (Arsenal), 12. Sol Campbell (Arsenal), 15. Jamie Carragher (Liverpool), 14. Wayne Bridge (Chelsea)

Meio-campistas:
7. David Beckham (Real Madrid/ING), 18. Michael Carrick (Tottenham), 8. Frank Lampard (Chelsea), 4. Steven Gerrard (Liverpool), 16. Owen Hargreaves (Bayern de Munique/ALE), 17. Jermaine Jenas (Totenham), 20. Stewart Downing (Middlesbrough), 11. Joe Cole (Chelsea), 19. Aaron Lennon (Tottenham)

Atacantes:
9. Wayne Rooney (Manchester United), 10. Michael Owen (Newcastle), 21. Peter Crouch (Liverpool), 23. Theo Walcott (Arsenal)

Croácia

Não, não farei agora o perfil da Croácia. Agora vou falar sobre a vitória croata hoje, em Viena, na Áustria, contra a anfitriã.

4 a 1 para a Croácia e o grande destaque foi esse com a bola aí em cima. Ivan Klasnic fez dois gols e mostrou que pode preocupar a nossa defesa. Para quem não se lembra, a Croácia foi a 3ª colocada em 1998, na França.

E, neste ano, venceu a Argentina por 3 a 2, em um jogaço de bola.

Quem acha que a Croácia só preocupa porque é o primeiro jogo da Copa, está enganado. "Os brasileiros" da Europa podem surpreender muita gente, inclusive a nós.

Davor Suker, artilheiro da Copa de 1998 e o maior jogador croata, disse ontem que, a Croácia vai surpreender à todos ao ficar em 1º lugar no nosso Grupo. Parreira, não faça como o Zagallo que mesmo após ter perdido para a Noruega em 1997, não se preocupou com os noruegueses na Copa e perdeu de virada na primeira fase.

terça-feira, 23 de maio de 2006

Polônia


Fechando o Grupo A, coloco o perfil da Polônia, terra do carequinha Lato, artilheiro da Copa de 1974. Amanhã, o Grupo B.

Ficou em segundo lugar no grupo que tinha a Inglaterra, Ficou com uma das duas vagas destinadas aos melhores segundos colocados. Fez 24 pontos. Joga no 4-4-2 e tem como base o futebol força. Conta com a habilidade de Smolarek e Krzynowek no meio-campo. Foi terceira colocada nas Copas de 1974 e 1982. A grande surpresa para a copa, foi a não convocação do goleiro Dudek, herói na conquista do Liverpool na Liga dos Campeões do ano passado.

Ranking da FIFA: 29º
Participação em Copas: 7ª vez

Destaques: O atacante Smolarek, filho do ex-atacante Smolarek, que jogou na seleção na sua última boa campanha em copas, em 1982, quando chegou ao terceiro lugar.


Time base:
1. Boruc; 6. Bak, 2. Jop, 3. Gancarczyk e 14. Zewlakow; 5. Kosowski, 16. Radomski, 8. Krzynowek e 15. Smolarek; 11. Rasiak e 9. Zurawski

Os convocados:
Goleiros:
1.Artur Boruc (Celtic-ESC), 12. Tomasz Kuszczak (West Bromwich Albion-ING), 22. Lukasz Fabianski (Legia varsóvia)Defensores: 6. Jacek Bak (Al Rayan-QAT), 2. Mariusz Jop (FK Moscou-RUS), 14. Michal Zewlakow (Anderlecht-BEL), 4. Marcin Baszczynski (Wisla Cracóvia), 3. Seweryn Gancarczyk (Metallist Charkow-UCR), 18. Mariusz Lewandowski (Shakhtar Donetsk-UCR), 17. Dariusz Dudka (Wisla Cracóvia), 19. Bartosz Bosacki (Lech Poznan)


Meio-campistas:
8. Jacek Krzynowek (Bayer Leverkusen-ALE), 10. Miroslaw Szymkowiak (Trabzonspor-TUR), 7. Radoslaw Sobolewski (Wisla Cracóvia), 15. Euzebiusz "Ebi" Smolarek (Borussia Dortmund-ALE), 5. Kamil Kosowski (Southampton-ING), 16. Arkadiusz Radomski (Austria Vienna-AUT), 13. Sebastian Mila (Austria Vienna-AUT), 20. Piotr Giza (Cracovia)


Atacantes:
9. Maciej Zurawski (Celtic-ESC), 11. Grzegorz Rasiak (Southampton-ING), 23. Pawel Brozek (Wisla Cracóvia), 21. Ireneusz Jelen (Wisla Plock)

Equador


Classificou-se em 3º na América do Sul. Fez 28 pontos, oito vitórias, quatro empates e 6 derrotas. A força está nas laterais, com Reasco, já contratado pelo São Paulo, direita e De La Cruz na esquerda, os dois têm ótimos cruzamentos, sempre procurando o centroavante Agustín Delgado. O grande desfalque é Franklin Salas que, machucado, não vai à copa. O time tem como base à equipe da LDU, que está nas quartas-de-final da Taça Libertadores. Dos 23 convocados, sete são da LDU.

Ranking da FIFA: 39º
Participação em Copas: 2ª vez
Destaques: Além dos laterais, também se destacam os atacantes Ivan Kaviedes, e Agustín Delgado.

Time Base:
1. Villafuerte; 4. De la Cruz, 3. Hurtado, 20. Edwin Tenorio e 13. Ambrossi; 8. Méndez, 15 Avoyí, 7. Lara e 16. Valencia; 10. Kaviedes e 11. Delgado

Os Convocados:

Goleiros:
1. Edwin Villafuerte Posligua (Deportivo Quito), 12. Christian Mora Medrano (LDU de Quito) e 22. Damián Lanza Moyano (S.D. Aucas).

Zagueiros:
3. Iván Hurtado (Al Arabi), 17. Giovanni Espinoza (LDU de Quito), 4. Ulises de la Cruz (Aston Villa), 13. Paúl Ambrosi (LDU de Quito), 18. Neicer Reasco (LDU de Quito), 2. Jorge Guagua Tamayo (El Nacional) e 5. José Luís Perlaza Napa (C.D. Olmedo).

Meias:
15. Marlon Ayoví Mosquera (S.D. Quito), 20. Edwin Tenorio (Barcelona S.C.), 8. Edison Méndez (LDU de Quito), 6. Patricio Urrutia (LDU de Quito),
7. Christian Lara Anangonó (El Nacional), 14. Segundo Castillo Nazareno (El Nacional), 16. Luís Antonio Valencia Mosquera (Recreativo) e Luís 19. Fernando Saritama Padilla (S.D. Quito).

Atacantes:
9. Félix Borja (El Nacional), 10. Iván Kaviedes (Argentinos Jrs.), 11. Agustín Delgado (LDU de Quito), 23. Christian Benítez (El Nacional) e 21. Carlos Tenorio Medina (Al Sadd S.C.).

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Costa Rica




Dando sequência aos perfis das seleções que vão à Copa. Continuamos no Grupo A, agora com a Costa Rica.

Ficou em terceiro nas eliminatórias da Concacaf, atrás de México e Estados Unidos. Fez 16 pontos, cinco vitórias, um empate e 4 derrotas. É a 3ª copa do técnico Brasileiro Alexandre Guimarães. Em 1990 ele foi como jogador e enfrentou o Brasil na primeira fase: derrota por 1 a 0. Em 2002, já como técnico, enfrentou de novo o Brasil, nova derrota, agora por 5 a 2. Contarão com nove jogadores que foram à Copa de 2002.

O time conta com oito jogadores do Deportivo Saprissa, terceiro colocado no Mundial de Clubes da Fifa de 2005. Joga no 4-4-2 brasileiro. 2 volantes, 2 meias e 2 atacantes. No meio-campo, Walter Centeno é o responsável pela armação das jogadas, mas o volante Christian Bolaños também sai para o jogo com muita qualidade e costuma fazer seus gols. Como no Mundial de Clubes de 2005, quando fez um golaço contra o Sydney, da Austrália, classificando o Saprissa para a semifinal da competição. No ataque, Paulo Wanchope é o típico centroavante-matador, aquele que não perdoa. Como jogou por muito tempo na Inglaterra, é muito perigoso nas jogadas aéreas. Apesar de alto, 1,86 metros, é bastante técnico também. A maior crítica ao seu futebol é que ele, às vezes, some do jogo.

Time base:
1. Porras; 2. Drummond, 3. Marín, 15. Wallace e 5. Martinez; 8. Solís, 7. Bolanõs, 6. Fonseca e 10. Centeno; 19. Saborío e 9. Wanchope

Participação em Copas: 3ª vez
Ranking da FIFA: 26ª colocada

Destaques: O atacante Paulo Wanchope, maior artilheiro da seleção, com 43 gols, e o meia Walter Centeno.

Os convocados:
Goleiros:
18. José Francisco Porras (Saprissa), 23. Wardy Alfaro(Alajuelense), 1. Alvaro Mesén (Herediano).

Defensores:
2. Jervis Drummond (Saprissa), 17. Gabriel Badilla(Saprissa), 3. Luis Marín (Alajuelense), 15. Harold Wallace (Alajuelense), 22. Michael Rodríguez (Alajuelense), 5. Gilberto Martínez (Brescia/ITA), 20. Douglas Sequeira (Real Salt Lake/EUA), 12. Leonardo González (Herediano), 4. Michael Umaña (Brujas).

Meias:
10. Walter Centeno (Saprissa), 7. Christian Bolaños (Saprissa),14. Randall Azofeifa (Saprissa), 16. Carlos Hernández (Alajuelense),8. Mauricio Solís (Comunicações/GUA), 6. Dany Fonseca (Brujas), 13. Kurt Bernard (Puntarenas).

Atacantes:
11. Rónald Gómez (Saprissa), 19. Alvaro Saborío (Saprissa), 21. Víctor Núñez (Alajuelense), 9. Paulo Wanchope (sem clube).

sábado, 20 de maio de 2006

























Como prometido, apesar do atraso, começo hoje a falar sobre as 32 seleções da Copa. A primeira é a cabeça-de-chave do Grupo A e, anfitriã do torneio, Alemanha.

Depois de 32 anos, volta a sediar a Copa. Tricampeã, conquistou o torneio em 1954, em 1974, na sua casa e em 1990. Espera repetir a conquista de 1974. Tem uma geração de bons jogadores, mas nenhum capaz de brilhar individualmente. A força está no conjunto. O técnico Klinsmann, um ótimo centroavante na sua época, surpreendeu a todos ao deixar de fora o brasileiro naturalizado alemão Kevin Kuranyi. Com certeza ele perderá em poder ofensivo na Copa. Joga no 4-4-2 rígido, ou seja, os laterais pouco avançam. Pela esquerda, Lahm é o destaque e tem um pouco de liberdade para subir. A dupla de zaga é forte e pesada. Conta com o goleiro Lehmann, do Arsenal, em ótima fase. No meio, destaque para Ballack, o craque deste time. Schneider e Schweinsteiger são bons coadjuvantes. No ataque, Miroslav Klose, artilheiro da Alemanha na última copa com 5 gols é o perigo para as defesas adversárias.

O time base é:

1. Lehmann; 3. Friederich, 17. Mertesacker, 4. Huth e 16. Lahm; 5. Kehl, 19. Schneider, 7. Schweinsteiger e 13. Ballack; 20. Podolski e 11. Klose

Participação em Copas: Com essa, 16ª vez. Tricampeã em 1954, 1974 e 1990.

Destaques: O goleiro Lehmann, o meia Michael Ballack, recém contratado pelo Chelsea, da Inglaterra, e Miroslav Klose, artilheiro alemão na última copa com 5 gols.

Os Convocados:
Goleiros: 1. Jens Lehmann (Arsenal), 12. Oliver Kahn (Bayern de Munique), 23. Timo Hildebrand (Stuttgart)

Defesa: 3. Arne Friedrich (Hertha Berlin), 4. Robert Huth (Chelsea), 2. Marcell Jansen (Borussia Moenchengladbach), 16. Philipp Lahm (Bayern de Munique), 17. Per Mertesacker (Hanover), 21. Christoph Metzelder (Borussia Dortmund), 6. Jens Nowotny (Bayer Leverkusen)

Meio-campo: 13. Michael Ballack (Chelsea), 18. Tim Borowski (Werder Bremen), 8. Torsten Frings (Werder Bremen), 5. Sebastian Kehl (Borussia Dortmund), 19. Bernd Schneider (Bayer Leverkusen), 7. Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique), 15. Thomas Hitzlsperger (Stuttgart)

Ataque14. Gerald Asamoah (Schalke 04), 11. Miroslav Klose (Werder Bremen), 10. Oliver Neuville (Borussia Moenchengladbach), 20. Lukas Podolski (Colônia), 9. Mike Hanke (Werder Bremen) e 22. David Odonkor (Borussia Dortmund).

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Barcelona!!!


Por problemas no computador, só agora que consegui postar sobre o jogaço de ontem.

O Barcelona conquistou a sua segunda Liga dos Campeões. E de forma espantosa. Em 4 minutos, fez dois gols e virou um jogo que já parecia perdido. Mesmo tendo jogado menos do que de costume, a conquista dos Bleus-Grenás foi merecida.

O jogo começou como poucos esperavam, com o Arsenal partindo para cima e Henry perdendo gol feito. Aos 18 minutos, o lance que poderia ter definido o jogo. Ronaldinho Gaúcho tocou para Eto'o. O camaronês driblou Lehmann e foi derrubado, na sequência, a bola sobrou para Giuly que fez o gol. Mas o árbitro Terje Hauge preferiu dar a falta e expulsar o goleiro. Na minha opinião, de forma errada, ele deveria ter dado o gol. Fora que ele prejudicou também o espetáculo, se tivesse dado o gol e deixado o Arsenal com os 11, teríamos um jogo melhor ainda mas, depois da expulsão do Lehmann, o Arsenal se viu obrigado a só se defender.

Mesmo assim, foi o Arsenal que saiu na frente. Após outro erro da arbitragem. Eboue escapou pela direita e "sofreu" falta. Na cobrança, Henry colocou a bola na cabeça de Campbell, que subiu sozinho e marcou. Foi a senha para o Arsenal se fechar ainda mais.

O Barça jogava mal, não criava muito. A melhor chance foi no fim do primeiro tempo, quando Eto'o recebeu de Ronaldinho (de novo), virou e chutou, a bola foi na trave.

Na volta do segundo tempo, o Barça parecia meio desligado, não criava e a ainda via o Arsenal chegar de forma perigosa três vezes. Na melhor delas, Henry saiu na cara do gol mas, cansado por jogar sozinho, chutou nas mão de Váldez. Era a bola para matar o jogo.
Foi aí que o Barça acordou. Rijkaard mandou para campo Larsson no lugar de Van Bommel e Belletti no lugar do fraco Oleguer.

Pouco depois, Iniesta tocou para Larsson. O sueco deu um leve toque e deixou Eto'o na cara de Almunia, o único trabalho do camaronês foi tirar do goleiro. Era o empate. Caía ali, uma invencibildade de 955 minutos sem tomar gol do Arsenal. Caía ali, a esperança do time inglês que, cansado, não conseguiu reagir. Sucumbiu a pressão espanhola 4 minutos mais tarde. Belletti tocou para Larsson. Desta vez o sueco parou, pensou e tocou de volta para o brasileiro que, já dentro da área, chutou forte, entre as pernas de Almunia. Era a virada. Depois disso foi só esperar para comemorar.

Barcelona campeão da Liga dos Campeões!

Para mim, o grande destaque da final foi o sueco Larsson. No seu último jogo pelo Barça, acertou sua transferência para o Gotemburg, da Suécia, ele foi o grande responsável pela virada espanhola. Larsson, o MVP da Liga dos Campeões.

E a imagem que mais me marcou foi a do Belletti, uma hora após ter feito o gol mais importante da sua carreira. Ele entrou no gramado, só de chinelos e ficou olhando o gol em que ele marcou como se não estivesse acreditando. Impressionante.

Agora, as notícias tristes. Para os que pensam que é só no Brasil que os torcedores são vândalos, se enganam. Em Barcelona, 125 mil pessoas foras às ruas comemorar. Mais de 100 ficaram feridas e 45 foram presas. Lógico, não comparação, aqui é muito, mas muito pior. Só que, marginal tem em todo o canto.

E, inexplicavelmente, teve comemoração até em Las Cibeles, praça tradicional e ponto de comemoração do....Real Madrid, na capital espanhola!!!

terça-feira, 16 de maio de 2006

Os dois melhores


Amanhã tem a final da Champions. De um lado, o Barcelona de Ronaldinho. Do outro lado, o Arsenal, de Henry. Os dois melhores jogadores do mundo, na minha opinião, estarão em campo amanhã.

Ambos os times já estão em Paris. Henry deu declarações de que o Barça é o melhor time do mundo. Deco disse que o favoritismo não ganha jogo. É o velho jogo de empurrar o favoritismo para o outro.

O Técnico do Arsenal, Arsène Wenger, quando perguntado sobre o que é mais difícil recuperar a bola do Barcelona ou fugir da marcação sobre pressão dos espanhóis, ele respondeu: "Recuperar a bola, eles sabem como mantê-la e sabem o que fazer com ela." O Barcelona deverá atacar constantemente. Ótimo para o Arsenal, que tem um contra-ataque muito rápido e forte.

Para o bem do futebol, seria ótimo se o Barcelona vencesse. Porque é o time preocupado em atacar, em fazer gols, em ganhar jogos, mas tudo isso com espetáculo, com um algo a mais, com magia.

O Arsenal também tem seu toque de classe, com Henry, Pires, Reyes, Bergkamp, só que em menor escala.

Quem quiser saber mais sobre o Barcelona, é só entrar neste link, é o texto que eu fiz sobre o Barça para o Fanáticos por Futebol. http://www.fanaticosporfutebol.com.br/campeonato/noticia.asp?cod1_cod=57429&cod1_area=147&cod1_tipo=1

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Os 23 para o Hexa

Saiu a convocação do Brasil e já com numeração e tudo. O que nos permite tirar algumas conclusões, como o time titular. Que, salvo alguma contusão, começara á copa com:

1. Dida
2. Cafu
3. Lúcio
4. Juan
6. Roberto Carlos
5. Emerson
11. Zé Roberto
8. Kaká
10. Ronaldinho Gaúcho
7. Adriano
9. Ronaldo

Não é a minha convocação ideal. Eu mudaria alguns nomes. Mas isso sou eu. Esta é uma ótima seleção, capaz de trazer o Hexa sem grandes problemas.

Para mim, a maior surpresa foi a convocação do Rogério Ceni e, surpresa maior, quando vi o número da sua camisa: 12. Ou seja, é o reserva imediato do Dida.

Parreira foi bem coerente na sua convocação. Dos jogadores machucados, ou voltando de contusão, casos de Marcos, Ricardo Oliveira e Roque Júnior, ele não levou nenhum dos três.

Na lateral-esquerda, Gilberto foi o preferido, no lugar do Gustavo Nery. E na zaga, Cris entrou no lugar de Roque Júnior.

Vamos à lista completa, já com os números que eles usarão na Copa:

Goleiros: 1. Dida (Milan/ITA), 12. Rogério Ceni (São Paulo), 22. Júlio César (Internazionale/ITA)

Laterais: 2. Cafu (Milan/ITA), 13. Cicinho (Real Madrid/ESP), 6. Roberto Carlos (Real Madrid/ESP), 16. Gilberto (Hertha Berlim/ALE),

Zagueiros: 3. Lúcio (Bayern de Munique/ALE), 4. Juan (Bayer Leverkusen/ALE), 14. Luisão (Benfica), 15. Cris (Lyon)

Volantes: 5. Emerson (Juventus/ITA), 17. Gilberto Silva (Arsenal), 11. Zé Roberto (Bayer Leverkusen), 19. Juninho Pernambucano (Lyon/FRA), 18. Edmílson (Barcelona).

Meias: 20. Ricardinho (Corinthians), 10. Ronaldinho (Barcelona/ESP), 8. Kaká (Milan/ITA)

Atacantes: 9. Ronaldo (Real Madrid/ESP), 7. Adriano (Internazionale/ITA), 23. Robinho (Real Madrid/ESP), 21. Fred (Lyon/FRA)

domingo, 14 de maio de 2006

Juve Campioni!


A Juventus bateu a Reggina hoje por 2 a 0 e conquistou o seu vigésimo nono Campeonato Italiano. A Juve é a maior campeã italiana.

Mesmo após se ver envolvida em um tremendo escandâlo, no qual a sua diretoria foi obrigada a renunciar, em funçao de escutas telefônicas que mostraram o envolvimento de Luciano Moggi com a armação de resultados. Lamentável.

É incrível como estão pipocando escandâlos de arbitragem ultimamente. Só no último ano foram descobertos casos na Alemanha, no Brasil e agora na Itália.

Esse caso na Itália já rendeu consequencias. O árbitro italiano Massimo DeSanctis foi retirado da Copa do Mundo. O goleiro da Juventus, Gianluigi Buffon, está arriscado de ficar de fora da convocação para a copa. Simplesmente por se envolver com apostas ilegais. Lamentável.

Na Inglaterra, Wayne Rooney, astro da seleção, tem uma dívida de R$ 2,5 milhões só com apostas. A FIFA já se pronunciou e disse que apostas por parte de jogadores na Copa. Lamentável.

sábado, 13 de maio de 2006

Líder!


O Santos venceu a Ponte hoje e continua líder do Brasileirão. E o Luxemburgo vai dando mostras de que, se não é o melhor time, é um time que vem forte para a conquista do campeonato.

O Santos fez 1 a 0 logo no começo e depois se perdeu. Talvez a falta de costume pela volta do 4-4-2, não sei. Sei que a Ponte assustou, teve algumas boas chances e até marcou um gol, anulado pelo bandeira. Lance duvidoso.

No final do primeiro tempo, o Peixe fez o segundo e parecia que tinha liquidado o jogo ali.

Mas, tem sempre um "mas", no começo do segundo tempo, em falha bisonha da defesa santista, a Ponte diminuiu e foi para cima. Sem muito sucesso.

Até que o Luxemburgo apertou o time e o Santos fez o terceiro, para tranquilizar a todos. Luxemburgo sabe que, neste tipo de torneio, não pode perder pontos em casa.

De todos os jogos que fez na Vila este ano, não lembro quantos, mas prometo trazer estes números, o Santos só empatou um, ganhou todos os outros. E esse único empate foi decisivo para a eliminação do time na Copa do Brasil.

Eu não queria ser ele

Daqui a mais ou menos 36 horas, Carlos Alberto Parreira será a pessoa mais contestada do país. Por mais que ele acerte em quase tudo, alguém irá dizer: "É, faltou aquele. Não podia levar esse." Será sempre assim.

Por isso, farei aqui a minha convocação, aqueles que eu acho que deveriam ir para a Copa.

Goleiros: Dida, Rogério Ceni e Júlio Cesar;

Laterais: Cafu, Roberto Carlos, Cicinho e Serginho;

Zagueiros: Juan, Lúcio, Luisão e Edmílson;

Volantes: Emerson, Zé Roberto e Mineiro;

Meias: Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Juninho Pernambucano e Alex;

Atacantes: Ronaldo, Adriano, Robinho, Fred e Ricardo Oliveira.

Justificando.

Edmílson pode tanto jogar de zagueiro como de volante, o que abre mais uma vaga para um atacante.

Juninho tanto é meia como volante. O Parreira adora jogadores que façam mais de uma função.

O Mineiro, pelo que vem jogando desde que chegou ao São Paulo, não pode ficar de fora.

E o Ricardo Oliveira, por ser uma opção diferente ao Fred e ao Robinho.

Porém, acho que a convocação do Parreira será um tanto diferente. Vamos à ela.

Goleiros: Dida, Marcos e Júlio César;

Laterais: Cafu, Cicinho, Roberto Carlos e Gilberto;

Zagueiros: Lucio, Juan, Roque Junior e Luisão;

Volantes: Emerson, Zé Roberto, Edmílson e Gilberto Silva;

Meias: Ronaldinho, Kaká, Juninho Pernambucano e Ricardinho;

Atacantes: Ronaldo, Adriano, Robinho e Fred.

Façam suas apostas. Segunda, às 11h30.

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Decepção!!


Por razões óbvias, assisti aos dois jogos da Libertadores ontem. O Internacional foi muito bem, merecia ter ido para o intervalo com uma vantagem maior que o 1 a 0. Mandava no jogo e, após o gol, teve mais duas chances de ampliar, com Jorge Wagner e Fernandão. Essa última, o goleiro Mora fez grande defesa.

No segundo tempo, o Inter voltou pressionando. O goleiro fez outra boa defesa. Mas aí entramos na já tão batida questão da altitude. Não é porque o Inter perdeu não, mas faltou gás aos colorados. E a LDU percebeu, e passou a pressionar a defesa do Inter que, cansado, não conseguia mais atacar. Com isso a LDU virou o marcador em duas jogadas parecidas, mas nada que faça o Internacional ficar com medo aqui no Rio Grande. Porque o Inter mostrou que é mais time.

No outro jogo da noite, uma verdadeira batalha. A expulsão de Pavone e André Dias foram corretas. Mas engana-se quem diz que quem perdeu mais foi o Estudiantes, por ter perdido um atacante. O São Paulo, com a saída do André, perdeu muito mais por um simples motivo: perdeu um jogador que possibilita ao time o avanço de seus alas, que são responsáveis por boa parte das jogadas ofensivas da equipe.

Com isso, o São Paulo pouco chegou ao gol do limitado Estudiantes. Mesmo assim, merecia sair para o intevalo com a vitória. O goleiro Herrera, fez duas boas defesas.

Na volta, o jogo ficou ainda pior. Lugano, extremamente nervoso, foi expulso corretamente. Embora eu ache que na falta que ele recebeu cartão amarelo, não era para tanto.

Com a expulsão de mais um jogador tricolor, o Estudiantes viu ali, a sua única chance de vencer o jogo. E empurrou o São Paulo para sua defesa, até que conseguiu o gol, em um lance fortuito. Detalhe: Alayes, que marcou o gol, estava mancando desde o 2º minuto de jogo, essa é a raça argentina.

No jogo de volta, dia 19 de Julho, o Tricolor jogará sem 2 dos seus 3 zagueiros. E, apesar do time argentino ser fraco, a parada aqui será muito dura. É esperar para ver.

Mas, antes disso, teremos neste domingo, o jogo mais esperado até aqui. Internacional x São Paulo, no Beira-Rio. Os dois melhores times do Brasil se enfrentarão e, desse jogo, pode sair o novo líder do Brasileirão. Tem tudo para ser um jogaço. Até porque, ambos os times querem a recuperação das derrotas sofridas no meio da semana.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Libertadores 2


Hoje tem a continuação das quartas de final da Libertadores. O internacional terá parada dura em Quito, no Equador, contra a LDU. O time equatoriano se aproveita da altitude de 2.900 metros e parte para cima dos seus adversários.

Mas, além disso, a LDU tem um bom time também. Ontem saiu a convocação da seleção equatoriana que irá ao Mundial. Seis jogadores da LDU foram chamados. Entre eles, Néicer Reasco, lateral-direito contratado pelo São Paulo e se apresenta após o Mundial.

A Ldu fez até agora 4 jogos em casa. Ganhou três de forma impressionante e perdeu um, o primeiro da Libertadores, contra o Vélez, o único time que não perdeu nesta Libertadores.

As 3 vitórias impressinantes foram: 5 x 0 contra o Rocha/URU; 4 x 0 no Universitario/PER e 4 x 0 no Atlético Nacional/COL já pelas oitavas de final.

Lembro-me de um jogo, LDU x São Paulo, em 2004. O São Paulo não viu a cor da bola. Foi 3 x 0 fora o baile. A LDU era comanda pelo técnico Jorge Fossatti, que depois dirigiu o Uruguai, mas não o classificou para a Copa do Mundo.

Um ponto positivo para o Inter é que o atacante Franklin Salas, destaque daquele time, está há muito tempo machucado.

Para não sair de lá goleado, o Internacional, que têm jogadores experientes, terá que manter a posse de bola o maior tempo possível e não entrar na correria dos equatorianos. Além de evitar os chutes de longa distância, sempre um perigo para qualquer goleiro, imaginem então para o instável Clemer.

terça-feira, 9 de maio de 2006

Copa da Uefa





Amanhã tem final na Europa. É a decisão da Copa da Uefa. Sevilla e Middlesbrough jogam em Eindhoven, na Holanda pelo título inédito. Teremos vários brasileiros em campo, principalmente pelo lado do Sevilla. São eles: Daniel Alves, Adriano e Renato. Luis Fabiano é banco. No Middlesbrough, Fábio Rochemback é titular.

Quer saber mais sobre o Sevilla, entre nesse link aqui: http://www.fanaticosporfutebol.com.br/pais/noticia.asp?cod1_cod=56826&cod1_area=3&cod1_tipo=7&txt1_pais=3

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Libertadores


Estudiantes x São Paulo, confronto de dois tricampeões da Libertadores. O time argentino em 1968, 1969 e 1970. No time que tinha Juan Ramón Verón, La bruja, pai do conhecido meia argentino Verón, que também jogou no Estudiantes. Em 68 foi ainda campeão do Mundo, batendo o Manchester United em dois jogos. 1 a 0 em La Plata e 1 a 1 na Inglaterra. Sobre esse empate, o velho Verón disse: "O estádio era um inferno, a tal ponto que eu não conseguia ouvir os meus companheiros, por causa dos gritos dos ingleses. Acabou que nós os calamos."

Mas o Estudiantes já não é mais o mesmo. O último título foi em 1982 e o time ficou fora da Libertadores por 21 anos. A última participação foi em 1984. Nesta Libertadores, jogou 8 vezes. Ganhou as 4 partidas que fez em casa. Incluindo aí uma virada histórica contra o Sporting Cristal, do Peru. O time perdia por 3 a 0 no intervalo e virou para 4 a 3. Fora de casa, fez campanha pífia. 1 empate e 3 derrotas. fez 13 gols e sofreu também 13.

Não é um excelente time mas, que tem em Pavone e em Calderón seus maiores perigos. O time abusa dos cruzamentos na área, sempre buscando o centroavante Pavone. Calderón, apesar da idade, ainda faz gols. Como o único da derrota para o Goiás, que eliminou os goianos da Libertadores.

O time marca muito forte e, não é raro que abusem da violência. Mas também sofre com as jogadas aéreas. Falha também na marcação, o que possibilita aos adversários chances para marcar.

O São Paulo tem tudo para voltar de lá com um ótimo resultado. É só não entrar na pilha de que os argentinos são todos catimbeiros e que o time será maltratado em Quilmes, como foi no ano passado. E agora tem um agravante, o Caso Desábato, preso por 72 horas ano passado acusado de ofensas raciais a Grafite. Se não jogarem, Josué, Aloísio e André Dias farão muita falta. O primeiro, por ser o complemento de Mineiro e o limpador de bolas na frente da defesa Tricolor. O segundo, por ter o espírito de Libertadores. Até agora, Aloísio fez 5 gols pelo São Paulo. Todos na competição sulamericana. E André Dias, por ser o companheiro que faltava para Fabão e Lugano desde a saída de Rodrigo. Tem tudo para ser um grande jogo, se possível com vitória Tricolor.

Amanhã falo sobre LDU x Internacional!

I'm Back!!!

Olá!

Não tenho muita intimidade com os blogs. Já tentei aqui mesmo neste espaço, mas não deu certo. Agora, influenciado por pessoas que admiro muito, e que possuem blogs, resolvi tentar de novo. Os "responsáveis" direta e indiretamente desse projeto são o PVC, o Juca Kfouri, o Torero, o André Kfouri, o Flávio Gomes, a Soninha, o André Rizek, o Edu Cesar, o pessoal do Caroço, o pessoal da Trivela, e tantos outro que não me recordo agora. Todos esses são uma fonte de incentivo. Nesse meio tempo em que fiquei afastado daqui, passei a escrever para alguns ótimos sites, como STI Esporte, Fanáticos por Futebol, Distintivos e Papo de Bola.

Espero que voces gostem.Grande abraço!